sexta-feira, 2 de julho de 2010

"ECLIPSE": MUITO MELADO ME DÁ AZIA

PRÉ ESTRÉIA JUNTANDO NO MESMO DIA JORNALISTAS E FÃS FANÁTICOS?
TÔ FORA!

Depois do sucesso dos dois primeiros filmes da saga "Crepúsculo", quem poderia esperar que a pré-estreia de "Eclipse" seria tão bagunçada?
Fui à pré-estreia na segunda-feira (28) à noite, no shopping Pátio Paulista, em São Paulo, e já sabia que enfrentar longas filas para ver o filme em primeira mão já era um risco aceito pelos fãs, que tomaram o shopping de assalto.

Os jornalistas, por sua vez, puderam assistir ao filme apenas algumas horas antes, mas, como a sessão exclusiva para jornalistas e críticos foi marcada apenas para a antevéspera da estreia, a experiência não foi das mais tranquilas.

A entrada, confusa, foi seguida por uma blitz para confiscar celulares e câmeras - tudo para evitar a pirataria profissional.

À saída, a fila. E o calor. Todos em um corredor estreito esperando para resgatar os telefones sequestrados. Ainda bem que consegui rever o meu mesmo. Alguns colegas não tiveram a mesma sorte.

Uma vez lá fora, outra longa fila já se formava - de fãs vestidos à caráter, com camisetas e bandanas, onde a gritaria começava e terminava sem aviso, na antecipação.

Adolescente é um bicho estranho, mesmo!

<><><><><>

SE VOCÊ É CONTRA 'SPOILER' - TEXTO QUE ADIANTA FATOS IMPORTANTES DE UMA OBRA - NÃO LEIA!

Esse tipo de filminho menor, que respinga mel nos espectadores nas salas de cinema, definitivamente, não é a minha. Mas é um megassucesso das telonas. Então, vamos lá:

Na adaptação do terceiro livro da série, a humana Bella (Kristen Stewart) ainda se divide entre os dois amados, o vampiro Edward (Robert Pattinson) e o lobisomem Jacob (Taylor Lautner) - duas raças inimigas por tradição, e logo no começo do filme, ela finalmente fez as pazes com o primeiro e eles aparecem juntos numa das cenas iniciais, megamelosa, num campo de flores.
Ela recita poemas, ele faz cafuné.
É o sonho romântico adolescente elevado à centésima potência, e termina com um pedido de casamento.

Mas o sossego do casal dura pouco, já que logo surge o gostozíssimo Jacob , o que traz a dúvida ao coração - e outras partes do corpo mais "calientes" - da moça: afinal, com qual dos dois ela quer ficar? Essa é uma questão que ela não responderá até o fim do longa.

Apesar da pouca idade, ela mostra malícia feminina para lidar com os pretendentes e tem os dois na palma da mão.
Tadinhos - do dentuço e do peludo!

A essa altura, o plano de Bella é se formar, se casar e se vampirizar, tudo muito simples, tudo nessa ordem.
Por isso, começa a planejar como contar aos amigos e familiares que irá se afastar deles e até vai visitar a mãe na Flórida.

Na volta, terá de se preocupar com bem mais do que despedidas, quando um perigoso vampiro novo e desconhecido e Victoria (Bryce Dallas Howard), a temida vilã dos primeiros filmes, aparecem querendo o sangue dela.

É aí que os dois inimigos até então mortais se unem num front inédito e, aliados aos de sua espécie, lutam para defender a pequena humana, tomando como seus os inimigos feitos por ela.

Divulgação
Kristen Stewart e Robert Pattinson, em uma das cenas melosas do filme "Eclipse"

Cenas e mais cenas de lutas entre lobisomens grandalhões e vampiros rapidinhos - não os da família Cullen, mas um novo exército de criaturas recém-criadas - se sucedem, entrelaçadas pelo eterno ir e vir de Bella entre Edward e Jacob.
Nem em meio à guerra os três abandonam as declarações de amor e as disputinhas ciumentas do triângulo que formam.
Coisinha mais chata...

Os pontos positivos ficam para os diálogos que mostram um humor mais amadurecido, em que o longa mostra que não se leva tão a sério e sabe também rir de si mesmo - em uma cena, Edward diz, irônico, sobre Jacob, que vive de tanquinho à mostra: "Ele não tem uma camisa, não?".

Veja o trailer do filme:


Até para que a plateia não se canse - ainda há dois filmes por vir, aja saco! -, a vampira Victoria é prontamente eliminada para que novos vilões, mais sombrios e poderosos, possam assustar adolescentes incautos e babacas nas continuações.

As cenas de ação são destaque em sequências bem coreografadas, que dão fôlego novo à trama mesmo após as longas - e lentas - sequências de declarações platônicas e debates - intermináveis - em cenários deslumbrantes, que colocam o casamento como fim desejável de qualquer um, pessoa, vampiro ou lobisomem.

Antes disso, a " saga-baba da moda" despeja nos incautos espectadores diálogos e mais diálogos moralistas sobre virgindade e casamento - Edward se recusa a fazer sexo com Bella antes das bodas para "preservar a alma dela".
Por mais véio que seja um vampiro - ser imortal - o discurso antigo é estranho, ainda mais para a mulekada de hoje.
Afinal, Drácula passava o rodo em todas - e todos, e essa mistura de terror e erotismo é o que mais gosto em histórias com vampiros.
Um vampiro que se preserva? Deve ser da mesma igreja da Bispa Sônia, tô fora!

Eu, se fôsse a Bella, lavava quilos e quilos de roupas no tanquinho do peludo...

Apesar do roteiro mais bem amarrado e dos efeitos especiais mais bem cuidados do que nos filmes anteriores, "Eclipse" pesa demais a mão no doce.

E, como tudo o que é açucarado demais, não é para todos os gostos.

Pro meu não é, mesmo!

A SAGA CREPÚSCULO: "ECLIPSE"
Título original: The Twilight Saga: Eclipse
Diretor: David Slade
Estúdio e Distribuição: Summit Entertainment
Elenco Principal:
Kristen Stewart
Robert Pattinson
Taylor Lautner
Dakota Fanning
Gênero: Aventura, Romance, Terror
Duração: 124 min
Ano: 2010
Data da Estreia: 30/06/2010
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
País: EUA
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário