quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

OSCAR 2011: VETERANOS E ESTREANTES DISPUTAM PARA MELHOR ATOR E ATRIZ

Divulgação

Pôster do Oscar 2011

Todo ano a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood seleciona 20 atores para sua maior honra, o Oscar, e todo ano os indicados são uma mistura de rostos familiares e inesperados.

Este ano não é exceção: presenças regulares no Oscar como Jeff Bridges e Nicole Kidman estão na lista deste ano, assim como Geoffrey Rush, mas também estreantes como John Hawkes e Hailee Steinfeld.

E quem é Jacki Weaver?

Às vezes um nome familiar aparece, mas até mesmo os cinéfilos radicais podem ter perdido o filme em questão: Javier Bardem já recebeu um Oscar, mas o que é "Biutiful"?

Amy Adams parece ter feito uma centena de filmes, mas alguém viu "O Vencedor"?

E essa é a aparência de Christian Bale sem sua máscara de Batman?

Com a cerimônia de entrega do Oscar marcada para domingo (27), faço aqui uma breve introdução aos famosos e aos pouco conhecidos, juntamente com algumas recomendações de trabalhos anteriores disponíveis em DVD.





MELHOR ATOR

  • Da esquerda pra direita: Javier Bardem, Jeff Bridges, Jesse Eisenberg, Colin Firth e James Franco

Javier Bardem

Quem: O ator espanhol, que começou sua carreira trabalhando para o lendário cineasta Pedro Almodóvar, está seguindo o exemplo da amiga e também veterana de Almodóvar, Penélope Cruz, no desenvolvimento de uma carreira americana e ao mesmo tempo mantendo a credibilidade em sua língua nativa. Seu desempenho como um criminoso que está morrendo mantém coeso o drama tipicamente complicado de Alejandro González Iñárritu, especialmente em suas cenas com os filhos de seu personagem.

Não Perca: "Onde os Fracos Não Têm Vez" (2007) dá a Bardem um papel suculento como vilão e ele retribui à altura. Seu Anton Chigurh é a criação mais assustadora da tela grande neste século e foi premiada com um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Outras Opções: Bardem chamou a atenção de Hollywood ao interpretar o escritor cubano Reinaldo Arenas em "Antes do Anoitecer" (2000), e sua interpretação cuidadosa e cheia de nuances ainda é a sua melhor. "Vicky Cristina Barcelona" de Woody Allen mostra um hábil toque humorístico que os espectadores americanos ainda não tinham visto em Bardem.

Jeff Bridges

Quem: O título mítico de "Melhor Ator de Sua Geração" foi aplicado a Bridges há uns 30 anos, e sua atuação em "Bravura Indômita" como o rude, bêbado e altamente violento xerife Rooster Cogburn é ainda mais impressionante por se destacar à sombra da interpretação de John Wayne, premiada com o Oscar, em 1969. Ganhar o Oscar por dois anos consecutivos é algo raro, mas não descarte a possibilidade de Bridges conseguir.

Não Perca: "O Grande Lebowski" (1998) exibe Bridges naquele que se tornou seu papel icônico como o maconheiro gentil, atrapalhado, que prefere ser conhecido apenas como "The Dude" (O Cara). "Você sabe, isso ou, uh, Sua ‘Dudeness’ ou, uh, ‘Duder’, ou ‘El duderino’ se você não curtir esse lance de ser breve." O filme mais engraçado dos irmãos Coen tem um enredo, mas é mais uma desculpa para Bridges apresentar sua rotina hilária do Dude.

Outras Opções: "A Última Sessão de Cinema" (1971) pode ainda ser o melhor filme já feito por Bridges, e sua atuação como um adolescente arrogante e atrapalhado em uma cidade moribunda no oeste do Texas ainda vale ouro. Como um cantor country bêbado e por baixo em "Coração Louco" (2009), que lhe valeu o Oscar de Melhor Ator, Bridges ganha crédito adicional por realmente cantar e fazer isso bem.

Jesse Eisenberg

Quem: Há uma considerável controvérsia em torno de quão justo "A Rede Social" retrata o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Mas há pouca controvérsia em torno da interpretação de Eisenberg como Zuckerberg, uma obra-prima de sarcasmo nerd, de comportamento passivo-agressivo e ambição impiedosa que deixaria Gordon Gekko - personagem de Michael Douglas em "Wall Street" - orgulhoso.

Não Perca: "Zumbilândia" (2009), no qual o nervoso Columbus de Eisenberg é a peça central de um filme de zumbi repensado de modo criativo, que é tão inteligente e original quanto visceralmente aterrorizante.

Outras Opções: Eisenberg interpreta um jovem levado em uma jornada de autodescoberta por seu tio suave, sofisticado e totalmente desesperado (Campbell Scott) em "Roger, o Conquistador" (2002), e oferece uma atuação encantadoramente crível como um adolescente passando o último verão antes da faculdade trabalhando em um parque de diversões no simpático "Férias Frustradas de Verão" (2009).

Colin Firth

Quem: Rotulado por alguns como mestre da comédia romântica leve, Firth exibiu uma profundidade inesperada em "Direito de Amar" (2009). Sua atuação em "O Discurso do Rei", como o rei gago George 6º é outro triunfo dramático, cheio de detalhes sutis que transmitem o tormento de um homem que nasceu e foi criado para mostrar muito pouco de si para as pessoas.

Não Perca: Já se passaram mais de 15 anos desde que Firth interpretou o sr. Darcy na versão britânica para a televisão de "Orgulho e Preconceito" (1995), mas para muitos fãs, continua a ser seu papel definitivo. E merecidamente.

Outras Opções: O desempenho de Firth em "Direito de Amar" como um professor gay de meia-idade, paralisado pela dor após a morte de seu parceiro, é uma aula virtual de atuação. Em "Valmont - Uma História de Sedução" (1988) de Milos Forman, ele interpreta o papel principal, o de um nobre moralmente comprometido que vive para a sedução. Muitos consideram o filme a melhor adaptação para o cinema de "Ligações Perigosas".

James Franco

Quem: Se você é o produtor de "127 Horas", quem você escolheria para interpretar um homem que passa praticamente o filme todo não apenas sozinho, mas também preso sob toneladas de rocha? Um dos melhores atores jovens do mundo, é claro. Franco já provou isso antes, mas "127 Horas" deve remover de uma vez por todas a palavra "jovem" dessa descrição.

Não Perca: É preciso coragem para interpretar James Dean, talvez o ator jovem mais emblemático que já existiu. A atuação de Franco no filme para a TV a cabo "James Dean" (2001) foi tão extraordinária que algumas pessoas nunca mais vão pensar nele em outro papel.

Outras Opções: Franco não fica atrás de Robert De Niro em "O Último Suspeito" (2002) e mostra um lado cômico anteriormente desconhecido em "Segurando as Pontas" (2008), interpretando de modo genial um maconheiro que tenta entender uma trama que ameaça sua vida.


MELHOR ATRIZ

  • Da esquerda pra direita: Annette Bening, Nicole Kidman, Jennifer Lawrence, Natalie Portman e Michelle Williams

Annette Bening

Quem: Ela é a sra. Warren Beatty. Ela já foi três vezes indicada ao Oscar. E há muita gente que acha que ela é uma das melhores atrizes que Hollywood já viu no último quarto de século. Em "Minhas Mães e Meu Pai", ela e Julianne Moore interpretam um casal de lésbicas que está começando a se desentender, em grande parte devido ao alcoolismo e egocentrismo da personagem de Bening, antes mesmo do doador do esperma delas aparecer para complicar as coisas.

Não Perca: A vulnerável, sensual e ambiciosa Virginia Hill de Bening foi o ponto alto do excelente filme de gângster "Bugsy" (1991). O motivo para ela não ter sido indicada ao Oscar por este papel permanece um mistério.

Outras Opções: Bening mostra um talento inesperado para comédia romântica como uma lobista que se apaixona pelo presidente (Michael Douglas) em "Meu Querido Presidente" (1996), e é uma força da natureza como uma diva do teatro londrino em "Adorável Júlia" (2004).

Nicole Kidman

Quem: Em "Reencontrando a Felicidade", como uma mãe que perde seu filho amado em um acidente de carro, é quase doloroso ver Kidman enquanto sua personagem descarrega sua fúria contra o marido (Aaron Eckhart) e contra si mesma, ao mesmo tempo em que, perversamente, faz uma conexão humana com o motorista que matou seu filho. Kidman pode fazer de tudo, de fantasia até filmes de ação, mas ela parece mais confortável no tipo de "filme de mulher" passional, sem limitações, que atualmente Hollywood raramente faz.

Não Perca: Kidman ganhou um Oscar de Melhor Atriz por "As Horas" (2002), merecidamente: sua atuação como Virginia Woolf está entre os melhores desempenhos desse começo de século..

Outras Opções: Kidman torna brilhante o filme de fantasmas "Os Outros" (2001), e seu empenho sincero em "Cold Mountain" (2003) é o que faz o épico da Guerra Civil funcionar em uma escala humana.

Jennifer Lawrence

Quem: Com apenas 20 anos, Lawrence fez apenas um punhado de filmes, com poucos deles obtendo uma distribuição significativa. Mas após sua atuação segura em "Inverno da Alma", muitas ofertas de trabalho deverão surgir e nós a veremos com frequência nos próximos anos.

Não Perca: "Um Novo Despertar" , de Jodie Foster, que será lançado neste ano, no qual Lawrence se junta a Foster, Mel Gibson e Anton Yelchin em uma história bizarra sobre um homem (Gibson) que só consegue se comunicar por meio de um fantoche de mão.

Outras Opções: Seu trabalho anterior provavelmente mais acessível é "The Bill Engvall Show" (2007-2009), no qual ela interpretou a filha do personagem de Engvall.

Natalie Portman

Quem: Sim, ela fez três filmes da série "Star Wars". Supere isso. No momento em que ela entrou para o universo de George Lucas, ela já tinha provado a si mesma em "O Profissional" (1994), trabalhando de igual para igual -com apenas 12 anos- com Jean Reno e Gary Oldman, além de ter recebido o selo de aprovação do mundo do cinema ao trabalhar em um filme de Woody Allen, "Todos Dizem Eu Te Amo" (1996). Em "Cisne Negro", a visão alucinógena de Darren Aronofsky dos bastidores no mundo do balé, ela nunca foi mais convincente.

Não Perca: "V de Vingança" (2006). Sim, ela teve sua cabeça raspada diante da câmera, mas a história real aqui é o seu retrato de uma mulher jovem se transformando em uma rebelde apesar de si mesma, virando o coração e alma do filme de histórias em quadrinhos com menos cara de filme de quadrinhos.

Outras Opções: Portman interpreta uma garota americana normal em "Hora de Voltar" (2004) e mostra que pode ser tão engraçada quanto qualquer outra atriz. Em "A Outra" (2008), ela e Scarlett Johansson formam uma combinação perfeita como as irmãs maquiavélicas que competem pelo afeto do conturbado Henrique 8º.

Michelle Williams

Quem: Ela ainda pode ser mais conhecida como a ex-estrela de "Dawson's Creek" (1998-2003) ou por seu relacionamento com Heath Ledger, mas Williams tem provado há anos que é mais do que isso. Poucos viram "Namorados para Sempre", mas aqueles que viram são unânimes em concordar que Williams tem talento para fazer praticamente qualquer coisa que queira.

Não Perca: Ela conheceu Ledger fazendo "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005) e foi o retrato deles de um casamento profundamente problemático que o transformou em mais do que "um filme de caubói gay".

Outras Opções: "O Agente da Estação" (2003) deu a Williams sua primeira boa oportunidade e ela lida habilmente com um papel difícil no desafiador "Sinédoque, Nova York" (2008) de Charlie Kaufman.


O ELENCO COADJUVANTE

Melhor ator coadjuvante

Se você gostou de Christian Bale em "O Vencedor", experimente seu trabalho convincente como o prisioneiro de guerra no Vietnã, Dieter Dengler, em "O Sobrevivente" (2007), ou o seu determinado Bruce Wayne em "Batman Begins" (2005).

Se você gostou de John Hawkes em "Inverno da Alma", experimente seu trabalho como Sol Star na série de televisão "Deadwood" (2004-2006), na minissérie "Taken" (2002) ou no filme "Milagre em Sta. Anna" (2008) de Spike Lee.

Se você gostou de Jeremy Renner em "Atração Perigosa", você vai se impressionar com sua atuação indicada ao Oscar em "Guerra ao Terror" (2009) ou, em um papel menor, em "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford" (2007).

Se você gostou Mark Ruffalo em "Minhas Mães e Meu Pai", confira o papel que o projetou em "Conte Comigo" (2000) ou, em um papel leve para variar, como o cara perfeito em "De Repente 30" (2004).

Se você gostou de Geoffrey Rush em "O Discurso do Rei", você provavelmente vai gostar de "Shine -Brilhante" (1996), no qual ele interpreta o problemático pianista David Helfgott, e "A Vida e a Morte de Peter Sellers" (2004), no qual ele estrela como o famoso, e famosamente insano, humorista inglês do cinema.

Melhor atriz coadjuvante

Se você gostou de Amy Adams em "O Vencedor", cheque sua atuação como uma garota interiorana grávida, surrealmente otimista, em "Retratos de Família" (2005), ou como uma princesa dos desenhos animados da Disney que caiu no mundo real em "Encantada" (2007).

Se você gostou de Helena Bonham Carter em "O Discurso do Rei", seu trabalho de época em "Uma Janela para o Amor" (1985) e "Asas do Amor" (1997) deve ser do seu gosto.

Se você gostou de Melissa Leo em "O Vencedor", você vai querer vê-la em "Rio Congelado" (2008), que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, sem contar o drama envolvente de "21 Gramas".

Se você gostou de Hailee Steinfeld em "Bravura Indômita", bem, fique de olho em seus futuros projetos, porque este foi o primeiro filme para cinema da menina de 14 anos. Ela conta com um punhado de créditos na televisão, mas sem dúvida logo estará de volta às elonas

Se você gostou de Jacki Weaver em "Reino Animal", você vai querer se mudar para a Austrália, onde vários de seus filmes anteriores provavelmente estão disponíveis. Ela nunca teve um papel substancial em um filme americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário