sábado, 26 de fevereiro de 2011

A DISNEY MAIS UMA VEZ FAZ HISTÓRIA NO OSCAR


Os estúdios Disney estão acostumados a fazer revoluções.
Foram os primeiros a fazer um longa-metragem de animação, por exemplo. "A Branca de Neve e os Sete Anões" marcou época, colocando um desenho animado com 90 minutos no cinema.

Assim, foram se firmando como o grande estúdio de animação, sendo raramente enfrentado.

No Oscar, eles também fizeram história.: é deles o primeiro desenho a concorrer na categoria de Melhor Filme.

Em 1991,
"A Bela e a Fera" foi escolhido para disputar com outros quatro filmes o prêmio máximo da Academia, mas a
cabou perdendo para "O Silêncio dos Inocentes".
Antes mesmo de ser indicado, a animação já havia revolucionado o próprio campo com a primeira cena feita inteiramente por computação gráfica.

Divulgação/Disney
'Animação
Animação "A Bela e a Fera" fez história com cenas produzidas digitalmente e concorrendo ao Oscar ao lado de filmes live action
O momento mais famoso do filme, o baile entre a moça prisioneira e seu monstruoso sequestrador, teve todo o cenário produzido digitalmente.
A canção tema, que ajuda a dar o clima romântico enquanto o casal baila pelo salão, também concorreu na categoria de Melhor Canção, com a interpretação de Celine Dion e Peabo Bryson.

Em comemoração aos 20 anos de lançamento, o desenho recebeu uma edição especial com dois CDs. Além do filme, extras da produção e a trilha sonora acompanham a caixa.

O sucesso foi tamanho que chegou a ser adaptado como um musical da Broadway, com direito a versão brasileira.
Depois de renovar o gênero formando a parceria com a Pixar - o primeiro longa deles foi "Toy Story", a Disney manteve-se como referência nas animações.
No Oscar do ano passado, os dois estúdios mais uma vez escreveram seu nome na história, conseguindo a indicação de "Up - Altas Aventuras" para Melhor Filme.

Mais uma vez não ganhou.
Tendo concorrentes de peso como "Avatar", "Amor Sem Escalas" e "Preciosa", perdeu a estatueta para "Guerra ao Terror".
A história do velhinho solitário e do pequeno escoteiro emocionou plateias do mundo todo, e a Pixar manteve seu estilo e produção digital aliando a narrativa tradicional da Disney, o que explica o sucesso.
Divulgação/Disney
Inusitada história de velhinho que viaja em casa erguida por balões foi a segunda animação concorrendo ao Oscar de Melhor Filme

Inusitada história de velhinho que viaja em casa erguida por balões foi a segunda animação concorrendo ao Oscar de Melhor Filme

Agora, no Oscar 2011, após a seleção para concorrer ao Oscar de Animação, eles esperam que
"Toy Story 3" siga o mesmo caminho - a animação é a favorita para levar a estatueta de Melhor Animação.
Divulgação/Disney Pixar
Cartaz de "Toy Story 3"
Vai ser difícil levar a de Melhor Filme, mas o que importa aqui é que, mais uma vez, a Disney está fazendo história, na história do maior prêmio da indústria cinematográfica.
*****
Todos os títulos grifados dessa postagem já estão disponíveis em DVD ou Blue-Ray, que você pode comprar por um preço especial na Livraria da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário