sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"CISNE NEGRO": A FACE MAIS ESCURA DA VIDA DE UMA BAILARINA

A crítica Neusa barbosa bem lembrou: desde seu filme de estreia, "Pi" (1998), o diretor Darren Aronofsky não ia tão longe num mergulho na psicose como ele faz em "Cisne Negro", um dos mais sinistros retratos do mundo do balé desde "Os Sapatinhos Vermelhos" (1948), da dupla inglesa Michael Powell e Emeric Pressburger.

Da maneira como o filme é meticulosamente orquestrado, o espectador é levado a vivenciar e a mergulhar na visão de mundo de Nina Sayers - a espetacular atriz israelense
Natalie Portman - e, junto com ela, enxergamos os fantasmas e delírios da delicada bailarina, que ganha o cobiçado posto de protagonista do Balé de Nova York em "Lago dos Cisnes".

Divulgação

Natalie Portman em cena do filme

O papel exige da intérprete que o executa não só perfeição técnica, o que Nina certamente domina, como uma dualidade psicológica avassaladora e, aparentemente, sua natureza frágil e tímida, na qual toda sensualidade e agressividade estão severamente reprimidas, só encontra caminhos para interpretar a virginal princesa Odete, o Cisne Branco.

A Odile, astuciosa e pérfida, o Cisne Negro, resta oculta e dormente, em algum ponto perdido de sua psique, que ela precisa desesperadamente despertar.

Divulgação

O pôster do filme em português não diz sobre o filme; prefiro o americano - veja abaixo

Esta impressionante viagem ao mundo interior de uma jovem bela e neuroticamente frígida, em pânico diante da possibilidade de entrega física e emocional, tem - e todos os críticos citam isso - um sem número de citações de "Repulsa ao Sexo" (1965), de Roman Polanski - em que a Diva francesa Catherine Deneuve interpretava a mulher psicoticamente dividida, ilhada em seu apartamento.

Divulgação

Foto de divulgação de Natalie Portman para o filme

Atriz muito acima da média nos dias de hoje, talentosa, sexy, densa e dedicada, Portman supera aqui não poucos obstáculos, inclusive físicos, para interpretar solidamente esta Nina trágica, que desperta piedade e medo quase ao mesmo tempo.

A atriz estraçalha pré-conceitos, não se preocupa nem pestaneja por sua já sólida imagem conquistada, e não hesita numa cena de masturbação, nem em outra de sexo lésbico - que, na verdade, são as que menos impressionam, mas são as mais faladas e comentadas do filme.

Natalie exprime o melhor de sua arte quando traduz a dualidade extrema desta mulher fraturada, que não encontra sua síntese, e seu sofrimento transpira humanidade, força, demência, amargura, e a impressionante solidão ao ir até um lugar onde absolutamente ninguém pode segui-la.

Getty Images

Miss Portman arrebatando o Globo de Ouro; a próxima estatueta a ir para a sua coleção 2011 será o Oscar de Melhor Atriz

Ao seu lado, um competentíssimo quarteto de atores contribui para o resultado magistral: o francês Vincent Cassel - o diretor da companhia que a pressiona e quer conquistá-la, sem decifrar seu tumulto interior; sua mãe - Barbara Hershey,uma ex-bailarina que se projeta no sucesso da filha, e que procura criar uma redoma de proteção para sua criatura, mas exagera na dose; sua colega e rival, Lily - Mila Kunis, que funciona como um contraponto da jovem sensual e livre que Nina não sabe ser, e Beth McIntyre - Winona Ryder, a surpresa do filme, a assustadora veterana que a precedeu no papel e enlouquece quando tem de aposentar-se da companhia - projetando assim um sombrio futuro para as bailarinas mais velhas.

Sem a fotografia contrastada de Matthew Libatique e a montagem genial de Andrew Weislum - ambos indicados ao Oscar -, este pesadelo barroco jamais poderia se mostrar por inteiro.

Se "Cisne Negro" é para mim, o melhor filme que ví em muitos anos, certamente, é porque todos estes componentes se ajustaram da maneira mais consistente, Darren Aronofsky parece estar no melhor de sua forma e pode, sim, conquistar este ano seu primeiro Oscar como diretor.
O mesmo vale para essa estupenda atriz que se chama Natalie Portman, que já levou pelo papel o Globo de Ouro e o SAG - do Sindicato dos Atores - e que, na arrebatadora cena final está, simplesmente, perfeita - assista ao filme, que você entenderá o que eu quis dizer.

Confira o trailer do filme:


*****
NOTA: Postei aqui o pôster americano, porquê é beeeeem mais legal que o brasileiro:

"CISNE NEGRO"
Título original:
Black Swan
Diretor: Darren Aronofsky

Produção e Distribuição: Fox Films
Elenco:
Natalie Portman
Mila Kunis
Vincent Cassel
Barbara Hershey
Winona Ryder
Gênero: Drama, Suspense
Duração: Fantásticos e arrebatadores 108 min.
Ano: 2010
Data da Estreia: 04/02/2011
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
País: EUA
COTAÇÃO DO KLAU:

(se tivesse nota maior que 10, eu dava)

Nenhum comentário:

Postar um comentário