quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DAME JUDI DENCH, A MAIOR ATRIZ DE TODOS OS TEMPOS

A atriz britânica Dame Judi Dench, de 76 anos, foi considerada a maior atriz de teatro de todos os tempos em pesquisa da revista especializada "The Stage", considerada a melhor publicação de teatro do mundo.

"Estou completamente sem palavras", disse Dench à revista, britânica como ela.

Getty ImagesA atriz britânica Dame Judi Dench

Dame Dench começou sua carreira em 1957, na Old Vic Company, em Liverpool, interpretando Ofélia, passando então a trabalhar em musicais, e aparecendo em muitas peças e filmes.

Levou seu primeiro prêmio Olivier de Teatro em 1977, por sua atuação em "Macbeth", prêmio que, posteriormente, venceu outras seis vezes - em 1996 ela entrou para a história ao se transformar na primeira atriz a vencer, por "melhor atriz" e também por "melhor atriz em um musical".

Aliás, Dame Dench tem uma voz potente e única, como você pode conferir aqui, onde ela canta "Send in the Clowns" do musical "A Little Night Music":


Três anos depois, Dame Dench ganhou o Oscar por sua interpretação da Rainha Elizabeth 1ª no filme "Shakespeare Apaixonado".

Divulgação
Dame Dench, em cena de "Shakespeare Apaixonado"

A "The Stage" pediu a críticos de teatro e outros especialistas no setor para escolherem uma lista dos dez melhores atores, de qualquer país e de qualquer época - os leitores então foram convocados para votar nesta lista.

Em segundo lugar ficou outra atriz britânica, Maggie Smith, com o ator Mark Rylance em terceiro; o quarto lugar foi de Sir Ian McKellen, seguido da lenda Sir Laurence Olivier em quinto e Paul Scofield em sexto lugar.

Sir John Gielgud ficou em sétimo, e Michael Gambon em oitavo.

A atriz Vanessa Redgrave foi considerada a nona melhor atriz de todos os tempos, e Ralph Richardson ficou em décimo.

Dame Judi Dench é uma atriz soberba, que transita com leveza do drama, à comédia e ao musical, com presença cênica e muito talento.

Em 2008, quando os produtores da saga James Bond - Barbara Broccoli e Michael G. Wilson - resolveram rejuvenescer a personagem, e começar a contar a história do agente 007 antes dele ganhar seu duplo zero, muitas dúvidas apareceram, mas somente uma certeza tiveram: Dame Judi Dench voltaria a interpretar a "M", chefe do Serviço Secreto Britânico, papel que ela vem fazendo divinamente desde "GoldenEye" (1995).

EON ProductionsDame Judi e Daniel Craig, na premiére mundial de "007 - Cassino Royale", em 14 de novembro de 2006, em Londres

A atriz acaba de atuar em "Piratas do Caribe 4", onde fez uma pequena participação, logo no início do filme, como uma mulher da nobreza que é seduzida pelo capitão Jack Sparrow - Johnny Depp -, que planeja roubá-la, durante uma cena de perseguição, e está confirmada, novamente como "M", no próximo filme do agente 007 - por enquanto chamado apenas de "Bond 23" - que começará a ser rodado em dezembro deste ano.

E para encerrar essa postagem, confira uma seleção de fotos de babar que um fã de Dame Dench fez e postou no YouTube:

A-do-ro ela, e ainda vou ter o imenso prazer de vê-la atuar num palco londrino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário