quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"TOM CRUISE - BIOGRAFIA NÃO-AUTORIZADA" TRAÇA RELATO CRUEL DO ASTRO E SUA LIGAÇÃO COM A CIENTOLOGIA

"Tom Cruise - Biografia Não-Autorizada" é uma grata surpresa.

Completo relato da vida do astro americano, e escrita pelo jornalista Andrew Morton, a obra narra desde o primeiro beijo do ator até seu casamento com a atriz Katie Holmes.

Autor de "Monica Lewinsky - A Minha História" , Morton trata de assuntos polêmicos no livro - como a relação de Cruise com a cientologia, a crise no casamento do ator com Nicole Kidman e até um processo envolvendo o boato de que o intérprete é gay.

Recheado de detalhes e depoimentos de pessoas que conviveram com Cruise desde a infância até os dias atuais, o livro mostra a relação do astro com colegas de escola, seus tempos difíceis como ator iniciante em Nova York, seus primeiros trabalhos no cinema - pontas em "Amor sem Fim" (1981), de Franco Zefirelli -, seu seu encontro com sua agente - e agora sócia - Paula Wagner, e o dia a dia das filmagens de seus principais sucessos, desde "Top Gun - Ases Indomáveis" (1986), passando pela batalha para interpretar o vampiro Lestat em "Entrevista com o Vampiro" (1994) - a autora do livro, Anne Rice, não queria Cruise no papel - "Jerry Maguire - A grande Virada" (1996) até a interminável filmagem de "De Olhos Bem Fechados (1999), útimo filme do diretor Stanley Kubrick , co-estrelado por sua Nicole Kidman.

Mas o melhor são os capítulos sobre a seita Cientologia, que Cruise abraçou quando ainda era casado com sua primeira mulher, a atriz Mimi Rogers, ela própria uma agente que cooptava celebridades para a seita.

Getty ImagesCruise e sua primeira mulher, a atriz Mimi Rogers

A forte amizade do ator, já uma celebridade, com o então líder da seita, Ron Miscavige, que fazia todas as vontades do astro, é esmiuçada em detalhes sinistros e surpreendentes.

Miscavige chegou a fazer um campo florido em 24 horas, numa fazenda da Cientologia na Califórnia que Cruise frequentava com sua então mulher Nicole Kidman - ela também era membro da seita - só porque Cruise disse a ele, numa conversa, que seu sonho era correr "com Nicole num campo florido".

Getty Images
Cruise com sua segunda mulher, Nicole Kidman

Morton explica em detalhes como a seita funciona, como seus membros devem ser devotados a ela ao máximo, os rios de dinheiro que ela arrecada, os assassinatos, os crimes, as fraudes fiscais, as investigações federais tendo a Cientologia como alvo, as lavagens cerebrais e interrogatórios - chamados de "auditorias", onde os líderes procuravam saber os detalhes mais escabrosos da vida dos seus seguidores, para então fazerem arquivos que serviam como chantagem contra eles, caso quisessem deixar a seita - o ator John Travolta sofre dessa chantagem até hoje por ser gay, afirma o autor.

Morton deixa claro também que o recrutamento de celebridades era a prioridade máxima da seita, porquê eles davam visibilidade e atraíam mais adeptos, daí o forte investimento em Tom Cruise.

É um retrato forte, de como essas seitas fazem de tudo - chantagens, crimes, assassinatos - para aumentar seu número de seguidores.

O autor também nega que Cruise seja gay, baseado em uma série de relatos e depoimentos.

Como exemplo, Andrew Morton cita o desconforto do astro em ficar perto de homens gays, e como ele se sentia pouco à vontade perto do estilista John Galliano, amigo pessoal de Nicole Kidman - a obra esmiuça também o desgaste do casamento, e a separação do então casal sensação de Hollywood, e termina com o casamento de Cruise com Katie Holmes.

Getty ImagesO astro com sua terceira mulher, Katie Holmes

É um livro saboroso de se ler, e que mostra Cruise como um sujeito ambicioso, carismático, e que foi capaz de tudo - tudo mesmo - para chegar ao estrelato, e nele se manter.


"Tom Cruise - Biografia Não-Autorizada"
Autor:
Andrew Morton
Editora: Manole
Páginas: 384
Quanto: R$ 9,90 (preço promocional)
Onde comprar:
Livraria da Folha
Tel: 0800-140090 ou
Link: http://livraria.folha.com.br/catalogo/1118539/tom-cruise
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário