sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"DESCONHECIDO": LIAM NEESON VIRA HERÓI DA TERCEIRA IDADE, NUM THRILLER FRUSTRANTE PELAS RUAS DE BERLIM


A trama de "Desconhecido" começa aparentemente simples: em trânsito em Berlim para uma conferência, o botânico norte-americano Martin Harris - Liam Neeson - sofre um acidente de carro.
Acorda num hospital dias depois, sem qualquer identificação.

E preocupado, porquê sua mulher - January Jones - está sozinha na cidade, e nem sequer fala alemão.

Quando a reencontra, no hotel onde o casal está hospedado, ela não o reconhece, e apresenta seu marido, Martin Harris, agora interpretado por Aidan Quinn.

Se este é Martin Harris, quem é então o outro cara, interpretado por Neeson?

O Harris - de Neeson - fará de tudo para provar que o outro Harris - de Quinn - é falso mas, se ele é um sujeito tão comum - apenas um botânico bem conceituado -, por que alguém se passaria por ele?
E mais: por que sua mulher participaria da farsa?

As respostas, dadas no momento certo, fazem desse filme um suspense "a la Hitchcock", mas que, ao contrário dos filmes do mestre inglês, pouco tem de sutil.

Aqui, o excesso de explicações e suspensão da realidade transformam o longa dirigido por Jaume Collet-Serra num filme sem sal, e sem grandes momentos ou criatividade.

Em sua jornada em busca da identidade, o suposto Harris conta com a ajuda de Gina - a acima da média atriz alemã Diane Kruger, de "Bastardos Inglórios" - migrante ilegal vinda da Bósnia que teve sua família exterminada e agora vive clandestina.

DivulgaçãoDiane Kruger e Liam Neesom, em cena do filme


Também conhece um ex-agente da polícia secreta da antiga Alemanha Orienta, a Stasi, vivido pela lenda alemã Bruno Ganz, que o ajuda a desvendar um passado um tanto obscuro.

Harris está em Berlim para participar de uma conferência ao lado de um cientista alemão chamado Bressler - vivido por Sebastian Koch -, que descobriu um supermilho, resistente a pragas e que não pretende cobrar os seus direitos sobre a invenção - faria o maior sucesso na kombi das pamonhas de Piracicaba.

Esse é só um dos elementos soltos no roteiro do filme, que inclui uma mala esquecida na porta de um aeroporto - que não é roubada nem explodida pela segurança, mas guardada na seção de achados e perdidos - e também o comportamento estranho da mulher de Harris.

Collet-Serra está mais interessado é nas caprichadas cenas de ação - perseguição de carros, tiroteios e explosões enchem a telona - e o desempenho do elenco fica à margem, com seus personagens rasteiros e nem um pouco interessantes.

O filme consegue prender a atenção do espectador até sua metade, mas a frustação se faz presente à medida que começa a delinear sua solução.

"Desconhecido" chegou ao topo das bilheterias da América do Norte, com 21,8 milhões de dólares arrecadados - num fim de semana enfraquecido pelo feriado do Dia do Presidente nesta segunda (21), e continua no topo.

Neeson, um bom ator, está se tornando tardiamente - tem 59 anos - um heroi de filmes de ação.

Depois de trabalhos como "Busca Implacável" e "Esquadrão Classe A", ele redirecionou sua gloriosa carreira para esse tipo de filme, que pouco explora suas possibilidades dramáticas - mas requer preparo físico.

Ainda bem que isso não vai durar muito.

Confira o trailer do filme:


*****

"DESCONHECIDO"
Título original:
Unknown
Diretor: Jaume Collet-Serra
Produção: Warner Bros.
Elenco:
Liam Neeson
Diane Kruger
January Jones
Aidan Quinn
Bruno Ganz
Frank Langella
Sebastian Koch
Gênero: Ação, Suspense, Drama
Duração: 113 min.
Ano: 2011
Data da Estreia: 25/02/2011
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Países: Reino Unido, Alemanha, França, Canadá, Japão, EUA
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário