sábado, 21 de julho de 2012

'VALENTE': AÇÃO, RUIVOS, RUIVAS E ESCÓCIA, NUMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL


Quem me conhece sabe a fascinação que tenho por pessoas ruivas - tanto que, quando estive na Escócia, não queria voltar mais!

Por mais que Escócia, outros países europeus e até os EUA sempre tenham pencas de gente ruiva, fica cada vez mais difícil nas produções atuais encontrarmos protagonistas com "pelos del fuego", como bem diz minha amiga Madame Kassandra.

Que eu me lembre, nos últimos tempos, tivemos só o Rupert Grint - intérprete do Rony Weasley na saga "Harry Potter" - nas telonas.

 E o Michael C.Hall - o "Dexter" - nas telinhas.

Imagens: Divulgação - Disney/Pixar
A princesa escocesa e ruiva Mérida, protagonista de "Valente", nova animação da Disney/Pixar
O Príncipe Harry não conta - esse é "hour concour", né?

Minha paixão pelos ruivos, pela Escócia e pela "água escocesa" já tinha conseguido me fazer gostar muito de um único filme do Mel Gibson - "Coração Valente" (1995), filme que retrata a figura histórica de William Wallace, guerreiro, patriota escocês e herói medieval.

E é por tudo isso -  e os kilts,  as cores azuis e bebidas fortes da Escócia - somados à eficiência da Disney/Pixar em contar uma boa história, que me fez sair feliz da vida da sala de cinema, ao final da animação "Valente", que veio de concorridas pre-estreias durante a semana e estreou aqui no Brasil na sexta (20).

Mérida (voz de Kelly Macdonald) é filha do rei Fergus (voz de Billy Connolly) e da rainha Elinor (voz de Emma Thompson) e tem três irmãos: Harris, Hubert e Hamish
Na trama, a princesa - ruiva! - Mérida luta para descobrir sua verdadeira identidade e segue inconformada com o arranjo feito pela sua mãe, a Rainha Elinor, para arrumar lhe um marido.

Se a mãe só quer vê-la como uma garota prendada e limpinha - ou seja, igualzinha às outras - e com a valentia do título sugere, Mérida prefere viver perigosamente, correr com seu cavalo pelas "highlands" escocesas e praticar seu hobby predileto: o arco e flecha.

Mérida e a mãe, a rainha Elinor: tudo o que a mãe queria era ver a filha prendada e limpinha
Sempre descabelada, desalinhada e sem nenhum apreço pela etiqueta, a primeira protagonista feminina da Pixar passa por uma série de percalços que sedimentarão sua personalidade, aprendendo mais sobre a grande responsabilidade que é ser princesa.

Merida é muito geniosa - o que coloca a paz do reino em risco - mas sua intempestividade serve para nortear as ações do filme, que variam desde um feitiço encomendado a uma bruxa e uma prova de pontaria até, claro, os inúmeros encontros com os ursos, a melhor sacada da animação.

Espalhados pela trama, os gigantescos mamíferos dão à animação um pequeno estudo sobre a relação deles com os humanos, que não sabem se tem de teme-los ou venera-los.

A partir daí, os perigos resultantes a forçam a descobrir o significado da verdadeira valentia para poder desfazer o brutal curso dos acontecimentos, antes que seja tarde demais.

Mérida: descabelada e linda!
Os diretores Mark Andrews e Brenda Champman conseguem, além das magníficas cenas nas highlands, fazer cenas muito divertidas, principalmente as que aparecem os três irmãos de Mérida - Harris, Hubert e Hamish - mini-capetas que divertem não só as crianças nas salas de cinema com as confusões que causam no reino.

Os três irmãos de Mérida, Harris, Hubert e Hamish: capeta é pouco
A versão em português - que tem, entre outras, vozes de Luciano Szafir, Murilo Rosa e Ricardo Lombardi - não traz a interpretação marcante do sotaque escocês das vozes originais, mas o trabalho de adaptação pode ser melhor avaliado na trilha sonora nacional, que ficou por conta da cantora teen Manu Gavassi, que interpreta duas cançôes: "O Céu Vou Tocar" e "Ao Ar Livre" - ambas versões para as músicas originais, compostas em inglês.

Prefira assistir às cópias em 3D - é uma experiência inesquecível.

Com uma história até comum e atemporal de crise adolescente, o filme remonta à atmosfera criada pelas tradições escocesas, mas que ganha um contorno especial pela presença dos ursos, animais que despertam admiração e espanto na cultura dos povos do hemisfério norte.

Filmaço.

Confira o trailer do filme:

*****
'VALENTE'
Título Original:
Brave
Diretor:
Mark Andrews, Brenda Chapman
Elenco de Vozes Originais:
Kelly Macdonald, Emma Thompson, Kevin McKidd, Billy Connolly, Robbie Coltrane, Julie Walters, John Ratzenberger, Craig Ferguson
Produção:
Katherine Sarafian
Roteiro:
Brenda Chapman, Irene Mecchi
Trilha Sonora:
Patrick Doyle
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Animação
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Disney
Estúdio:
Pixar Animation Studios / Walt Disney Pictures
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário