quarta-feira, 11 de julho de 2012

GINA LOLLOBRIGIDA, 85 ANOS DE BELEZA E TALENTO


A Diva italiana Gina Lollobrigida completou na quarta passada 85 anos de uma vida marcada por uma forte vocação artística.

Musa do neorrealismo italiano e símbolo sexual da época dourada de Hollywood - com filmes como "O Diabo Riu por Último", protagonizado junto a Humphrey Bogart e com roteiro de Truman Capote -, Gina nasceu em Subiaco - a 70 quilômetros de Roma - em 4 de julho de 1927 e viveu uma infância marcada pelo pós-guerra.

Imagens: Arquivos do Klau
A Diva italiana Gina Lollobrigida
A Diva estreou no cinema após começar seus estudos artísticos e ficar conhecida no concurso Miss Itália em 1947 - vencido por Lucía Bosé - e, desde o início da carreira, foi muito admirada por sua sensualidade e ganhou o apelido de "maggiorata",  termo utilizado para designar as voluptuosas atrizes italianas dos anos de 50 e 60 que deslumbravam o público dentro e fora das telas, tendo Gina e Sophia Loren entre suas maiores representantes.

No entanto, a atriz - também conhecida como "Lollo" - manteve sempre uma personalidade forte e determinada, e não abandonou as inquietações artísticas de sua adolescência, o desenho e a fotografia, ramos em que teve uma carreira paralela à trajetória cinematográfica.

A Diva italiana Gina Lollobrigida
Entre seus primeiros filmes estão "Cuori Senza Frontiere" (1950), de Luigi Zampa; "Achtung! Banditi!" (1951), de Carlo Lizzani; e "Altri Tempi" (1952), de Alessandro Blasetti, com os quais passou a ser conhecida fora das fronteiras italianas.

Gina saiu de seu país pelas mãos do francês Christian-Jaque e estrelou filmes de todos os gêneros que a tornaram muito popular na França, como "Le Grand Jeu" (1954) - em que atuou junto a Jean-Claude Pascal - e "La Legge" (1959) - ao lado de Yves Montand.

A Diva italiana Gina Lollobrigida
Durante esse período, Gina também trabalhou em outras produções italianas, como "Pane, Amore e Gelosia" (1954), de Luigi Comencini, no qual interpretava uma jovem que sacudiu a monótona vida de uma remota localidade dos Abruzzos ao iniciar um romance com um "carabineiro" recém-chegado - interpretado por Vittorio de Sica.

Em sua filmografia de mais 60 longas, também há aqueles que não alcançaram a fama, apesar da beleza da atriz, como aconteceu em "A Mulher Mais Linda do Mundo" (1955) - de Robert Z.Leonard.

Como sua compatriota Sophia Loren, com quem "Lollo" teve grande rivalidade, a atriz fez parte de um  grupo de belas atrizes italianas que fizeram carreira na época dourada de Hollywood, um momento em que os contratos de exclusividade que as grandes companhias cinematográficas impunham a suas estrelas semeavam sombras em um panorama aparentemente passageiro.

Foi nos Estados Unidos onde Gina contracenou com Frank Sinatra em "Quando Explodem as Paixões" (1959) e estrelou a comédia romântica "Quando Setembro Vier" (1961), em que mostrava ao mundo, ao lado de Rock Hudson, uma Itália despreocupada e alegre sob a direção de Robert Mulligan.

A beldade italiana participou também de produções americanas filmadas em solo espanhol durante a época franquista - como "Salomão e a Rainha de Sabá" (1959), um reflexo da moda meio exótica e meio histórica de filmes da época.

Gina Lollobrigida, no cartaz de  "Salomão e a Rainha de Sabá" (1959)
Sua paixão pela fotografia levou-a a retratar durante dois anos e meio paisagens e pessoas de toda a Itália, imagens com as quais elaborou o livro "Italia mia".

Capa do livro de fotografias "Italia Mia", de Gina Lollobrigida
Nos anos 80, Gina participou da popular série americana "Falcon Crest" - levou um Globo de Ouro pela participação -  e, pouco depois, também interpretou papéis em telenovelas como a argentina "Milagros", produzida pelo conglomerado italiano de Silvio Berlusconi, Fininvest, e que abandonou por supostas divergências com seus colegas de elenco.

A Diva, à época de "Falcon Crest", no Globo de Ouro
Nos últimos anos, Gina lançou-se na carreira política e foi nomeada embaixadora da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) em 1999.

Sem deixar de lado sua vocação artística, em 2003 expôs 38 esculturas de mármore e bronze no Museu de Belas Artes "Pushkin" de Moscou, e seu talento neste ramo foi reconhecido por personalidades do mundo da arte.

A Diva italiana Gina Lollobrigida
No plano sentimental, a vida da atriz está à altura das lendas do cinema: após um casamento - no qual teve seu filho Mirko - e vários romances, Gina, que chegou a declarar que "nenhum homem" a tinha amado de verdade, planejou se casar novamente, em 2006, com o empresário espanhol Javier Rigau, 34 anos mais novo que ela, mas o casamento não ocorreu devido à "pressão" da imprensa.

Andrew Medichini/Associated Press
A Diva italiana Gina Lollobrigida, em imagem de 4 de maio último

Toda sorte, saúde e felicidades para essa grande Diva do Cinema.

Um comentário:

Anônimo disse...

GINA LOLLOBRIGIDA,A MAIS BELA ITAIANA QUE JÁ EXISTIU. PARABÉNS, LA DONA PIU BELA DEL MUNDO

Postar um comentário