sexta-feira, 27 de julho de 2012

'AQUI É O MEU LUGAR: SEAN PENN, MESMO SEM CANTAR, PERSONIFICA VELHO ROQUEIRO NUMA INTERPRETAÇÃO INSPIRADA


Tendo como ponto de partida uma música de David Byrne - "This must be the place" - "Aqui é o Meu Lugar", novo longa do diretor italiano Paolo Sorrentino, nos apresenta o roqueiro Cheyenne - Sean Penn - envelhecido, entediado e exilado em Dublin, Irlanda, renegando suas origens judaicas.

Com a voz insegura, rosto maquiadíssimo, batom vermelho, unhas pintadas e cabeleira negra desgrenhada, o cantor parece se esconder na infância.

Fotos: Imagem Filmes - Divulgação
Sean Penn é Cheyenne, um roqueiro, em "Aqui é o Meu Lugar", de Paolo Sorrentino
O auto-exílio é deixado para trás quando Cheyenne  toma coragem para voltar a Nova York e se despedir do pai moribundo.

Sean Penn - Cheyenne - e Frances McDormand - Jane - em cena do longa
Sua mulher, a bombeira Jane - Frances McDormand -, e uma fã, a garota Mary - Eve Hewson -, ficam na Irlanda esperando a sua volta - só que essa mudança, da Irlanda para os EUA, transforma o longa num "road movie".

Como a reconciliação real com o pai se torna impossível, o amadurecimento do cantor se dá quando ele assume a função paterna, perseguindo um oficial nazista responsável por levar seu pai para Auschwitz.

Com a viagem, Cheyenne parece nunca pertencer ao local em que está, permanece sempre em trânsito e sua casa agora são os quartos de hotéis, nas estradas que cruzam os EUA e que serve como um rito tardio de passagem para a vida adulta.

Sean Penn como o roqueiro Cheyenne, em cena do longa
Penn, ator muito acima da média, é realmente a melhor coisa do longa e não apenas no visual anos de 1980, mas no gestual, na voz contida e fina, uma lembrança à la Michael Jackson que vem lá do fundo e parece esconder mais feridas do que devia.

Como o protagonista é um cantor, a trilha sonora, lógico, é especialíssima e, mesmo que Cheyenne nunca apareça cantando, só a aparição de David Byrne, interpretando justamente "This must be the place" já vale o ingresso.

David Byrne - como ele mesmo: já vale o ingresso
É muito inspirador ver cineastas de outros países usarem os EUA como cenário: a luz, a fotografia, a ambientação, enfim, nos mostra uma outra América, que num primeiro momento parece ser igual, mas que é muito diferente da que estamos acostumados.

O longa fez muito barulho em Cannes 2011 - acabou levando o Prêmio do Júri Ecumênico e indicado à Palma de Ouro - e é o primeiro longa de Sorrentino a estrear comercialmente no Brasil, já que os filmes anteriores do cineasta - "Il Divo" e "O Amigo da Família" - só foram exibidos por aqui em festivais.

Ao lado de nomes como Emanuele Crialese - de "Novo Mundo" - e Matteo Garrone - de "Gomorra" - Sorrentino forma uma trinca que está renovando - para melhor - o  atual cinema italiano.

Confira o trailer do filme:

*****
"AQUI É O MEU LUGAR"
Título Original:
This Must be the Place
Diretor:
Paolo Sorrentino
Elenco:
Sean Penn, Eve Hewson, Frances McDormand, Judd Hirsch, David Byrne
Produção:
Andrea Occhipinti, Francesca Cima, Nicola Giuliano, Mario Spedaletti
Roteiro:
Paolo Sorrentino, Umberto Contarello
Fotografia:
Luca Bigazzi
Trilha Sonora:
David Byrne, Will Oldham
Duração:
120 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdio:
Indigo Film / Lucky Red / Medusa Film / France 2 Cinéma / ARP Sélection / Element Pictures / Pathé / Irish Film Board / Eurimages Council of Europe / Canal+ / CinéCinéma / France Télévision / Intesa San Paolo / Section 481 / Programme MEDIA de l'Union Européenne / Sky
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário