domingo, 15 de julho de 2012

COMIC-CON 2012: SÁBADO TEVE HOMEM DE FERRO, 'O HOBBIT', SUPERMAN E 'ELYSIUM'


O sábado foi bem agitado na Comic-Con, maior feira de cultura pop do mundo.

Nos painéis da Marvel, novidades de "Homem de Ferro 3" - inclusive nova armadura - e das segundas partes de "Thor" e "Capitão América".

O painel de "O Hobbit" também foi muito concorrido, bem como o de "Superman - O Homem de Aço", entre outras novidades.

Confira:

'HOMEM DE FERRO 3': ESTANDE DA MARVEL TEM TODAS AS ARMADURAS E CONFIRMAÇÃO DE MANDARIM COMO VILÃO

Não é à toa que a Comic-Con é o maior evento de cultura pop do mundo.

Neste sábado, a primeira grande revelação da feira foi a nova armadura de Tony Stark em "Homem de Ferro 3".

Imagens: Coming Soon

O estande da Marvel amanheceu totalmente voltado para o herói e as imagens divulgadas estão entre as mais acessadas na rede nesse instante.


Podemos notar uma evolução no visual do herói, provável resultado da tecnologia Extremis - o longa será baseado no arco das HQ’s que conta exatamente a história desta tecnologia, quando combatentes são criados a partir de nanotecnologia.


O longa está confirmado para 3 de maio de 2013 nos Estados Unidos, mas é bem provável que os brasileiros possam assistir o filme uma semana antes, devido à nova tática de marketing realizada pela Disney e que obteve ótimo resultado em "Os Vingadores - The Avengers".


Conforme muitos fãs já suspeitavam, Sir Ben Kingsley será realmente o vilão Mandarim em "Homem de Ferro 3".

Robert Downey Jr. subiu ao palco para apresentar o longa e o grande anúncio ficou subentendido pelos fãs ao verem rápidas cenas do filme com Sir Kingsley com grandes anéis em suas mãos, acariciando uma enorme barba grisalha, segurando um revólver e sentando-se em uma cadeira em estilo oriental.

Getty Images
Downey Jr, no painel da Comic-Con 2012
Foi o suficiente para todos entenderem que se tratava do grande vilão, inimigo de Tony Stark.

O personagem Mandarim, criado em 1964, é descendente de uma família aristocrata chinesa e, apesar de ser mestre de karatê, usa como suas principais armas os 10 anéis que carrega em seus dedos, cada um contendo um poder específico.

NOVIDADES DE 'THOR 2' E 'CAPITÃO AMÉRICA 2'

Ainda durante o painel de "Homem de Ferro 3", o Marvel Studios antecipou uma grande novidade de "Thor 2".

O título oficial da continuação será "Thor: The Dark World".

Divulgação
Arte para "Thor: The Dark World"
Além de Chris Hemsworth, que vai reprisar o papel de Deus do Trovão, "Thor: The Dark World" contará com os retornos de Tom Hiddleston (Loki), Sir Anthony Hopkins (Odin), Idris Elba (Heimdall), Natalie Portman (Jane Foster), Jaimie Alexander (Lady Sif) e Stellan Skarsgard (Dr. Erik Selvig).


Divulgação - Marvel Films
O logo do longa
O guerreiro Fandral também deve voltar para a sequência, mas seu novo intérprete ainda não foi definido - recentemente, o longa perdeu seu antagonista.

Sob direção de Alan Taylor, diretor de episódios da série "Game of Thrones", as filmagens começam em agosto, em Londres.

A estreia do filme está marcada para 15 de novembro de 2013.

A segunda produção de Capitão América também ganhou nome: "Captain America - The Winter Soldier".

A estreia nos EUA foi programada para 4 de abril de 2014.

Uma terceira produção do estúdio também foi confirmada: "Guardians of the Galaxy", que deve estrear nos EUA em 1 de agosto de 2014 e retratará o grupo de super-heróis futuristas dos quadrinhos.

Além dos anúncios, a Marvel também exibiu um vídeo inédito e inacabado mostrando uma cena de "Ant-Man", produção sobre o herói que nos quadrinhos também faz parte dos Vingadores, dirigida por Edgard Wright.

'ELYSIUM': TRAILER E PAPEL DE WAGNER MOURA SÃO REVELADOS

O ponto alto do painel da Sony Pictures na Comic-Con 2012 foi deixado para o final da apresentação.

Foi apresentado o trailer de "Elysium", a nova ficção científica do diretor de "Distrito 9", Neill Blomkamp, que tem Wagner Moura entre os coadjuvantes - o personagem do ator brasileiro, em seu primeiro papel em Hollywood, não é um vilão como se esperava...

Primeiro, o diretor sul-africano avisou que o trailer que mostraria aos presentes - entre quatro e cinco minutos de material - ainda não está finalizado e muitos efeitos visuais estão crus.

Para um filme que estreia apenas em 8 de março de 2013, porém, até que bastante coisa está completa, relata Marcelo Hessel, do site Omelete.

Os únicos momentos em que o CGI ainda é bem preliminar são nas tomadas de naves cruzando o espaço e caindo por terra.

Sabia-se que o tom político de "Distrito 9" estaria de volta, mas agora a trama, ambientada no ano 2154, fica mais clara.

No futuro, a Terra é mal e porcamente habitável, quem tem dinheiro escolhe viver numa estação espacial em forma de anel que orbita o planeta, chamada Elysium.
Cenas breves da rotina de Elysium são mostradas, com o seu formato em arco criando uma paisagem que emula o antigo céu azul da Terra.

Lá, doenças são diagnosticadas e curadas num simples escaneamento médico, e essa tecnologia deve ser central à trama.

Matt Damon faz o protagonista, Max, um operário de fábrica que mora numa Cidade do México devastada, mais pós-apocalíptica do que a já arruinada Johanesburgo de "Distrito 9".
Ele parece ser o único "caucasiano" numa população latina e negra.
Alice Braga é seu interesse amoroso (não dá pra saber se é esposa ou namorada) e Diego Luna faz um dos seus amigos.

Além dos pobres do Terceiro Mundo, só sobraram na Terra androides que fazem o policiamento e velhos bonecos de plástico com auto-falantes, que organizam a burocracia do dia a dia, como na fábrica em que Max trabalha.

A trama começa de fato no dia em que Max sofre um acidente na fábrica e é exposto a radiação tóxica.
Só em Elysium há como encontrar uma cura, mas quem vive na Terra não tem acesso à estação. 

Para não morrer, Max procura - enfim - o personagem de Wagner Moura.
À primeira vista, parece que o brasileiro interpreta uma mistura de traficante de armas, hacker e chefe de favela.
Com cabelo encaracolado e cara suja, de frente para Matt Damon, Moura faz aquele olhar angustiado que domina tão bem.
Fica claro que sua intenção, ao ajudar Max, é derrubar Elysium.

Corta para a operação cirúrgica que dá uma sobrevida a Max e vai permitir, nas palavras de Moura, que ele "sobrecarregue o sistema de Elysium".

É essa cirurgia que dá a Matt Damon aquele exoesqueleto que aparece desde as primeiras fotos do set.
Com um corte triângular no crânio, ele recebe uma placa metálica que se conecta com armações mecânicas nos braços, tecnologia meio rústica.

É bem gráfico esse momento, com uma sangueira que certamente vai dar ao filme uma censura R nos EUA.

Getty Images
Nave especial de "Elysium" está exposta no Hard Rock Hotel em San Diego
Max vira um ciborgue, enfim, e é essa transformação que alimenta as cenas de ação de Blomkamp.

Enquanto Moura e Jodie Foster (a "presidente" da estação espacial) se opõem como os cérebros de suas operações, interagindo basicamente com monitores de computador diante de si, Matt Damon encontra seu antagonista na figura do ator Sharlto Copley, que faz o ciborgue-do-mal.

Se "Elysium" parece no papel um filme que se leva a sério demais politicamente, esse personagem de Copley é inesperadamente pop, um mercenário barbudo que usa espada de samurai e shurikens de ninja para atacar.
Em um relance, ele sai das sombras com dois faróis ligados no peito do seu exoesqueleto, e é impossível não pensar na empilhadeira de "Aliens - O Resgate", embora numa versão bem mais compacta.

Muita ação acontece na Terra, outro tanto se passa em Elysium, com batalhas campais de naves, armas pesadas e arsenal militar/tecnológico.

Se o começo do trailer (com uma paisagem semelhante à de "Distrito 9" e ao som do "BAAAUM" que tornou-se obrigatório depois de "A Origem") sugeria que teríamos mais do mesmo, depois de quatro minutos Blomkamp mostra que tem nas mãos um material de bastante impacto - e que pode empolgar.

Divulgação
Matt Damon, em cena de "Elysium"
O diretor sul-africano elogiou o trabalho de Wagner Moura no filme e disse que chegou a cogitar o Rio de Janeiro como cenário para o longa.

"Wagner é incrivelmente talentoso, mesmo [interpretando suas falas] em inglês", disse Blomkamp.

"Procurávamos alguém com inglês como segunda língua. Tem menos a ver com o fato de serem brasileiros e mais por serem bons atores", justificou.

Sobre Alice Braga, o diretor disse:
"Alice tem uma filmografia interessante aqui [nos EUA], então acabou sendo uma escolha natural", completou.

GAYS NAS HQs PODEM AJUDAR NO COMBATE À HOMOFOBIA, DIZ AUTORA

Em maio deste ano, a Marvel anunciou que realizaria o primeiro casamento gay das HQ's - com o herói Estrela Polar e o namorado Kyle como protagonistas - menos de um mês depois, a concorrente DC Comics tirou um dos Lanterna Verde do armário.

Apesar das notícias serem recentes, a história da cultura LGBT nos quadrinhos já tem 40 anos, comemorados com discussão na Comic-Con 2012.

Em conversa com Estefani Medeiros, do UOL, a veterana dos quadrinhos gays alternativos, Trina Robins, diz que a levar o assunto para o mainstream com histórias de personagens da Marvel e DC, as duas maiores editoras de quadrinhos dos EUA, "pode ajudar a combater a homofobia."

"Eu moro em San Francisco, que é bastante amigável para os gays, mas em grande parte dos estados americanos, as pessoas são muito preconceituosas", explica.
"Sempre vão existir pessoas homofóbicas, mas os quadrinhos podem ajudar a entender melhor esse momento."

O momento a que Robins se refere é o apoio do governo americano e do presidente Barack Obama aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
"É claro que os lançamentos nessa época são uma boa hora para ganhar dinheiro, mas também é sobre mostrar a diversidade desses heróis, tornar o universo mais rico", completa.

Estefani Medeiros - UOL
A autora de quadrinhos Alyson Bechdel, após painel na San Diego Comic-Con
Alyson Bechdel, autora de histórias de personagens lésbicas como "Dykes to Watch Out For", concorda que introduzir o assunto mostrando histórias com personagens bonzinhos é uma boa solução.
"O que importa é que está acontecendo uma mudança orgânica, um envolvimento que pode ajudar a movimentar a sociedade."

Para James Robinson, autor do quadrinho "Earth 2", em que o Lanterna Verde Allan Scott revela sua sexualidade, disse que ainda precisa "tomar muito cuidado quando escreve esse tipo de história".
"Acho que nos últimos dez anos melhorou muito, mas infelizmente a América ainda tem dificuldades para aceitar os gays, por isso ainda tenho medo de criar vilões, acho que as pessoas agora precisam de bons exemplos."

Para Nicola Scott, que ilustrou a história do Lanterna Verde em parceria com Robinson, a história também tenta acabar com o perfil de um estereótipo gay.
"O estilo tem que seguir a personalidade do personagem, não sua sexualidade. Um personagem pode ser gay e não ser feminino, ou vice-versa, eles não precisam parecer um casal, o beijo tem que ser algo natural."

'ONCE UPON A TIME': CAPITÃO GANCHO ESTRELA TEASER DA SEGUNDA TEMPORADA

Um vídeo exibido ao final do painel da série "Once Upon a Time" na Comic-Con 2012 revelou um novo personagem de contos de fadas que estará na segunda temporada: o Capitão Gancho, arqui-inimigo de Peter Pan.

Além dele, também entrarão na série a Bela Adormecida (Sarah Bolger), João (o do pé de feijão) e Mulan (Jamie Chung).

Assista ao teaser:

Outra revelação feita pelos criadores do programa - Adam Horowitz e Edward Kitsis - foi que a segunda temporada revelará quem é o pai de Henry Mills (Jared Gilmore).

Durante o painel, os atores Jennifer Morrison, Josh Dallas, Lana Parrilla, Meghan Ory e Emile de Ravin falaram sobre sua experiência na primeira temporada.

Getty Images
Meghan Ory,Lana Parrilla, Ginnifer Goodwin, Josh Dallas e Jennifer Morrison, na Comic-Con 2012
"Once Upon a Time" acompanha Emma Swan (Jennifer Morrison), uma mulher que deu um filho para adoção.

Dez anos depois, seu filho Henry (Jared Gilmore), aparece na sua casa pedindo sua ajuda.

Na cidade onde Henry mora, Storybrooke, no Maine, todos são personagens de contos de fada que foram amaldiçoados pela Rainha Má (Lana Parrilla) - que nos dias atuais é a prefeita da cidade, Regina - e não se lembram quem foram.

Regina é também a mãe adotiva de Henry, o que provoca a maioria dos seus embates com Emma.

Emma, que na verdade é a filha perdida de Branca de Neve (Ginnifer Goodwin) com o Príncipe Encantado (Josh Dallas), é a única que pode salvá-los.

A série é exibida no Brasil toda quinta, às 21h, pelo canal Sony.

TARANTINO ANUNCIA HQ BASEADA EM 'DJANGO LIVRE'

O cineasta Quentin Tarantino apareceu de surpresa antes de um painel da DC Comics na Comic-Con 2012 neste sábado para fazer um anúncio: a DC vai publicar uma série de cinco edições de uma história em quadrinhos baseada no filme "Django Livre", produção que Tarantino ainda está rodando e sobre a qual ele falou no mesmo evento nesta manhã.

Getty Images
Quentin Tarantino, na Comic-Con 2012
A série deve ser lançada em novembro, mas ainda não há informações sobre quem vai escrever e desenhar.

Tarantino afirmou que muitos de seus filmes têm bastante material de sobra e que transformar "Django" em quadrinhos permitiu contar sua história da forma original, sem cortes.

'O HOBBIT': PAINEL TEM 12 MINUTOS DO LONGA DIVULGADOS

O diretor neozelandês Peter Jackson exibiu pela primeira vez, na San Diego Comic-Con neste sábado, mais de 12 minutos de cenas de "O Hobbit - Uma Jornada Inesperada", seu novo longa-metragem, que narra os acontecimentos anteriores aos da trilogia "O Senhor dos Anéis".

As sequências - que ainda devem passar por pós-produção e sonorização - começaram com a conversa entre Gandalf e o grupo de anões que acabará por colocar o covarde hobbit Bilbo Bolseiro em sua "jornada inesperada" rumo ao temido dragão Smaug.
Trata-se da primeira vez em que cenas de Martin Freeman atuando como o tio de Frodo são exibidas em público.

Em outra passagem, Bilbo aparece disputando um jogo de adivinhação com Gollum, num dos mais memoráveis encontros do livro entre o hobbit e a criatura, interpretada via computação e captura de movimentos pelo talentoso Andy Serkis.

Além de Jackson, Freeman e Serkis, o painel contou com Elijah Wood e Sir Ian McKellen, que interpreta o mago Gandalf na série - Diego Assis, do UOL, estava lá.

A sessão de perguntas e respostas com o diretor e o elenco teve participação do repórter Léo Lins, do programa de Danilo Gentili, "Agora É Tarde", que se identificou apenas como "um fã brasileiro que gastou todo seu dinheiro para chegar aqui" e pediu para entregar a Sir McKellen uma camiseta do Brasil assinada pelo lutador Anderson Silva.

O repórter perguntou ainda se existiria alguma chance de Jackson levar "Silmarillion", outra obra do universo fantástico de J.R.R. Tolkien, aos cinemas, mas o diretor afastou a possibilidade.

Getty Images
Sir Ian McKellen, na Comic-Con 2012
Sir Ian McKellen foi recebido com entusiasmo pelos fãs da trilogia.

"Vir aqui e cruzar com todos esses fãs... eles são esquisitos, freaks, fanáticos, são mesmo, mas nós também somos", disse  Sir McKellen após o painel, numa entrevista com jornalistas.
"Estes filmes são feitos pelos maiores fãs de Tolkien. Quem vai se misturar com a gente e sentir a mesma coisa?"

"O Hobbit: Uma Jornada Inesperada", o primeiro filme, estreia no Brasil em 14 de dezembro. 

Já o segundo, "The Hobbit: There and Back Again", está previsto para o final de 2013.

Nos trechos exibidos, Gandalf surge numa cena com Cate Blanchett, que repete o papel de Galadriel.

Bilbo aparece com Gollum e também no momento em que descobre o anel.

As aventuras de "O Hobbit" se passam 60 anos antes da trilogia "O Senhor dos Anéis".

SUPERMAN - MAN OF STEEL' TEVE TRAILER E PÔSTER DIVULGADO

Em junho do ano que vem estreia "Superman - Man of Steel", a nova e esperada versão de Super-Homem cujo diretor, Zack Snyder ("300"), e seu protagonista, Henry Cavill, anteciparam em forma de trailer com exclusividade para a Comic-Con.

Divulgação - Warner Bros.
O Pôster divulgado na Comic-Con 2012
Produzida por Christopher Nolan - responsável pela última trilogia do Batman - "Man of Steel" lembra em seu tom emocional o que o próprio Nolan fez com o homem-morcego, dar uma faceta mais humana do super-herói - tanto que um fã, vestido com uma malha com o "S" do Super, chegou ás lágrimas depois do trailer quando se dirigiu ao microfone para fazer perguntas.

A montagem projetada revelou a passagem da infância para a maturidade de um jovem Clark Kent que se sente incompreendido e como descobre suas origens e toma consciência de seu dever como salvador da humanidade frente a um vilão cuja identidade não foi revelada.

Getty Images
O diretor Zack Snyder e o ator Henry Cavill na Comic-Con 2012
Snyder assegurou que "Man of Steel" tem a intenção de estabelecer um precedente para os personagens da DC Comics, editora criadora de Super-Homem, e deixou a porta aberta para produções como "Liga da Justiça", a versão da DC Comics de "Os Vingadores" da Marvel, com Super-Homem, Batman, Flash, Mulher Maravilha e Lanterna Verde, entre outros.

O cineasta assegurou que retomou o personagem como se nunca tivesse sido feito um filme sobre ele e sem usar elementos dos filmes anteriores, nem sequer a inconfundível trilha sonora de John Williams.

"Queremos apresentar o Super-Homem para a nova audiência", disse Cavill, que disse ter tomado como referência para sua interpretação as histórias em quadrinhos "A Morte do Super-Homem", "O Retorno do Super-Homem" e "Superman: Red Son".

'GODZILLA' E ROBÔS GIGANTES NO ESTANDE DA LEGENDARY PICTURES

Antes do aguardado painel de "O Hobbit" na San Diego Comic-Con 2012, a Legendary Pictures deu ao público uma amostra de duas produções inspiradas no universo dos filmes e seriados japoneses de robôs e monstros: "Godzilla" e "Pacific Rim".

"Godzilla", que só deve chegar aos cinemas em 2014, é dirigido por Gareth Edwards ("Monstros").
Nas cenas exibidas, pode-se ver mais uma encarnação do monstro e um mundo destruído.

Divulgação
Pôster de "Godzilla"
A outra produção que teve cenas exibidas foi "Pacific Rim", do diretor mexicano Guillermo del Toro, de "Hellboy".

O projeto, o mais megalomaníaco do diretor até o momento, é uma releitura dos robôs e monstros gigantes dos filmes e seriados japoneses que ele gostava de ver quando criança.

AP
O diretor mexicano Guillermo del Toro
Tanto Edwards quando Del Toro sempre quiseram levar às telonas esses personagens, para mostrar como seria estar no meio de uma batalha épica entre eles.

Pelas cenas exibidas na Comic-Con, a tecnologia de efeitos especiais está finalmente tornando possível os sonhos de infância dos dois cineastas - relata Diego Assis, do UOL.

Previsto para estrear em meados de 2013, "Pacific Rim", que tem Ron Pearlman ("Hellboy") no elenco, foi escrito por Del Toro durante a apresentação com "não um filme de guerra, mas de aventura no sentido romântico".
"Quando criança, eu sempre me perguntei como se sentiria alguém que estivesse no meio dessas batalhas entre monstros e robôs gigantes capazes de enfrentar tornados", ilustrou.

O resultado - "e muito mais" - promete o diretor, será experimentado no ano que vem, quando o longa chegar às telas.



Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário