sexta-feira, 6 de julho de 2012

'BEAUFORT': CLAUSTROFOBIA TOTAL NUM DRAMA QUE MOSTRA A INUTILIDADE DA GUERRA


Adaptado do romance de Ron Leshemom e com direção de Joseph Cedar, o drama israelense "Beaufort" propõe uma discussão sobre a violência e a inutilidade da guerra do Líbano em 1982, nos últimos dias da ocupação israelense do castelo de Beaufort, ao final de uma ocupação de 18 anos.

Localizada numa montanha no sul do Líbano, a fortaleza resistiu a diversas guerras desde o século 12, sobreviveu às Cruzadas e suas paredes bombardeadas mostram as cicatrizes de inúmeras batalhas.

Aqui, acompanhamos um reduzido pelotão de jovens soldados israelenses, ocupando um bunker construído ao lado do castelo, onde a sensação de claustrofobia é total, com paredes e escadas estreitas e escuridão rompida brevemente por lanternas.

Se o simples trajeto entre o bunker e os postos de sentinelas já é arriscado - o bombardeio do Hezbollah não dá trégua - o jovem comandante Liraz - Oshri Cohen - tenta manter o moral dos soldados, com motivação e rispidez.

Fotos: Divulgação
Oshri Cohen é o jovem comandantes Liraz, em "Beaufort"
O desânimo é geral, os soldados só esperam a ordem de retirada para voltar para casa, o que torna a maioria das tarefas sem sentido.

Quando dá, pousam helicópteros que trazem comida, equipamentos e novas tropas, e entre os novos, chega Ziv - Ohad Knoller -, especialista em desmontar bombas.

Ohad Knoller interpreta Ziv, especialista em desmontar bombas
Mesmo com a vigilância do perímetro dia e noite, um artefato misterioso aparece numa grande pedra ao lado da única estrada de saída do forte e Ziv precisa desativá-lo.

Sua chegada é o estopim de uma série de conversas, que permitem ao espectador conhecer os soldados do posto: o atormentado oficial médico Koris - Itay Tiran; - o romântico Oshri - Eli Eltonoyo -, que sonha em voltar para a noiva nos EUA; e o músico Shpitzer - Arthur Faradjev -, que costuma tocar seu teclado para espantar o tédio.

Cena de "Beaufort"
O diretor Cedar, norte-americano de nascimento e radicado em Israel desde pequeno, passou nove meses na infantaria das tropas israelenses no Líbano e certamente usou a própria vivência para tornar mais autêntico o clima no bunker, em que o medo e a vontade de sobreviver se alternam ao sabor das oscilações da burocracia e da política do lado de fora.

Assim o longa aprofunda a reflexão sobre a falta de sentido no esforço de manter o castelo, cuja tomada parece ter sido acidental: uma vez ocupado, não pode ser abandonado e deixá-lo para trás requer toda uma estratégia complicada, e há um custo de vidas humanas a cada passo dado.

Cena de "Beaufort"
O longa, exibido na Mostra Internacional de Cinema de SP em 2009, levou o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim em 2007 e foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2008.

Confira o trailer do filme:

*****
"BEAUFORT"
Título Original:
Beaufort
Diretor:
Joseph Cedar
Elenco:
Alon Aboutbul, Adi Adouan, Yaakov Ahimeir, Guy Apriat, Avi Ayoun, Itamar Barzani, Daniel Bednar, Alon Ben David, Moshe Ben Shushan, Yaniv Ben Yitzhak, Yoav Bertan, Avi Bitton, Daniel Bruck, Roi Carmel
Produção:
David Mandil, Chilik Michaeli, David Silber
Roteiro:
Joseph Cedar
Fotografia:
Ofer Inov, Asaf Sudri
Trilha Sonora:
Yishai Adar
Duração:
131 min.
Ano:
2007
País:
Israel
Gênero: 
Drama
Cor:
Colorido
Estúdio:
United King Films / Movie Plus / Cinema Project / Keshet Broadcasting / Yes-DBD Satellite Services / Metro Communications / The Yehoshua Rabinowits Foundation / Cinema Factory Production Ltd. / Cinema Industry Association in Israel
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário