sexta-feira, 6 de julho de 2012

MARC WEBB: DIRETOR DO NOVO HOMEM ARANHA NÃO ACREDITOU QUANDO O CHAMARAM PARA O PROJETO


"Eu não acreditei quando falaram que me queriam para dirigir um novo Homem-Aranha", confessa Marc Webb.

O sentimento foi dividido entre os fãs do herói.

Os fanáticos da trilogia de Sam Raimi e dos quadrinhos criados por Stan Lee e Steve Ditko em 1962 não acreditavam que um cineasta semidesconhecido assumiria uma franquia bilionária.

"Os fãs precisam lembrar onde Sam Raimi estava quando o chamamos para 'Homem-Aranha'", contou à "Entertainment Weekly" o produtor Matt Tolmach, lembrando que o diretor de "Evil Dead" trabalhava em filmes menores, basicamente de terror -  como "O Dom da Premonição" no fim dos anos 1990.

Assim que foi contratado, Webb sabia para onde seguir com o herói.
"Eu queria um filme mais realista, um Peter Parker bem-humorado e com personalidade forte", explica o cineasta em entrevista exclusiva durante um café da manhã em Cancún, México, para o jornalista Rodrigo Salem, do UOL.

Divulgação
O diretor Marc Webb
Webb só não concorda quando comparam o clima mais dark de "O Espetacular Homem-Aranha" com o de outro recomeço de uma franquia, "Batman Begins".
"O filme é baseado na realidade, mas não é tão sombrio. O sadismo com que Peter Parker trata os ladrões vem dos quadrinhos. Mas, sim, ele tem vingança no coração", afirma.

O tal realismo procurado por Webb se reflete nas telas: o Homem-Aranha agora tem dificuldades para se pendurar pelos arranha-céus.

Para entender como um ser humano se comporta ao se balançar de um prédio para outro, a equipe de Webb construiu um aparelho com guindastes e cabos de aço e o instalou no Harlem, bairro com maioria de população negra da cidade de Nova York.
Nele, os dublês se jogavam de verdade para criar referências para a equipe de computação gráfica.

"Usei o teste em uma cena do filme rápida, mas ele serviu de base para os movimentos do Aranha", conta o diretor, que teve um orçamento de US$ 200 milhões (R$ 400 milhões) para a refilmagem.

"Só o que gastamos em alimentação equivale ao orçamento inteiro de '(500) Dias Com Ela'", revela Webb, referindo-se ao filme que o credenciou para essa super produção.

"Mas se tirarmos essas proporções gigantescas, os dois longas são bem parecidos. É uma história de amor" - neste caso, a paixão de Peter Parker e Gwen Stacy, vividos por Andrew Garfield e Emma Stone.

Levados pela direção humanista de Marc Webb, os atores deixam Tobey Maguire e Kirsten Dunst, par romântico da trilogia de Sam Raimi, à beira do esquecimento.

"Andrew traz detalhes corporais ao personagem e uma profundidade rara de encontrar hoje em dia", elogia o cineasta.
"Já Emma é o bom humor em pessoa."

Webb diz que encontrou Sam Raimi - "Ele me deu a bênção e disse que mandaria anotações todas as noites" -, mas que não sabe se fará três filmes como o colega.
"Eu só quero parar de acordar às 3h para trabalhar."

Para encerrar: nessa semana de lançamento do longa aqui no Brasil, a Sony Pictures confirmou que sim, "O Espetacular Homem Aranha" é o primeiro de uma nova trilogia do herói aracnídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário