sábado, 21 de julho de 2012

'BEM AMADAS': CATHERINE DENEUVE E SUA FILHA, CHIARA MASTROIANNI, CANTAM E ENCANTAM


Tendo como trilha sonora uma versão francesa de "These boots are made for walkin'" - famosa na voz de Nancy Sinatra - mulheres experimentam sapatos na Paris dos anos 60.

É assim, com essa bonita cena, que começa "Bem Amadas", novo musical do diretor francês Christophe Honoré, que finalmente chega às salas paulistanas - estreou no Rio no último dia 13.

A trama passeia pela década de 60 e os dias atuais.

Nos 60, vemos Madeleine - interpretada por Ludivine Sagnier -, primeiro como vendedora da loja de sapatos da cena inicial, depois se tornando prostituta, até ser resgatada por um médico tcheco, Jaromil - Radivoje Bukvic - e com quem tem uma filha.

Ela se muda para Praga, mas não fica muito por lá - o que pesa não é nem a infidelidade do marido, mas a turbulência política do então Tchecoslováquia no final dos anos 60.

Imagens: Divulgação - Imovision
Chiara Mastroianni é Vera, e Catherine Deneuve é Madeleine, em cena de "Bem Amadas"
O passado e o presente se entrelaçam na trajetória de Madeleine - que nos dias atuais é a Diva Catherine Deneuve -  e sua filha, Vera - interpretada por Chiara Mastroianni, filha da Diva com Marcello Mastroianni.

Vera sofre com os deslizes da mãe ao longo da vida e ela mesma parece sempre se apaixonar pelo homem errado - o mais recente é Henderson - Paul Schneider -, músico e gay norte-americano radicado na Europa.

Só que Vera também tem um rolo com um colega de trabalho, o professor Clément - Louis Garrel - e, enquanto sofre por amor, canta - porque está apaixonada, porque não é correspondida, porque quer conquistar seu amado gay...

Chiara Mastroianni e Louis Garrel, em cena de "Bem Amadas"
Jaromil, pai de Vera, volta para França - agora interpretado pelo cineasta tcheco Milos Forman -, volta a ser amante de Madeleine, que não abre não do seu atual marido, François - Michel Delpech - mas não resiste ao seu antigo amor.

O que Honoré propõe, enfim, é um círculo vicioso a que estes personagens se submetem.

Amar é sofrer, e amar num filme de Honoré é sofrer e ser punido por isso, já que nenhum personagem sai incólume, nem o infiel, nem o apaixonado, nem o marido devotado.

Caprichando na direção de arte, figurino e cores, Honoré cria um passado remoto, ao mesmo tempo palpável, mas também um pesadelo.

As músicas acontecem não como números e a ação não se interrompe para que os personagens cantem e figurantes dancem com eles.

As canções de Alex Beaupain tentam traduzir em versos e acordes os sentimentos, com algumas músicas interessantes.

Milos Forman, Catherine e Chiara, em cena de "Bem Amadas"
E só de ver a telona se encher de luz, com Catherine e Chiara, cantando e interpretando, já vale o ingresso desse musical, que encerrou o Festival de Cannes 2012.

Confira o trailer do filme:
*****
'BEM AMADAS'
Título Original:
(Les Bien-Aimés
Diretor:
Christophe Honoré
Elenco:
Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Ludivine Sagnier, Louis Garrel, Milos Forman, Paul Schneider, Radivoje Bukvic, Michel Delpech, Omar Ben Sellem, Dustin Segura-Suarez
Produção:
Pascal Caucheteux
Roteiro:
Christophe Honoré
Fotografia:
Rémy Chevrin
Trilha Sonora:
Alex Beaupain
Duração:
139 min.
Ano:
2011
País:
França/Reino Unido/República Checa
Gênero:
Drama Musical
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imovision
Estúdio:
Why Not Productions / France 2 Cinéma / Sixteen Films / Canal+ / France Télévision / Orange Cinéma Séries / Région Ile-de-France / Negativ / Le Fonds d'Action de la Sacem
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário