Escrito pelo tcheco Milan Kundera, a ficção "A Vida Está em Outro Lugar" conta a história do poeta Jaromil e de como a presença do nazismo na Tchecoslováquia e a posterior história do país, invadido pela União Soviética, alteraram irremediávelmente o seu fazer artístico, sua escrita.
Divulgação
O escritor tcheco Milan Kundera |
Escrito originalmente em 1973, o livro acaba de ganhar versão de bolso pela Companhia das Letras.
Jaromil cresce na Tchecoslováquia ocupada pelos nazistas e, para o encantamento de sua mãe, manifesta já na infância o dom de criar rimas.
O menino pouco conhecerá o pai, que é preso pela Gestapo e morre num campo de concentração e, assim, é a mãe quem vai cuidar para que seja um grande poeta.
O jovem, porém, se entusiasma com a revolução e põe sua arte a serviço da sociedade socialista e, para o desespero da mãe, ele não faz mais versos rimados.
Agora redigindo palavras de ordem, o poeta quer ser livre e pertencer a algo maior, e ele não está sozinho: ao seu lado estão Rimbaud e Lermontov, a poesia da afirmação, da embriaguez.
Mas Jaromil nunca será verdadeiramente livre, pois o universo que o gestou não lhe permitirá emancipar-se de suas amarras.
Conhecido e admirado por sua obra mais popular - "A Insustentável Leveza do Ser" - Milan Kundera tem uma produção literária constante e muito celebrada - entre seus livros estão "O Livro do Riso e do Esquecimento" e "A Brincadeira", todos em pronta entrega pelo catálogo da Livraria da Folha.
"A Vida Está em Outro Lugar"
Autor: Milan Kundera
Editora: Companhia de Bolso
Edição: 1
Ano: 2012
Idioma: Português
Especificações: Brochura, 336 páginas
Quanto: R$ 22,10
Onde Comprar: Livraria da Folha
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário