quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ZACHARY QUINTO: ATOR ACIMA DA MÉDIA, ATIVISTA LGBT E QUE NÃO TEM MEDO DE SE EXPOR


Zachary John Quinto nasceu em 2 de Junho de 1977 em Pittsburgh, Pensilvânia.

zacharyquinto.com

Moreno, alto - tem 1,85 metro, Quinto, 34 anos, é considerado um dos melhores atores da sua geração.

zacharyquinto.com

Apareceu pela primeira vez na telinha na série The Others.

zacharyquinto.com

Depois, começou a ganhar papéis pequenos em outras séries, como CSI, Touched by an Angel, Charmed, Six Feet Under, Lizzie McGuire, Dragnet, 24 Horas e So NoTORIous.

zacharyquinto.com

A fama e o reconhecimento chegaram quando foi escolhido para interpretar um dos protagonistas da extinta série Heroes, da NBC - que ficou no ar de 2006 a 2009, por quatro temporadas consecutivas.

zacharyquinto.com

Em Heroes,deu vida a Gabriel Gray " Sylar", um assassino serial que possuia o poder de entender como as coisas funcionam, e o sonho de ser alguém especial.

zacharyquinto.com

Como consequência, Sylar começou a assassinar pessoas com habilidades especiais para adquirir seus poderes, obcecado pela idéia de ser especial.

zacharyquinto.com

Ao longo das temporadas, Sylar conseguiu absorver vários poderes de outros e assim se tornou um dos mais poderosos vilões de Heroes.

zacharyquinto.com

Com um perverso senso de humor e angustiantes conflitos internos, Sylar evoluiu ao longo das quatro temporadas da série até se tornar um dos seus personagens principais.

Getty Images

Talento puro, que o levou a estrear nas telonas, já como protagonista.

Entertainment Weekly

Em 2009, Quinto simplesmente arrebentou em seu primeiro filme, interpretando nada menos que o Vulcano Senhor Spock quando jovem, no filme que marca o recomeço da Saga Star Trek nos cinemas.

Empire
Com Chris Pine, o novo Capitão Kirk

Dirigido por J.J.Abrams, o filme retomou a legendária franquia da Paramount para contar como se formou a equipe da nave espacial Enterprise - seus tripulantes Kirk, Spock, Uhura, Checov, McCoy & Cia. ainda estariam na academia, eram cadetes e ainda não tinham virado lendas do espaço.

NBC

Se lembrarmos que Spock foi interpretado durante cinco décadas pela lenda Leonard Nimoy, um deus na terra para os fanáticos 'trekkers', dá para imaginar a pressão que havia sobre o jovem ator - ainda mais que o roteiro previa que Quinto iria contracenar com Nimoy, numa cena que seria uma espécie de "passagem de bastão" do velho Spock para o jovem.

Twitter do ator
Homenagem de uma fã, que o ator postou no Twitter

Se sentiu a pressão, ela não apareceu em seu trabalho. 
Quinto interpretou um Spock inesquecível, com nuances da consagrada interpretação de Nimoy, mas nos dando a sua visão do personagem.

zacharyquinto.com

Zachary Quinto é um ator completo, e se sai muito bem também nos palcos.

zacharyquinto.com

No teatro, já apareceu em uma variedade de produções, incluindo Much Ado About Nothing/Muito barulho por Nada, de William Shakespeare, e Intelligent Design, de Jenny Chow, além de modelar para várias revistas, incluindo a GQ.

zacharyquinto.com

Dois de seus trabalhos para o cinema, filmados em 2010, estão em fase de pós-produção: Before and After e Girl Walks Into a Bar.

zacharyquinto.com

Quinto acabou de filmar What's Your Number? - também em pós-produção - e se prepara agora para encarnar novamente Spock em Star Trek II.

zacharyquinto.com

Mas o que deu o que falar na vida desse ator acima da média foi uma entrevista que ele deu á revista New York na semana passada.

GQ
O ator, num dos muitos editoriais que fez para revistas

Perguntado pelo repórter como se sentia ao saber de mais um suicídio de um adolescente gay que sofria bullying na escola - sendo ele um ativista dos direitos LGBTs dos mais atuantes - e de como via seu personagem homossexual na peça Angels in America - que trata dos primeiros anos da Aids no país, e que está em cartaz na Broadway - Zachary respondeu:
"Me fez perceber como estou feliz de ter nascido quando nasci, não ter de testemunhar a dizimação de toda uma geração de homens incrivelmente talentosos. E, ao mesmo tempo, como um homem gay, me fez sentir como se eu ainda tivesse muito trabalho a ser feito. Ainda há tantas coisas que precisam ser olhadas e tratadas", disse.

AP
O ator, em evento em Los Angeles

"É como termos a legalização do casamento gay no estado de Nova Iorque e três meses depois Jamie Rodemeyer - o adolescente citado acima - suicidar-se. É outro adolescente gay alvo de bullying tirando a própria vida. Como um homem gay, olho para isso e digo que há uma falta de esperança ao redor. É claro para mim agora que viver uma vida gay sem a ter como pública, simplesmente não é suficiente para contribuir de forma significativa para o trabalho imenso que ainda falta percorrer no caminho para a total igualdade", completou.

Just Jared
No último prêmio Tony 

Simples, lúcido, direto e objetivo.

Divulgação/NBC
Em cena da série "Heroes"

Na segunda (17), o ator voltou ao tema, ao dizer que está "amedrontado e ansioso" para o que o futuro lhe reserva como ator em Hollywood, na estreia em Nova York de seu novo filme, Margin Call, onde, além de atuar, é produtor executivo - o filme é o primeiro projeto da sua produtora, chamada Before the Door Pictures.

Just Jared
O ator, num café em NY; o Just Jared deu destaque à sua barriga tanquinho

O filme foca em um grupo de funcionários de um banco durante 24 horas, quando a crise financeira de 2008 está prestes a explodir, e Quinto faz parte de um elenco estelar: Kevin Spacey, Demi Moore, Simon Baker e Badgley Penn - Margin Call estreia na próxima sexta (21), nos EUA e aqui no Brasil.

GQ/Man of Style
Editorial para revista

"Estou muito grato pelas pessoas que chegaram até mim, direta ou indiretamente, por vezes somente em espírito, para me dar apoio. É como se meu futuro tivesse seguido outra direção", disse o ator, que também usou o Twitter para dizer que não vai deixar de lutar pelas causas LGBT, nem que isso lhe custe sua carreira.

GQ/Man of Style
Editorial para revista

Quinto referiu-se aí a vários atores que perderam espaço em Hollywood depois que notícias sobre suas orientações sexuais caíram na mídia.
Rock Hudson - morto pela Aids em 1985 aos 59 anos - e Rupert Everett são alguns dos galãs que tiveram suas carreiras afetadas por esse motivo.

Getty Images
No Tribecca Film Festival de 2009

No passado, inclusive, era comum os estúdios arranjarem casamentos falsos e contratos de sigilo para despistar a vida gay de seus contratados.

Getty Images
No Tribecca Film Festival de 2009

Quinto também falou à Reuters sobre o filme, sobre representar Spock na sequência de Star Trek e sobre interpretar personagens gays - confira a entrevista a seguir:

American Cinematographer

SFX Magazine
Outra capa de revista que divide com Chris Pine

Pergunta: Você faz o papel de um jovem analista que descobre informações graves que provocam pânico na empresa. Como decidiu que papel representar?
Zachary Quinto: Eu me senti atraído pelo papel. É claro que a relevância social do filme me atraiu, mas há também algo sobre a perspectiva. O filme gera diálogo, ele convida o público a ter sua própria opinião.

Cinema - Germany

SFX Magazine

O que o levou a decidir que era hora de virar produtor, além de ator?
 Isso teve relação direta com a alta de minha carreira, com "Heroes" e "Star Trek". Decidi fundar a produtora depois de ser escolhido para atuar no filme. Ainda faltavam oito meses para começarmos a rodar o filme e mais dois anos antes de ele chegar aos cinemas. Eu vi uma janela aberta e sabia que ela não ficaria aberta para sempre.

Entertainment Weekly
Com o elenco de "Heroes"

Star trek Magazine

Falando em "Star Trek", a quantas anda a sequência? Você deve ter lido o roteiro, deve saber sobre o filme.
Não sei de nada. O roteiro está nas etapas finais, mas só sei o que me disseram porque até agora só estão revelando pontos específicos sobre a trama. Começo a me preparar em novembro, e vamos começar a filmar em meados de janeiro.

Esquire-UK

Star Trek Magazine
Outra capa de revista que divide com Chris Pine

Você também vai voltar à TV em um episódio em duas partes do seriado "American Horror Story" da FX.
Sim, e depois disso acho que vou fazer mais dois episódios antes do final da temporada. Eu faço um fantasma gay. É basicamente algo como um cruzamento de meu personagem (gay) em "So NoTORIous" (seriado da VH!) e meu personagem em "Heroes".

Heroes Magazine

Wizard Magazine

Você acha que representar papéis de gays pode fazer com que você seja estereotipado como ator gay?
Acho que não. Já fiz personagens gays antes. Já fiz personagens heterossexuais. Isso não moldou minha relação com meu trabalho, e todos foram personagens interessantes.

Pittsburgh Magazine

Qual foi sua grande oportunidade profissional?
"Heroes" realmente mudou as coisas para mim. Esse trabalho chegou numa época de vacas magras. Ele realmente mudou minha jornada, criativa e profissionalmente.

SciFi Now

E depois, seu primeiro longa foi "Star Trek!"
Isso foi uma experiência inesperada, que mudou as coisas para mim ainda mais do que eu imaginava. Estar em um seriado de TV, com trabalho regular por quatro anos e ganhando bem, foi o máximo que eu imaginava para mim. Ser lançado em aquele novo nível com o filme foi incrível. E venho trabalhando para aproveitar essa oportunidade ao máximo.

Script Magazine

Zachary Quinto encerrou a entrevista, dizendo que aguarda com expectativa o dia "em que dizer que se é gay não será difícil e não fará diferença".

Nenhum comentário:

Postar um comentário