quarta-feira, 19 de outubro de 2011

LIVVY ERA SAM. SAM ERA INFELIZ. LIVVY É FELIZ. SIMPLES ASSIM.


Um menino britânico surpreendeu seus colegas da escola ao retornar das férias de meio de ano como... menina.

O garoto de 10 anos foi diagnosticado com o chamado transtorno de identidade de gênero - quando um menino ou menina sente que, na verdade, pertence ao outro sexo.

A história foi revelada pelo jornal local Worcester News, da cidade de mesmo nome onde vive a família.
Segundo o jornal, a decisão de aceitar a menina foi tomada pela família durante as férias de agosto.

"Na cabeça dela, ela é uma garota, mas no corpo de um garoto", disse a mãe, de 36 anos de idade.

A condição foi diagnosticada por uma equipe de psiquiatras em Londres, mas a família diz que percebeu as diferenças do menino desde os dois anos de idade.

"Ela prefere brincar de boneca do que de carro", afirmou a mãe.
"Ela é uma garota bem feminina. Quer se vestir de acordo com a última moda. Não tem nada de masculino."

Desde que a história foi revelada, a criança tem recebido manifestações de apoio no Worcester News - segundo a mãe, o carinho dos leitores é um "alívio".

No ano passado, a criança foi ridicularizada por um grupo de adultos que o chamou de "bizarro" em um shopping center -  isso na Inglaterra, um dos países mais cultos do planeta - imaginem o que acontece por aqui.

Reprodução/Daily Mail
Livvy James, 10, ao lado da mãe, Saffron

Depois de ter sua história revelada, Livvy James, 10, disse que está gostando das mudanças pelas quais tem passado.
"Estava tão ansiosa para o meu primeiro dia na escola que não me preocupava o que as pessoas iam falar de mim. Mesmo se me falassem coisas ruins, eu não me importaria. Me senti feliz por poder ser quem eu sou e não ter mais que fingir", disse Livvy, que agora usa saias no uniforme, mudança que ela disse ter "adorado".

A recepção na escola foi positiva.
Em entrevista ao Daily Mail - um dos jornais mais importantes do mundo - Livvy contou que não teve problemas com nenhum de seus amigos, embora alguns ainda continuem a chamá-la pelo antigo nome – Sam.
"Mas é normal. Leva tempo para as pessoas se acostumarem com as mudanças. Tenho um pequeno grupo de amigos próximos que vai me defender se eu precisar."

Alguns pais de colegas de Livvy é que ficaram incomodados com o fato de a escola onde ela estuda ter exibido um vídeo explicativo sobre transtorno de identidade de gênero, sem tê-los avisado antes.
"Meu filho chegou em casa me perguntado o que eram genitálias", disse um dos - toscos - pais ao jornal britânico.
Eu acho que o filho entendeu bem, só quis tirar um barato da cara do troglodita do pai.

A família de Livvy parece ter aceitado a ideia com tranquilidade.
"Ela não escolheu isso. Não houve escolha. Ela é uma garota que por alguma razão estava no corpo de um menino", disse a mãe de Livvy, Saffron.

"Não precisamos saber o porquê; as pessoas não têm que entender isso. Não esperamos isso deles. Nós só não queremos que a chamem de aberração, porque ela não é uma", afirmou.

De minha parte, só posso desejar à Livvy toda sorte, saúde e felicidades do mundo na sua nova - e verdadeira - vida.

*****
Matérias base: Daily Mail e Worcester News
Redação Final: Cláudio Nóvoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário