terça-feira, 11 de outubro de 2011

JOSÉ VASCONCELLOS: UM DOS GRANDES DO HUMOR DO BRASIL PARTIU HOJE


Natural de Rio Branco, no Acré, José Vasconcellos era considerado um dos maiores nomes do humor brasileiro.

Iniciou sua carreira no rádio e logo ganhou destaque interpretando personagens gagos, como o Ruy Barbosa Sá Silva - primeiramente na Escolinha do Professor Raimundo, da Globo, e depois, na Escolinha do Barulho, da Record.

Na década de 60, já era um veterano do que hoje se convencionou chamar de Stand-Up Comedy - um humorista, de cara limpa, só no palco, sem cenários e contando piadas -, modelo que foi seguido, entre outros, por Ary Toledo, Juca Chaves, Chico Anísio e Jô Soares.


Reprodução
Zé Vasconcellos e Chico Anísio, em "A Escolinha do Professor Raimundo

Com os shows e a TV, ficou rico, mas perdeu tudo ao se lançar na aventura chamada Vasconcelândia, um parque de diversões em Guarulhos/SP, que tinha a pretensão de ser a  Disneylândia Brasileira - o projeto moeu toda a sua fortuna, e acabou não sendo realizado.

Em 2005, Zé Vasconcellos deu um show no Programa do Jô, ao interpretar uma de suas piadas mais famosas, a Piada da Vela.

Confira:

Nos últimos anos, o humorista estava afastado dos palcos e da telinha, pois sofria de Alzheimer e tinha problemas nos rins, males que o levaram muitas vezes a ficar internado por longos períodos.

No começo de 2007, Zé Vasconcellos fez sua última aparição na telinha.
Convidado de honra de A Praça é Nossa, ele foi surpreendido no ar pelo convite para trabalhar no programa, feito por Carlos Alberto de Nóbrega.
Infelizmente, o Alzheimer não deixou.

Confira:

Estava internado no Hospital das Clínicas de São Paulo, quando sofreu uma parada cardíaca, na madrugada desta terça (11), morrendo logo depois - tinha 85 anos.

Logo no início da manhã, Rick Régis, sobrinho do comediante, usou o Twitter para dar a informação: "Olá Homero, perdemos o Pai do humor: José Vasconcellos", disse, reportando-se a Homero Salles, diretor do Programa do Gugu e da Escolinha do Gugu.

Prontamente, Homero também escreveu no microblog: "PERDI MAIS UM AMIGO....JOSÉ VASCONCELOS, UM DOS MAIORES HUMORISTAS DO BRASIL...".

Após várias mensagens em tom de homenagem, Homero pediu:
"A nova geração de ’comediantes’ tem obrigação de rever vts de um dos precursores do stand up...ele fazia ’solo’ há decadas".

Segundo amigos da família, o velório de José Vasconcellos deve acontecer ainda hoje.

Ele será cremado, segundo seu próprio desejo, no crematório de Embu das Artes, em SP.

O humorista deixa sua esposa,  Irene, e quatro filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário