quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ESCOLA EM CAMPINAS RECEBE JOVENS LGBTs DISCRIMINADOS EM ESCOLAS CONVENCIONAIS



Conhecida como a primeira escola gay do Brasil, a Escola Jovem LGBT quase passa despercebida no pacato bairro residencial em que está instalada, na cidade de Campinas (SP).

Dentro da casa de seis cômodos, cerca de 30 jovens LGBT participam gratuitamente de aulas de música, teatro e de produção de revistas, todas voltadas para o universo gay.

A ideia nasceu há dez anos, a partir de e-mails trocados pelo fundador, o jornalista Deco Ribeiro, com outros jovens que passavam pelas mesmas angústias que ele. 
Hoje com 39 anos, Deco conta que se descobriu homossexual no início da adolescência, aos 13.

“Eu achava que era o único gay da minha escola, da minha rua, da minha cidade. Com a internet, descobri que muitos passavam pelo mesmo que eu”, lembra.

Cena G
A placa na fachada da escola

Em 2009, o projeto de Deco para uma escola de artes voltada para jovens LGBT venceu um edital do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. 
Único dos 350 candidatos a propor a criação de um centro cultural voltado para a diversidade sexual e de gênero, o projeto passou a ser um dos Pontos de Cultura do Estado e a receber uma verba de 60 mil reais por ano.

Apesar do foco no mundo gay, héteros também são bem-vindos na escola. 
Atualmente, duas meninas heterossexuais participam das oficinas de revista.

Todos os fins de semana, jovens gays, bissexuais e travestis entre 14 e 24 anos organizam-se nas três turmas de dez alunos da escola.

Além dos três cursos em vigor hoje - criação de revista, música e teatro -, a escola já ofereceu aulas de dança, criação de fanzines e um curso livre de defesa pessoal. 

Ministrada por um especialista em artes marciais, o curso era focado em como evitar e como escapar de agressões.

Se eu tivesse grana, ela iria toda para projetos como esse.
*****
Matéria do site Cena G

Nenhum comentário:

Postar um comentário