segunda-feira, 17 de outubro de 2011

'A HISTÓRIA DE EVA' TEM PRECIOSOS DETALHES DE COMO UMA ADOLESCENTE JUDIA SOBREVIVEU AO HOLOCAUSTO, E POR ISSO É LEITURA IMPERDÍVEL


A História de Eva - Ed. Record - revela como como a adolescente Eva Schloss conseguiu enfrentar as privações da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), passar pelo pesadelo de Auschwitz-Birkenau -maior conjunto de campos de concentração nazista -, e sobrever com sua mãe ao Holocausto.

Escrito pela própria Eva em parceria com Evelyn Julia Kent, o livro conta com preciosos detalhes a vida da garota desde os momentos que precederam a guerra até a conclusão do conflito - entre os seus 10 e 16 anos - e consegue retratar como a personalidade da autora e a educação que recebeu permitiram que superasse todas as provações às quais foi exposta e como era a relação dela com os pais e o irmão.

O relato de Eva é considerado pela crítica mundial como uma continuação do Diário de Anne Frank - BestBolso, 2007 - um dos relatos sobre o Holocausto mais conhecidos do mundo.

Eva e Anne viveram no mesmo conjunto habitacional na Holanda, país para o qual suas famílias, austríacas e que se conheciam de vista, haviam fugido da perseguição alemã aos judeus.

Enquanto o livro de Anne retrata o período em que sua família viveu em um compartimento secreto até serem denunciados e capturados, Eva fala também do que aconteceu depois, quando os judeus foram levados para prisões holandesas e posteriormente para os campos, onde eram torturados, obrigados a trabalhos forçados e, infelizmente para a grande maioria, assassinados aos milhões.

Eva sobreviveu por pouco à triagem feita na chegada a Birkenau: nela, velhos e crianças eram selecionados para a câmara de gás, só que, vestida com um casaco de adulto, ela confundiu o guarda da triagem e logo se tornou uma das mais jovens do seu grupo de prisioneiras.

Em Birkenau, Eva passou por fome extrema, espancamentos, torturas físicas e psicológicas, frio, doenças, ataques de parasitas e até um assustador encontro com o médico Josef Mengele (1911-1979), que fazia experimentos cruéis com os prisioneiros e é considerado um dos maiores homicidas da história da Humanidade em todos os tempos.

Por sorte e persistência, conseguiu sobreviver com sua mãe - seu pai e irmão não resistiram.

Anne Frank (1929-1945) também morreu em um dos campos, de tifo, depois de ser transferida com sua irmã de Auschwitz-Birkenau para o campo Bergen-Belsen.

Seu pai, Otto Frank (1889-1980), foi o único sobrevivente da família e, por uma dessas felicidades da vida, se casou com a mãe de Eva, o que fez dela irmã póstuma de Anne.

Abraão David Lukas
Eva Schloss em SP, em novembro de 2010 

Conheci a Sra. Eva Schloss meses atrás, quando ela esteve em São Paulo para o lançamento do livro, e o encontro - no clube A Hebraica - foi uma das melhores experiências que eu já tive em vida.

Tranquila,  gestos elegantes, Eva puxou a manga da camisa para mostrar, tatuado no braço, o número que por meses, como prisioneira do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, fez dela parte de um índice.

A tinta está borrada, mas pode-se ver alguns caracteres: um A, um 2, um 5.
”Nos tratavam como animais, nunca diziam os nossos nomes”, lembrou Eva.

Um rapaz ao meu lado, muito emocionado, pergunta a ela: 
"Até quando devemos discutir o Holocausto?

E Eva, na lata: “Até quando houver racismo”, diz, para só depois enumerar atrocidades humanas mundo afora.
“Há gente que diz que o Holocausto é uma invenção ou que não é tudo o que dizem. É por isso que relatos como o meu são importantes, e cada vez mais, já que em breve não restarão vítimas para contar o que viveram.”

Foi por isso, diz, que não pensou em nenhum momento em desistir de escrever o livro, trabalho que consumiu dois anos duros, mas recompensadores.

Hoje, depois de passar para o papel a sua história e de repeti-la aonde quer que vá com paciência de professora, Eva não tem mais os pesadelos recorrentes que por anos a fizeram acordar assustada no meio da noite - neles, caminhava por uma rua ensolarada que de repente escurecia e ela então se via prestes a cair em um buraco obscuro.

O foi lançado pela primeira vez na Inglaterra em 1986 e já foi traduzido para pelo menos oito idiomas.

A História de Eva
Título: A História de Eva
Subtítulo: Como a Meia-irmã de Anne Frank Sobreviveu ao Holocausto
Autor: Eva Schloss, Evelyn Julia Kent
Tradução: Vitor Paolozzi
Editora: Record
Edição: 1
Ano: 2010
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 256 páginas
Quanto: R$33,90
Onde Comprar: Livraria da Folha
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário