sábado, 15 de outubro de 2011

FESTIVAL DO RIO: MESTRE DO TERROR, DIRETOR ITALIANO DARIO ARGENTO GANHA RETROSPECTIVA


São poucos os cineastas que guardam uma legião de fãs devotados, mas o mestre do horror italiano Dario Argento não se surpreende: "Sempre encontro uma nova geração de admiradores. Há algo nos meus filmes que toca o coração dos jovens", diz.

Filho do produtor italiano Salvatore Argento e da fotógrafa brasileira Elda Luxardo, ele está no Brasil para prestigiar retrospectiva com suas obras no Festival do Rio.

Não é sua primeira vez no país.
"Parte da nossa família morava na Bahia, e me lembro de ouvir histórias de macumba. Imagino que esse lado obscuro da cultura brasileira tenha me influenciado."

Diz que seu estilo "nasceu instintivamente".
"Se tivesse ouvido meu pai, seria um diretor de comédias italianas."

O trabalho da mãe teve influência mais decisiva:
"Ela fazia retratos das grandes estrelas como Sophia Loren e Claudia Cardinale. Prestava atenção em como ela iluminava as atrizes. Aos poucos, fui entendendo o segredo".

Paula Giolito/Folhapress
O cineasta italiano Dario Argento, 71, um dos convidados do Festival do Rio

Uma onda de remakes de seus filmes deve chegar aos cinemas nos próximos anos: Suspiria(1977) poderá ganhar nova versão sob a direção de David Gordon Green.

Sobre isso Argento opina:
"Não gostaria que o projeto fosse adiante. Não por ciúme. É que remakes são feitos por razões financeiras. Quando você faz filmes exclusivamente por dinheiro, o resultado costuma ser terrível."

O diretor não rejeita a tecnologia digital, mas não gosta do aspecto de "videogame" de muitas produções atuais - acaba de rodar seu primeiro filme em 3D, Drácula 3D, em pós-produção.
"Os filmes não parecem ter sido feitos para o cinema, mas para o Playstation."
"A profundidade me interessa. Acho que o 3D vai ser como a cor: uma possibilidade estética que os cineastas precisam aprender a usar."

E refuta mudar seu estilo:
"Por que um cineasta precisa se reinventar o tempo todo? Se você faz filmes fiéis, vai tocar as pessoas. O segredo é a sinceridade".
*****
Matéria de Pedro Butcher, para o UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário