terça-feira, 25 de outubro de 2011

PAPEL MAIS MARCANTE DE WHOOPI GOLDBERG, CELIE - DE 'A COR PÚRPURA' - FINALMENTE PODE SER VISTA EM BLU-RAY


Drama dirigido por Steven Spielberg e cujo Blu-ray  já está nas lojas, A Cor Púrpura (1985) marcou a história do cinema de diferentes formas.

Primeiro, por se tratar de um longa que promoveu duas estreias de peso: aqui, a acima da média Whoopi Goldberg tem na protagonista Celie seu primeiro - e principal -  papel nas telonas, bem como a uber-apresentadora Oprah Winfrey faz sua primeira incursão na dramaturgia.

Depois, e não menos importantes, são os temas delicados que a história aborda, como o racismo e a exploração sexual, numa trama bem dirigida e bem interpretada, capaz de arrancar lágrimas até da mais seca das criaturas.

Aqui, no início do século 20, na Geórgia, sul dos Estados Unidos, Celie tem apenas 14 anos e é violentada pelo pai.

Ainda na adolescência, Celie torna-se mãe de duas crianças e, assim que os filhos nascem, ela é dada de presente para Albert - Danny Glover, pré saga Máquina Mortífera -, um homem que a maltrata e escraviza.

Para suportar a dura vida que leva, a jovem escreve cartas à sua irmã Nellie, missionária na África - escritas secretamente, ela revela toda a dor e maus tratos que sofre, narrando sua dura história.

Sua vida muda quando pessoas especiais, entre elas o filho de Albert e Sofia - Oprah Winfrey - a ajudam e lhe dão força para suportar as dificuldades, adquirindo consciência do mundo de oportunidades à sua volta.

Arquivos do Klau
Whoopi Goldberg, em cena como Celie em "A Cor Púrpura", longa de Steven Spielberg

O filme é baseado no romance homônimo de Alice Walker - lançado em 1982, recebeu o Prêmio Pulitzer no ano seguinte - e foi indicado a onze Oscar - mas não levou nenhum.

Mesmo assim, A Cor Púrpura é, para mim, um dos melhores filmes já feitos.

Premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama por esse papel, é uma pena que Whoopi tenha uma carreira tão irregular, onde desempenhos espetaculares como essa Celie sejam eclipsados por incontáveis bombas que ela fez - e ainda faz.

Se a atriz é sempre lembrada pela médium fajuta que interpretou em Ghost: do Outro Lado da Vida (1990) - papel que lhe deu o Oscar e o Globo de Ouro de Coadjuvante - e pela amante de gangster que se esconde num convento de freiras - em Mudança de Hábito (1991) -, dois papéis onde ela faz comédia, é com Celie que essa atriz acima da média mostra todo o seu talento.

Filmaço.

A Cor Púrpura
Título Original: 
The Color Purple
Título do Blu-Ray: 
A Cor Púrpura
Diretor: 
Steven Spielberg
Elenco em Ordem Alfabética:
Adolph Caesar
Akosua Busia
Dana Ivey
Danny Glover
Desreta Jackson
Margaret Avery
Oprah Winfrey
Rae Dawn Chong
Whoopi Goldberg
Willard E. Pugh
Estúdio:
Warner Home Video
Tipo de mídia:
Blu-Ray
Quantidade de discos:
1
País de produção:
EUA
Duração:
154 minutos
Formato de tela:
Widescreen Anamórfico
Sistemas de som:
Dolby Digital 5.1
Preto e Branco/Colorido:
Colorido
Idiomas:
Inglês e Português
Legendas:
Português e Inglês
Quanto: 
R$49,90
Onde Comprar:
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário