sexta-feira, 7 de outubro de 2011

'A HORA DO ESPANTO' TEM AÇÃO E ROTEIRO, MAS FALTA UM VILÃO QUE COLIN FARRELL NÃO CONSEGUIU SER


Nessa inesgotável onda de remakes pelo qual o cinema americano passa, os filmes que foram sucesso nos anos 80 são os mais resgatados.

Infelizmente, a maioria deles resulta em projetos capengas, mesmo contando com elencos estelares e recheados com nomes da moda.

O que acontece, é que querem inventar tanto em cima do roteiro original, que acabam errando a mão.

É o que acontece com essa refilmagem de um dos grandes sucessos dos anos 80, o terrir - terror com humor - A Hora do Espanto, que estreia hoje em todo o brasil, refilmada por Craig Gillespie, diretor da comédia A Garota Ideal (2007).

A trama do roteiro original, um garoto que descobre que o vizinho é vampiro mas ninguém acredita, é o mesma.

Até os nomes dos personagens principais não mudaram - só o da mãe do garoto.

O garoto é de novo Charlie Brewster - agora interpretado pelo jovem russo Anton Yelchin, de Um Novo Despertar, aquele filme em que Mel Gibson contracena com um castor de pelúcia- e o vampiro ao lado é também Jerry - o irlandês Colin Farrell, de Alexandre.

Divulgação
O ator russo Anton Yelchin, em cena do filme

Como a namorada do garoto, Amy, temos a inglesa Imogen Poots,o amigo chato de Charlie, Ed, é interpretado pelo norte-americano Christopher Mintz-Plasse, e a mãe de Charlie - agora chamada Jane - pela australiana Toni Collette.

Divulgação
Anton Yelchin e Christopher Mintz-Plasse, em cena do filme

Se nos 80, o guru de um programa místico de televisão, Peter Vincent, que ajuda o garoto na caça ao vampiro, era interpretado por Roddy McDowall, aqui ele é defendido com muito humor pelo escocês David Tennant - da série britânica Dr.Who.

Um elenco internacional, enfim.

Divulgação
David Tennant, em cena do filme

Se o duelo central acontece mesmo entre o jovem Charlie - lutando para proteger a mãe, a namorada e a vizinhança, um subúrbio de Las Vegas - e o faminto vampiro, um outro enfrentamento, na parte final, opõe também Jerry e o guru Peter Vincent, onde até o contraste de sotaques entre os dois torna-se um detalhe irônico.

Como um especialista em artes secretas que vem dar uma ajuda a Charlie, lutando contra o vampiro dentro de sua própria fortaleza - uma casa com profundos subterrâneos e janelas cobertas para impedir a entrada de luz -, Tennant não raro rouba a cena como o personagem mais anárquico de todos, aproveitando para dar vazão a um humor negro em que ele se mostra extremamente à vontade.

Se nas cenas iniciais ele consegue fazer um vampiro charmoso e galanteador, com o desenrolar da trama Colin Farrell parece muitas vezes não saber o que está fazendo neste filme - não que ele esteja mal, mas Farrell, um ator versátil -  capaz de interpretar um personagem frágil e romântico em Ondine e não estranho ao humor negro como o matador azarado de Na Mira do Chefe -  aqui parece meio fora da proposta do personagem.

Divulgação
Colin Farrell interpreta Jerry, o vampiro do filme

Isso acontece sempre em que franquias que visam a plateia adolescente, como A Hora do Espanto, trabalham em cima da estética dos contrastes, da acumulação e dos excessos - assim, há a diferença, até física, entre o herói adolescente, branquelo e fraquinho, e o vampiro, sensual e saradão.

Os incidentes entre os dois vão se sucedendo, assim como os ataques do chupador de sangue, que provocam inúmeros desaparecimentos na vizinhança e na escola, sem que isso mobilize nenhuma investigação policial séria, um atentado contra a lógica - só que não é o que se procura num filme do gênero.

Os excessos estão no sangue derramado aos litros, mas que não chegam a justificar o pagamento de um ingresso mais caro para assistir à versão 3D.

Como a maioria das cenas são noturnas e as versões em 3D do filme são ainda mais escuras, se você não for um bom identificador de vozes, vai ficar sem saber quem está contracenando com quem -  não gaste dinheiro à toa e assista em cópia normal.

Divulgação
O embate final entre os protagonistas

De resto, é diversão, mas só para quem gosta do tema e de cenas do mais puro humor negro - mas que faltou um vilão, faltou.

Confira o trailer do filme:

*****
A HORA DO ESPANTO
Título original:
Fright Night
Diretor:
Craig Gillespie
Elenco:
Colin Farrell
David Tennant
Anton Yelchin
Christopher Mintz-Plasse
Toni Collette
Imogen Poots
Dave Franco
Reid Ewing
Emily Montague
Tina Borek
Produção:
Michael De Luca
Michael J. Gaeta
Alison R. Rosenzweig
Roteiro:
Marti Noxon, baseado em história de Tom Holland
Fotografia:
Javier Aguirresarobe
Trilha Sonora:
Ramin Djawadi
Duração:
97 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Terror
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Disney
Estúdio:
DreamWorks SKG
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário