sexta-feira, 14 de outubro de 2011

'OS TRÊS MOSQUETEIROS': AVENTURA DE PRIMEIRA, COM EXATO USO DO 3D


Juntando-se às incontáveis versões cinematográficas do famoso romance de 1844 do francês Alexandre Dumas, Pai no cinema, Os Três Mosqueteiros 3D, do diretor inglês Paul W. S. Anderson - de Alien vs. Predador - toma o máximo de liberdade em relação ao texto original ao investir mais em inusitadas batalhas aéreas do que em duelos de capa e espada.

O filme estreou em circuito nacional no feriado de quarta (12),em versões convencionais e 3D, em cópias dubladas e legendadas.

Para encaixar as batalhas aéreas em pleno século 17 - época em que se passa a história, e onde nem balão havia - os roteiristas Alex Litvak e Andrew Davies foram buscar inspiração nos projetos pioneiros de Leonardo Da Vinci.

Assim, logo no começo do filme, acompanhamos uma intensa movimentação numa cripta, para a captura do projeto de uma máquina de guerra voadora de Da Vinci - para a qual se unem os três mosqueteiros, Athos - Matthew Macfadyen -, Porthos - Ray Stevenson - e Aramis - Luke Evans -, sempre ajudados pela espiã Milady de Winter - Milla Jovovich, cada dia mais boa atriz, e aqui gostosíssima - por quem Athos é apaixonado.

Twitter da Atriz
 Milla Jovovich como a  Milady de Winter - má, gostosa e boa atriz

Essa sequência,ambientada em Veneza, é uma das melhores do filme, mas logo acontece a traição de Milady, que está na realidade a serviço do cardeal Richelieu - Christoph Waltz, sen-sa-cio-nal -, uma espécie de Zé Dirceu de sua época e que está por trás do trono francês, ocupado naquele momento por um ingênuo garoto, Louis 13 - Freddie Fox.

Como na França ninguém sabe da verdadeira agenda do traiçoeiro Dirceu, quero dizer, Richelieu, o fracasso dos Mosqueteiros sai muito caro: o trio é jogado para escanteio, até que chega do interior o pretendente a quarto membro da trupe, o jovem D'Artagnan - o acima da média Logan Lerman, que brilhou em Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

Divulgação
Matthew Macfadyen, Logan Lerman, Ray Stevenson e Luke Evans , em cena do filme

Cheio de garra e vontade de lutar, o garoto traz sangue novo ao trio veterano, e ainda ganha a simpatia do rei, a quem D'Artagnan dá até conselhos amorosos, ensinando-o como se aproximar mais da rainha Anne - Juno Temple, com espartilho apertadíssimo, e os peitos que parecem sempre prontos a a saltar pra fora.

O grande desafio dos Mosqueteiros começa mesmo com a visita do enviado da Inglaterra, o Duque de Buckingham - Orlando Bloom, afetadíssimo - supostamente para negociar um armistício com a França - Buckingham desembarca a bordo de um navio voador, a máquina projetada por Da Vinci, que foi construída para a supremacia militar britânica, dotada de vários canhões.

Divulgação
Orlando Bloom - à frente - e Christoph Waltz - atras - em cena do filme

Athos, Porthos, Aramis e D'Artagnan vão ter que se deslocar para a Inglaterra, não só para capturar a máquina de guerra e os seus planos, como também uma joia roubada da rainha - que, por tramoia do cardeal, foi parar entre as coisas de Buckingham, só para intriga-la com o rei.

Como acontece quase sempre neste tipo de aventura, os melhores momentos do filme são protagonizados pelos vilões - um deles é o braço direito do cardeal, Rochefort - o ator dinamarquês Mads Mikkelsen, de Depois do Casamento - que dá duro especialmente para cima de D'Artagnan, que, tadinho, vai ter que lutar muito por sua vida diante deste sujeito malvado - e que parece gostar muito disso.

Divulgação
Christoph Waltz e Mila Jovovich, em cena do filme

Com foco total nas sequências aéreas, os efeitos especiais dominam boa parte do filme, que procura manter do texto original alguma noção de honra e patriotismo dos Mosqueteiros - ironia numa produção Alemanha/França/Inglaterra/EUA e falada em inglês.

Para não deixar de fora o público feminino, toda esta ação, que visa valorizar o 3D - aqui muito bem empregado - é constantemente pontuada com tramas românticas, envolvendo o rei e a rainha, Athos, Milady e Buckingham e até o jovem D'Artagnan com uma ama real, Constance - Gabrielle Wilde.

Com tantas peripécias, o filme é movimentado, muitas vezes divertido, sem ser original ao texto de Dumas Pai, porquê, com batalhas de navios - mesmo trocando os mares pelos céus - e Orlando Bloom no elenco, fica impossível não lembrarmos de Piratas do Caribe.

Para mim, que assisti a várias versões da história para as telonas, essa foi uma grata surpresa.

Confira o trailer do filme:

*****
OS TRÊS MOSQUETEIROS 3D
Título original:
The Three Musketeers
Diretor:
Paul W.S. Anderson
Elenco:
Logan Lerman
Milla Jovovich
Orlando Bloom
Matthew Macfadyen
Christoph Waltz
Luke Evans
Ray Stevenson
E Grande Elenco
Produção:
Robert Kulzer, Jeremy Bolt, Paul W.S. Anderson
Roteiro:
Andrew Davies, Alex Litvak, baseado na obra de Alexandre Dumas, Pai
Fotografia:
Glen MacPherson
Trilha Sonora:
Paul Haslinger
Duração:
110 min.
Ano:
2011
País:
Alemanha/França/Inglaterra/EUA 
Gênero:
Aventura
Cor:
Colorido
Distribuidora:
PlayArte
Estúdio:
Impact Pictures
Classificação:
10 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário