sexta-feira, 28 de outubro de 2011

"O PALHAÇO": SELTON MELLO BRILHA, TANTO COMO BENJAMIN, O 'FOREST GUMP' BRASILEIRO, COMO DIRETOR SEGURO E MADURO


Quem me conhece sabe que eu tenho pavor de palhaço, desde criança.

Quando penso que essa paúra passou, sempre acontece algo pra me fazer sofrer, como na semana passada, quando fui ao Hemocentro do HC e dei de cara com um palhaço vestido de doutor - quase desisti e voltei.

Imaginem então, eu me abalar até o escurinho do cinema, para ver um filme chamado O Palhaço!

Se sua estreia atrás das câmeras - Feliz Natal (2008) - era um filme repleto de citações e com uma narrativa que se encerrava num universo quase asfixiante, no qual personagens desesperados buscavam salvação e quase nunca encontravam, em seu segundo longa como diretor, Selton Mello mostra-se um diretor seguro e maduro.

Em O Palhaço, Selton  interpreta o protagonista Benjamin e caminha por outros rumos, num longa que tem vida própria, mesmo que aqui e ali encontremos pitadas de outros cineastas, ajudado pela lenda Paulo José, que interpreta com apurado timing o pai e dono do circo, Valdemar.

Divulgação
Selton mello, em cena do filme

Para qualquer personagem, seja no cinema ou na literatura, obter sua independência é uma viagem, que pode ganhar tons metafóricos.
Aqui, Benjamin cai no mundo em busca de um ventilador e um amor, desculpas bobas, porque o que ele quer mesmo é encontrar sozinho sua identidade.

Fazer essa viagem é abrir mão do velho para abraçar o novo - o palhaço perde o circo para ganhar o mundo.

Divulgação
A Lenda Paulo José, em cena do filme

Personagens estranhos cruzam o caminho de Benjamim, e eles são a prova de que, de perto, ninguém é normal, e também são a oportunidade que Selton encontrou para resgatar e homenagear ídolos de sua infância: o ex-garoto-propaganda Ferrugem aparece como o atendente de uma prefeitura; o eterno Zé Bonitinho, Jorge Loredo; e Moacyr Franco, cujo personagem domina sua única cena de tal forma que o ator - estreante nas telonas - saiu do Festival de Paulínia com o prêmio de melhor coadjuvante, em julho passado - o filme também levou os prêmios de roteiro, figurino e direção.

Divulgação
Moacyr Franco, em cena do filme

Benjamim precisa sair do centro do picadeiro para descobrir o seu verdadeiro lugar, numa viagem que lembra muito a saga de Forest Gump.

Selton precisou se tornar diretor para se reinventar como ator - fazendo muito bem as duas funções, tanto que eu mergulhei na história e nem me lembrei do meu pavor de palhaço.

Mas uma prova de que Selton Mello é o maior e melhor nome da sua geração e que seu filme é uma comovente homenagem, não só aos artistas de circo, mas de todos que tem a interpretação como seu ofício.

Confira o trailer do filme:

*****
O PALHAÇO
Diretor:
Selton Mello
Elenco:
Selton Mello
Paulo José
Giselle Indrid
Moacyr Franco
Erom Cordeiro
Produção:
Vânia Catani
Selton Mello
Roteiro:
Selton Mello
Marcelo Vindicatto
Fotografia:
Adrian Teijido
Trilha Sonora:
Plínio Profeta
Duração:
90 min.
Ano:
2011
País:
Brasil
Gênero:
Comédia Dramática
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdio:
Bananeira Filmes
Classificação:
10 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário