sexta-feira, 21 de outubro de 2011

'GIGANTES DE AÇO': MAIS DO QUE UMA AVENTURA DE ROBÔS LUTADORES, FILME CONTA HISTÓRIA DE UMA RELAÇÃO DE UM PAI COM SEU FILHO


Destronando o esperadíssimo remake de Footloose nas bilheterias americanas, a aventura Gigantes de Aço pode parecer um projeto até simples, mas tem bastidores poderosos: produção de Steven Spielberg, Hugh Jackman como protagonista e direção de Shawn Levy.

O filme é baseado em um conto - Steel (1954) - de Richard Matheson, celebrado autor de livros e roteiros de fantasia, terror e ficção científica e conhecido por colocar pessoas comuns em situações excêntricas, que contribuiu para a série Além da Imaginação e escreveu Eu Sou a Lenda, base dos filmes Mortos que Matam(1964), com Vincent Price, A Última Esperança da Terra (1971), com Charlton Heston e Eu sou a Lenda (2007) com Will Smith - foi de Matheson também a ideia do primeiro filme de Spielberg, Encurralado (1971).

Aqui, num futuro próximo - 2020 - os esportes de luta foram banidos pela intensa violência que apresentavam, e as pessoas ficaram tão sedentas para ver sangue nos ringues que precisaram substituir os lutadores por robôs.

Charlie Kenton - Hugh Jackman - é um ex-boxeador sem sorte nenhuma, que negocia robôs de briga sucateados para conseguir sobreviver.

A situação dele piora quando morre a mãe de seu filho de 11 anos, Max - Dakota Goyo -, que Charlie nunca quis conhecer.

Divulgação
Hugh Jackman e Dakota Goyo, em cena do filme

Como a guarda do garoto é disputada pelos tios ricos, Debra - Hope Davis - e Marvin -James Rebhorn -, Charlie percebe uma oportunidade de negócio, ou seja, uma boa grana pela custódia do garoto, esquema aceito pelos tio com a condição de que o pai passe o verão com o garoto para que ele consiga viajar tranquilo com a esposa.

Situação chocante sob diversos pontos de vista, o insólito desenvolvimento desse relacionamento é bem-trabalhado por um roteiro que aposta no humor ácido, pelo menos a princípio, para integrar os personagens, e chega a ser assustadora a naturalidade com que o jovem ator Dakota Goyo diz "se me vendeu, pelo menos mereço a metade do pagamento" - que depois se transforma em piada.

Em outra cena que demonstra o desleixo do pai com o filho, Max cai de um penhasco dentro de um ferro velho e é salvo por um robô, que estava por ali semienterrado.
O rapaz se apega a seu salvador, que recebe o nome de Atom, e força o pai a colocá-lo em lutas, mostrando que um campeão pode vir de qualquer lugar, até mesmo do entulho.

Divulgação
Charlie treinando Atom, em cena do filme

Assim, Atom passa a ser o elo que aproxima pai e filho para que a relação familiar dê certo.

John Gatins, Dan Gilroy e Jeremy Leven, que assinam a adaptação da história e o roteiro, mantêm a complexidade moral de pessoas comuns em situações bizarras - um dos temas de Matheson - acrescentando novos elementos, como a relação entre o garoto e o pai - Spielberg puro - e um humor condescendente, do qual o diretor canadense Shawn Levy também gosta.

Destaque também para as referências à franquia Rocky, em especial à última luta, quando o campeão Zeus - pai de Apollo - é desafiado por Atom.

As lutas - cujos movimentos foram capturados pela produção a partir de lutadores reais, supervisionados pelo astro do boxe Sugar Ray Leonard - são outro ponto forte do filme.

Divulgação
A lenda Sugar Ray Leonard com Hugh Jackman, no set de filmagem de "Gigantes de Aço"

Diversão que não compromete, mas que já foi vista, revista e recontada diversas vezes.

Confira o trailer do filme:
*****

GIGANTES DE AÇO
Título Original:
Real Steel
Diretor:
Shawn Levy
Elenco Principal:
Hugh Jackman
Dakota Goyo
Evangeline Lilly
Anthony Mackie
Kevin Durand
Hope Davis
Produção:
Shawn Levy
Susan Montford
Don Murphy
Robert Zemeckis
Roteiro:
Leslie Bohem
John Gatins
Dan Gilroy
Jeremy Leven
Fotografia:
Mauro Fiore
Trilha Sonora:
Danny Elfman
Duração:
129 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Ação
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Disney
Estúdio:
Angry Films
DreamWorks SKG
ImageMovers
Classificação:
10 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário