segunda-feira, 17 de outubro de 2011

'O ADVOGADO DO DIABO', DE MORRIS WEST, VAI FUNDO NO DILEMA DE UM PADRE À BEIRA DA MORTE


Os bastidores de grupos religiosos sempre inspiraram escritores - como O Símbolo Perdido, de Dan Brown, e Caim, de José Saramago.

Entre os escritores que melhor exploraram o tema, sem dúvida está o australiano Morris West, autor do clássico O Advogado do Diabo - que já ganhou adaptações para o cinema muito aquém do livro.

No livro, West apresenta a política por trás da santificação, quando interesses maiores da Igreja Católica ou de terceiros podem pressionar a mudança dos fatos históricos.

Durante um processo de canonização, um investigador do Vaticano visita um vilarejo miserável do sul da Itália, nos primeiros anos após a Segunda Guerra Mundial.

O suposto santo é Giacomo Nerone, um homem que foi morto por comunistas nos últimos dias do conflito e que foi proclamado santo pelos habitantes locais após a sua morte.

O "advogado do diabo" é o padre Braise Meredith, que recebe o diagnóstico de que tem poucos meses de vida e como último trabalho para a igreja precisa separar milagres reais das superstições dos camponeses.

Ao longo de sua investigação ele entrevista diversos personagens locais e suas relações com Nerone, e encontra problemas que poderiam impedir a canonização.

Aí está o grande conflito interno do padre Meredith: seria justo mentir sobre alguns dados ao Vaticano tendo em vista o bem que a canonização traria a todas aquelas pessoas do povoado?

O livro foi adaptado para o cinema, primeiramente em uma produção alemã de 1977 dirigida por Guy Green e com o nome Des Teufels Advokat - muito ruim.

Em 1997, Hollywood lançou um filme homônimo com Keanu Reeves -  no papel principal de um advogado competente e ambicioso que, incapaz de pensar em perder um caso, não hesita em defender professores que abusam de alunas em Nova York, retratada como uma "cidade do diabo" - onde a trama não tinha nada a ver com o livro, só o nome foi aproveitado.

O livro é muito bem escrito, West sabe contar uma história e torna seus personagens muito verdadeiros.

O Advogado do Diabo
Coleção: Clássicos do Best Seller
Título: O Advogado do Diabo
Autor: Morris West
Tradução: Flávia Villas-Boas
Editora: Record
Edição: 1
Ano: 1998
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 304 páginas
Quanto: R$34,32
Onde Comprar: Livraria da Folha
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário