sexta-feira, 28 de outubro de 2011

'CONTÁGIO' É UM SODERBERGH FÁCIL DE ESQUECER


O diretor Steven Soderbergh já tem um Oscar - por Traffic (2000) - fama e grana conquistados principalmente por ter se tornado um produtor de sucessos de bilheteria e por ser amigo de grandes nomes das telonas - como Matt Damon, Julia Roberts, Brad Pitt e George Clooney, que estrelaram, sob sua direção, Onze Homens e um Segredo (2001) e suas continuações.

Sempre ativo e com vontade de experimentar coisas novas, ele topou dirigir seu primeiro filme-catástrofe, cuja trama é a disseminação de um vírus letal e misterioso, causando milhares de mortes, pânico e mobilização das autoridades por todo o planeta.

Contágio não acrescenta nada à sua gloriosa carreira, somente alguns milhões de dólares a mais na conta,atribuído ao elenco de astros e estrelas que recheiam todo o filme, desde Matt Damon - que já estrelou vários filmes de Soderbergh, incluindo o recente O Desinformante (2009) - a Laurence Fishburne , Jude Law, Gwyneth Paltrow, Kate Winslet e Marion Cotillard.

Paltrow interpreta a executiva Beth Emhoff, que se sente mal no aeroporto de Chicago e se torna uma das primeiras vítimas do vírus, que surge também na China - onde a executiva esteve recentemente.

Divulgação
Gwyneth Paltrow, em cena do filme como a executiva Beth Emhoff

Sua morte coloca em quarentena sua família, incluindo o marido, Mitch - Damon - e os filhos, em Minneapolis.

Por algum motivo que a trama nunca esclarece, Mitch é imune ao vírus, o que vai lhe dar algum destaque na história, aliás, um dos poucos personagens a ganhar um pouco mais de tempo na telona, além dos médicos e autoridades que tentam combater o vírus, com providências burocráticas e um bla-bla-blá técnico que é o principal problema do filme para ter a cumplicidade do público.

A única que se aproxima do espectador é a especialista médica Erin Mears - interpretada pela competência habitual por Kate Winslet - , que viaja aos locais onde aparecem mais casos por ordem de seu chefe, Ellis Cheever - Laurence Fishburne, no piloto automático -, sugerindo medidas de contenção.

Divulgação
Kate Winslet, em cena do filme

Já a especialista da Organização Mundial de Saúde Leonora Orantes é pouco vista, mesmo sendo interpretada pela competente Marion Cotillard.

Embora na história - com argumento e roteiro do produtor Scott Z. Burns - tenha o vírus rápido e mortal como o vilão da vez, merece destaque também o jornalista - e blogueiro! - Alan Krumwiede, interpretado por Jude Law.
Com prótese dentária que deixa o intérprete feioso e fazendo um sotaque estranho, o blogueiro ganha notoriedade com teorias da conspiração, ganhando milhões de leitores em seu blog, em que sugere medidas como a medicina natural para controlar a epidemia.

Divulgação
marion Cottilard interpreta Leonora Orantes, especialista da OMS

Com qualidade técnica e uma produção caprichada, em Contágio, Soderbergh procura o realismo, mesmo diante de algumas imagens das mais nojentas - inclusive uma autópsia, mostrada com riqueza de detalhes, de fazer corar os legistas das séries CSI - onde telas de computadores, gráficos, tabelas e cenas de deslocamento de tropas militares contribuem para a criação de um clima de neurose coletiva.

Só que nem tudo isso e o elenco estelar salvam o filme, que é muito frio - e a principal razão é a falta de heróis por quem o público possa torcer.

Matt Damon, que na primeira metade do filme aparece muito, some um bom tempo e só volta no final, e até um dos médicos que mobilizava a simpatia morre no meio do caminho.

Divulgação
Matt Damon aparece no começo, some e depois só aparece no final do filme - na cena, o médico o informa da morte de sua mulher

O diretor Soderbergh preferiu aqui, nitidamente, focar a história no medo e no caos, mas foi uma opção que, infelizmente, não deu certo.

Confira o trailer do filme:

*****
CONTÁGIO
Título original:
Contagion
Diretor:
Steven Soderbergh
Elenco:
Matt Damon
Marion Cotillard
Kate Winslet
Gwyneth Paltrow
Jude Law
Laurence Fishburne
John Hawkes
Tien You Chui
Josie Ho
Daria Strokous
Produção:
Gregory Jacobs
Michael Shamberg
Stacey Sher
Steven Soderbergh
Roteiro:
Scott Z. Burns
Fotografia:
Steven Soderbergh
Trilha Sonora:
Cliff Martinez
Duração:
106 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Ação
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Participant Media
Double Feature Films
Warner Bros. Pictures
Imagenation Abu Dhabi FZ
Regency Enterprises
Classificação: 
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário