sexta-feira, 28 de outubro de 2011

'O ASTRO', MAIS BEM SUCEDIDO PROJETO DA GLOBO DO ANO TERMINA HOJE - CONFIRA TAMBÉM ENTREVISTAS COM GUILHERMINA GUINLE, MARCO RICCA E THIAGO FRAGOSO


Hoje à noite termina o mistério que pela segunda vez agita a audiência da TV Globo: afinal, quem matou Salomão Hayalla, o tosco empresário da novela O Astro?

O original, escrito por Janete Clair em 1978, mostrava o personagem Felipe - interpretado por Edwin Luisi - como o assassino.
Só que, no remake escrito por Geraldo Carneiro e Alcides Nogueira - e que terá seu último capítulo exibido hoje às 23:15h - o personagem - agora interpretado por Henri Castelli -  morreu assassinado na cadeia, no capítulo da terça (25).

Segundo Carneiro, foram escritos dois finais e o assassinato foi cometido por duas ou três pessoas, dependendo de qual dos desfechos vá ao ar.

A solução está em cerca de dez cenas sigilosas recebidas pelos atores que interpretam os seguintes personagens:
 Henri (João Baldasserini), Nádia (Vera Zimmermann), Youssef (José Rubens Chachá), Amin (Tato Gabus), Jamile (Carolina Kasting), Miriam (Mila Moreira), Assunção (Reginaldo Faria), Inácio (Pascoal da Conceição), Clô (Regina Duarte), Magda (Rosamaria Murtinho), Samir (Marco Ricca) e Neco (Humberto Martins).
“É crime pessoa jurídica, como o assassinato de Júlio César, que foi planejado pelo senado romano”, brinca Geraldo, em entrevista ao UOL.

 Fotos: Divulgação/TV Globo Montagem: UOL
A partir da esquerda - Acima: Neco,Clô, Henry, Inácio, Magda e Samir. Abaixo: Miriam,Assunção, Amim, Jamile, Youssef e Nádia. Um deles - ou mais de um deles - matou Salomão

Embora não dê nenhuma pista exata de quem são os envolvidos, o autor conta que ele e o parceiro Alcides Nogueira não quiseram criar nenhum final mirabolante.

Disse apenas que a solução não é nem muito óbvia nem muito absurda.
“O público é inteligente. Fizemos algo muito crível, mas claro que pensamos em artifícios de baixo nível, como colocar um vizinho que invadiu a casa e matou o Salomão porque não aguentava mais o barulho de tantas festas que tinham naquela casa. Também pensei em colocar que ele foi morto porque não pagou propina para o Ministério dos Transportes”, conta o autor aos risos, que não explicou aqui a absurda transformação do protagonista Herculano Quintanilha - Rodrigo Lombardi - em um lindo pássaro branco, para fugir da polícia no final do capítulo de ontem.

Carneiro, no entanto, diz que o mais importante na solução desse mistério é mostrar que ninguém é totalmente inocente e que até Márcio Hayalla - Thiago Fragoso -, ao sentar no trono do pai, acaba abandonando o idealismo e se tornado parte daquilo.
“O exercício do poder corrompe. Ali é o homem sendo construído pelo próprio trono.”

A ideia por trás dessa novela, vendida pela emissora como uma "macrossérie" foi fidelizar a audiência do horário das 23h, que com programas variados também varia muito - mesmo assim, a partir da semana que vem, no horário da novela voltam as séries que garantiram boa audiência à Globo em 2011.

Sobre as críticas de que algumas tramas foram aceleradas demais - a novela teve apenas 64 capítulos - o autor afirma ter sido uma opção estética.
“Quisemos fazer a novela com uma linguagem mais próxima do cinema que do rádio. Eu confesso que não tenho paciência para aquela enrolação das novelas. Tanto que raramente tenho ânimo de ver novelas. Tem novela que começa só no capítulo 60. Tem outras que abandonam a trama principal. Tivemos a sorte ter uma história que cabia nesse tamanho, porque o primeiro que se entedia com a novela é o autor. Quando você está escrevendo a mesma cena pela décima vez dá vontade de se matar. Nesse ponto, ‘O Astro’ ajudou a apontar um novo rumo para a novela brasileira.”

De minha parte, sempre gostei desse horário de teledramaturgia, que pode abordar temas mais reais ou ter cenas mais quentes, e que nos deu, entre outros, O Bem Amado, O Grito e Gabriela.

Aliás, é o remake de Gabriela que foi escolhido pela Globo para ser a "sua novela das onze" - no ar, a partir de junho do ano que vem.

O Astro foi uma novela sem encheções de linguiça, com ritmo ágil, elenco afiadíssimo - dos protagonistas aos coadjuvantes - e direção precisa, onde as cenas eram quase todas em close-up do elenco, valorizando ainda mais suas interpretações esmiuçadas pela tecnologia HD.

Regina Duarte, Marco Ricca, Rosamaria Murtinho, Alinne Moraes e Thiago Fragoso tiveram aqui, sem dúvidas, seus melhores papéis na telinha em muito tempo - só o Neco de Humberto Martins destoou, porquê o ator nunca compreendeu o personagem e fez aqui uma de suas piores atuações na telinha, disparado.

Por tudo o que apresentou de bom e de inovador, o remake de O Astro já é um marco da história da telenovela brasileira.

O ASTRO
Exibição do Último Capítulo
Onde: Globo
Quando: Hoje, às 23:15h
Cotação do Klau - para toda a novela:


ENTREVISTA: GUILHERMINA GUINLE

Na primeira versão de O Astro, Beatriz, vivida por Heloísa Helena, pouco se destacava na trama de Janete Clair.

No remake, Guilhermina Guinle assumiu a personagem com infinitas diferenças.

Mais contemporânea e atrevida, Beatriz revelou-se uma mulher decidida, tanto no aspecto profissional quanto no amoroso.

Ao contrário da romântica Amanda - vivida por  Carolina Ferraz - a assessora do grupo Hayalla encara seus relacionamentos íntimos com menos compromisso e preocupação.
"A Beatriz tem um lado sexual muito aflorado. De certa forma, ela tem uma cabeça muito masculina ao lidar com esse assunto", analisa Guilhermina, que comemora o lado descontraído de sua personagem.
"Se ela quer se divertir, ela se diverte. É uma mulher que gosta de aproveitar a vida", opina.

Antes de se envolver com Neco - vivido por Humberto Martins - Beatriz já mostrava ser uma mulher sensual e despudorada, mas depois de virar amante do malandro, suas cenas esquentaram ainda mais.
"Ela ama viver essa história com o Neco porque na cabeça dela é algo diferente. A Beatriz acha emocionante ter um namorado bandido", avalia a atriz, que costuma dar palpites nas sequências íntimas. 

Caso, por exemplo, do polêmico "take" que exibiu seus seios.
"Eu e o Marco íamos fazer essa cena em pé. Aí, eu sugeri ao diretor de fazermos deitados e de uma forma mais delicada", conta, referindo-se a Marco Ricca, que encarna o vilão Samir.

PopTeve
A Atriz Guilhermina Guinle

Confira mais trechos da entrevista que a atriz deu ao site PopTeve:

Pop Tevê – Quando a Globo decidiu fazer a adaptação de "O Astro", você fez questão de participar. O que motivou você a querer fazer parte do elenco?
Guilhermina Guinle – Logo depois que fiz "Ti-Ti-Ti", a Globo estava sondando os atores para "O Astro". Só que ela queria poupar os que tinham acabado de sair do ar. Então, fui eu que corri atrás. Eu quis participar por causa da equipe, por ser uma grande aposta da Globo e por ser um "remake". Ainda mais sendo da novela com a trama do famoso "Quem matou Salomão Hayalla?".

As cenas sensuais e de nudez da Beatriz foram muito chamativas. Você tem alguma dificuldade em fazer esse tipo de sequência ou de lidar com a repercussão dela?
Eu não vejo problema em fazer cenas de nudez, desde que eu acredite no que estou fazendo. A minha maior preocupação é ver se aquilo tem um propósito para a personagem. Tento fazer de primeira para acabar logo e ficar bom, mas não tenho problema com isso. São cenas em que há uma troca entre o diretor e os atores e um cuidado muito grande. Já os comentários maliciosos, eu não levo tão a sério. Acho engraçado.

Em televisão, é comum haver pouco tempo de preparação para um papel. Como você faz para encontrar o tom certo na hora de compor o perfil de uma personagem?
No caso da Beatriz, eu fiz muitas leituras até pegar o tom dela. Já a Luiza, de "Ti-Ti-Ti", era uma mulher bem-resolvida que virou vilã. Então, apesar de existir uma sinopse, tudo pode mudar. O importante é entender a essência do personagem e fazer com a maior credibilidade possível cada cena.

MARCO RICCA: "SAMIR VAI VIRAR 'BONECA' NA PRISÃO

Cada vez mais comum nas novelas, a justiça do cárcere novamente vai redimir a audiência e punir os vilões da ficção.

Dessa vez, as bolas da vez serão Neco - Humberto Martins -, que deve ser assassinado na cadeia, e Samir - Marco Ricca - que vai acabar preso no último capítulo de O Astro, que vai ao ar hoje.

Intérprete de Samir, Ricca deu entrevista ao UOL logo após gravar sua última cena, em que Samir é preso por ter matado Valéria - Ellen Roche - e Felipe - Henri Castelli -, além de ter estuprado Nina - Juliana Paes.
“Ele fica apavorado com a prisão, mas fiz com que ele não perdesse a pose na cela, afinal de contas, ele chega lá como estuprador e vai virar a boneca da carceragem”, conta o ator, aos risos.

Ricca disse ainda estar muito surpreso com a repercussão do personagem: enquanto conversava com a reportagem, foi reconhecido por uma criança de cerca de sete anos.
“Vê se pode uma criança desse tamanho assistindo aquilo? Em geral, as pessoas têm muito ódio do Samir, porque a gente tomou cuidado para que ele não se tornasse um vilão carismático. Ele é um sedutor, mas que dá medo, feito uma cobra mesmo. Mas a repercussão é de novela das nove, sabia?”

Divulgação/TV Globo
Marco Ricca grava, chiquérrimo, vestindo um "summer-jacket", cenas como o vilão Samir Hayalla para "O Astro"

O ator, no entanto, não acredita que Samir também seja o assassino de Salomão Hayalla - pois ficaria meio óbvio - e disse ainda que nenhum ator recebeu as cenas sigilosas, que relatam quem são os assassinos.

Ricca falou ainda sobre a parceria com Regina Duarte, de quem diz ser muito fã.
“Ela está completando 50 anos de carreira e poderia estar sentada no trono da grande atriz, mas não. Ela não tem a menor preocupação em ficar correta. Faz uma personagem que perde a compostura, mas não perde a pose. É muito bom contracenar com ela, principalmente porque a Clô e o Samir são duas macacas velhas tentando se enganar. Tinha vezes que ela fazia aquelas caras e eu começava a rir. Um dia eu falei: ‘Que é isso, Regina? Que maravilha!’ E ela me respondeu que ia fazer mais exagerado no próximo take.”

Agora, Ricca vai para Brasília filmar Os Fins e os Meios, em que interpretará um marqueteiro de político, e que deve chegar às telonas em 2012.

THIAGO FRAGOSO: "ME INSPIREI EM SÃO FRANCISCO E HAMLET PARA INTERPRETAR MÁRCIO'

Thiago Fragoso, que interpretou com rara percepção o protagonista Márcio Hayalla na novela O Astro, que acaba hoje, faz aqui uma análise de seu trabalho e conta que, há cinco anos, um personagem como esse o teria afetado na vida real.
"O Márcio é um personagem em carne viva. O ator tem um repertório de emoções e sensações que pode trazer para os papéis que faz, mas esse não pode ser simulado. Se ele estiver triste, não posso só ficar com carinha de triste. Tenho de ter uma tristeza visceral e estar realmente à flor da pele. Ele tem variações de humor extremamente violentas. Em um momento, está muito eufórico e depois, muito deprimido. Se fosse há cinco anos, talvez eu começasse a ficar um pouco assim na minha vida", constata aos risos, nessa entrevista ao site PopTeve.

Fragoso conta ainda que, para entender um pouco mais o personagem, resolveu assistir a algumas cenas da primeira versão da novela na internet.
Apesar de não ter muitas disponíveis, o ator pode ver um pouco da atuação de Tony Ramos, que interpretou Márcio na obra original de Janete Clair.
"Fiquei muito curioso porque era o Tony Ramos. Mas também não fui ver muito porque é diferente. Até o Márcio mudou", ressalta.

Luiza Dantas/CZN
O ator Thiago Fragoso

Outras referências foram sugeridas por Mauro Mendonça Filho, diretor geral da produção: uma delas foi pesquisar sobre São Francisco de Assis, por causa da necessidade que o personagem tem de se livrar do materialismo, principalmente no início da trama.
Também teve de assistir aos filmes Irmão Sol, Irmã Lua, Na Natureza Selvagem e O Poderoso Chefão, além da necessária inspiração em Hamlet, herói de William Shakespeare que tem o pai assassinado pelo tio, que se casa com sua mãe - e que inspirou Janete Clair para criar o núcleo dos Hayalla no texto original da novela.

"Esse é um trabalho em que trago bastante informação. Me preparei muito e muito intuitivamente", conta ele, que emagreceu dez quilos para o papel. 
A maior parte foi perdida logo no primeiro mês de dieta aliada às corridas. 

Já os cabelos foram escurecidos e ganharam um visual mais despojado.
"O Márcio é um personagem sem vaidade. Meu cabelo está todo desgrenhado, sem corte."

Thiago comemora a estreia em um novo formato em sua carreira, com mais de 20 trabalhos na tevê. 
"O número reduzido de capítulos em um pouco mais de três meses no ar faz com que a trama tenha uma agilidade maior que nas novelas convencionais. Acho maravilhoso, não tem barriga. A sina da novela é você se repetir porque está contando a mesma história muitas vezes, faz parte da estrutura. Nessa, cada cena é uma coisa e os conflitos que surgem são intensos e rapidamente solucionados."
*****
Você pode rever todas as postagens do Blog de Klau sobre o remake de O Astro, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário