sexta-feira, 8 de julho de 2011

"CILADA.COM" DEVERIA SE CHAMAR "SEM GRAÇA.COM"


A apenas regular série de TV Cilada - apresentada como quadro do Fantástico e no Multishow - chega às telonas como Cilada.com, só para confirmar algo que eu, pessoalmente abomino: a promiscuidade entre telona e telinha, tendência hegemônica no cinema brasileiro deste início de século 21.

Assim, temos o desprazer de ver mais uma comédia de costumes sem graça e derivada da televisão, sem ganhos de produção, estética ou espírito estrear.

Como bem batizou o diretor Guilherme de Almeida Prado, é a "globochanchada", referência ao fato de a maioria estar associada à marca Globo Filmes.

São produtos que parecem serem feitos na mesma forma, como Se Eu Fosse Você, Divã e tantos outros que são o que há de pior da TV na tela grande do cinema, o que, numa época de aparelhos com 50 polegadas, não quer dizer absolutamente nada, como nada acrescenta.

Agora, o que essa Cilada.com tem a oferecer de diferente?

Nada, absolutamente nada.

A trama é capenga e genérica: publicitário - Bruno Mazzeo, também criador da série - trai a namorada - Fernanda Paes Leme, boa atriz, aqui desperdiçada -, que se vinga do rapaz publicando na internet um vídeo em que ele tem uma ejaculação precoce.

Divulgação
Bruno Mazzeo, em cena do filme

A partir daí, somos submetidos a piadas  cruas, grosseiras e escatológicas, sobre bafo, maconha, tamanho do pinto, num resultado medonho, uma mistura de uma "sitcom" americana com Zorra Total.

No material de divulgação, Mazzeo diz ter se inspirado em comédias americanas como Superbad - É Hoje e Se Beber Não Case, onde a ousadia cômica vem acompanhada por algum risco estético.

Aqui, a sujeira das piadas sem graça  se perde pela assepsia da imagem, da direção de arte e do desempenho (!) dos atores.

Divulgação
Bruno Mazzeo e Fernanda paes Leme, em cena do filme

Sabe aquela sensação de que todas as cenas -até as externas- foram filmadas num shopping center ou num condomínio fechado, cuidadosamente protegidos do caos, da vida, das ruas?

Pois é o que fica evidente nesse filme, que tem estreia hoje em mais de 400 salas pelo país.

Deve fazer um bom dinheiro com o público acostumado a ser maltratado, e que ri de qualquer coisa que a Globo põe no ar.

Melhor gastar sua grana com programas melhores, e, caso queira mesmo ver esse filme, nem pense em levar a sua amada - ou amado - junto.

É separação certa.

Confira o trailer do filme:

*****
CILADA.COM
Diretor:
José Alvarenga Jr.
Elenco:
Bruno Mazzeo
Fernanda Paes Leme
Mauro Mendonça
Heloísa Perissé
Augusto Madeira
Telmo Fernandes
Anna Karenina
Serjão Lorozza
Roteiro:
Bruno Mazzeo
Duração:
Inacabáveis 107 min.
Ano:
2010
País:
Brasil
Gênero:
Comédia (!)
Cor: 
Colorido
Distribuidora:
Downtown Filmes
Estúdio:
Casé Filmes
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário