sexta-feira, 29 de julho de 2011

"CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR" CONTA BEM A HISTÓRIA E É AÇÃO DE PRIMEIRA


Um dos maiores heróis americanos nunca existiu na vida real.

Criado em 1941 por dois jovens sonhadores - roteiro de Joe Simon e desenhos de Jack Kirby - para manter o patriotismo norte-americano durante a 2ª Guerra Mundial, a saga do Capitão América em Hqs sensacionais, heróicas e contemporâneas, ainda não tinha tido muita sorte nas telonas.

É que não só o Capita, mas também todos os outros super-heróis da Marvel Comics - como o Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico - não conseguiam, até meados dos 90, virarem heróis em boas adaptações cinematográficas.

O próprio Sentinela da Liberdade sofreu muito com isso.

Primeiro, nos 60, com os desenhos desanimados que apenas colocavam movimento nas bocas dos personagens das páginas das Hqs; depois, em 1990, como se viu numa sofrível versão - o "Capitão América" de Albert Pyun.

Felizmente, a Marvel - atualmente mais um braço do império ABC/DISNEY - soube dar a volta por cima, e se não foi feliz nos filmes que fez com o Quarteto Fantástico (2005 e 2007) e o Demolidor (2003), foi felicíssima na trilogia do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi (2002, 2004 e 2007).

Faltava em seu portfólio um grande filme, à altura do que o Capitão América representa não só para os americanos, mas para a cultura pop no geral.

Agora, não falta mais!
Com muitos efeitos especiais - caprichadíssimos - e também na versão 3D, Capitão América: O Primeiro Vingador estreia hoje aqui no Brasil uma semana depois dos EUA, onde destronou a segunda e última parte do final da saga de Harry Potter do primeiro lugar nas bilheterias.


Imagens: Marvel Comics/Marvel Studios
Chris Evans, como o Sentinela da Liberdade

Nesse projeto de transpor um de seus principais heróis para as telonas, a Marvel cercou-se de cuidados: colocou à frente de tudo Joe Johnston - o experimentado diretor de Querida, Encolhi as Crianças (1989), Rocketeer (1991) Jumanji (1995) e Parque dos Dinossauros 3 (2001) - e escalou para interpretar o herói o - bom, carismático e bunito de viver - ator Chris Evans.

Aqui, se o patriotismo original injetado por Simon e Kirby é compreensivelmente atenuado, a energia heróica só se faz presente no corpo inicialmente franzino de Steve Rogers, rapaz do Brooklyn nova-iorquino, patriótico ao extremo, que quer alistar-se para lutar contra os nazistas em 1941, tempos difíceis da Segunda Grande Guerra.

Só que, magrelo - Evans foi recriado em computação gráfica muito convincente -  e com uma enorme lista de doenças anteriores, Rogers é dispensado inúmeras vezes, até que ele topa com o cientista alemão Dr. Erskine - interpretado por Stanley Tucci -, que enxerga nele a cobaia ideal para um tal soro do super-soldado, e que foi testado uma única vez - com efeitos colaterais terríveis, já que gerou Johan Schmidt - o estupendo Hugo Weaving - o Caveira Vermelha, um vilão que acha Hitler muito bonzinho e comanda uma organização paralela, a temível Hidra.


Hugo Weaving como o vilão Caveira Vermelha: espetacular

Submetido à experiência, Rogers transforma-se num soldado alto, forte e bombado - agora, Evans aparece com seu corpo verdadeiro.
Só que não é enviado ao campo de batalha como sonhava, já que o coronel Philips - Tommy Lee Jones - e um senador o colocam como o Garoto-Propaganda Capitão América, que percorre os EUA para ajudar a vender bônus de guerra junto com uma trupe de garotas.

Só que, com a guerra comendo solta, não esperamos muito para ver a cena em que Steve ignora as ordens do coronel, com a total cumplicidade da agente Peggy Parker - a boa atriz Hayley Atwell.

Peggy Parker  é interpretada pela boa atriz Hayley Atwell

Sozinho, com sua força excepcional e um escudo metálico que usa com rara destreza - criação do pai de Tony Stark, o Homem de Ferro -  ele invade a fortaleza do Caveira Vermelha, resgatando cerca de 400 soldados aliados, entre eles, seu melhor amigo, Bucky Barnes - a  boa surpresa Sebastian Stan.

Com certeza, não é o fim do Caveira e do seu comparsa, o cientista dr. Zola - Toby Jones -, que juntos detém uma incrível fonte de energia, o polímero de carbono, capaz de alimentar armas de altíssimo poder de destruição - lógico, só o escudo do Capitão América resiste a esse poder.

Joe Johnston é um craque em cenas de ação, e sabe usar o recurso do 3D muitíssimo bem, desde a primeira cena de ação de Steve, correndo descalço pelas ruas de Nova York para capturar o nazista que matou o Dr. Erskine, catando-o debaixo d'água, num submarino,de tirar o fôlego - de tão bem feita, bem editada e bem acabada - como também são muito legais a cena do ataque à fortaleza do Caveira Vermelha - que resulta no resgate dos 400 soldados - e a longa e eletrizante sequência aérea final! 
UFA!

Sebastian Stan: boa surpresa como Bucky Barnes

Quem busca diversão, não tem do que reclamar, já que Capitão América: O Primeiro Vingador entrega tudo o que promete, ao contrário do seu antecessor desde ano, Thor, longo e parado demais.

Mesmo sabendo que todos os heróis principais da Marvel tiveram filmes solo somente para serem reunidos em Os Vingadores - prometido para 2012 - esse filme do Capita poderia muito bem figurar  entre os melhores já feitos com super-heróis, independentemente da reunião, de tão bom que é.

A cena final, que mostra  um  Steve Rogers lindo, bombado e jovem correndo pela Times Square novaiorquina nos dias atuais até ser alcançado por Nick Fury  já está na net:

Assista:
 

E, claro, aguarde o final dos letreiros finais: você verá uma cena de Os Vingadores,com direito a rápidas cenas do Capita, Thor, Homem de Ferro e Gavião Arqueiro.

Como ele se manteve jovem desde os anos 40? E como ele vai se juntar ao Homem de Ferro, Thor, Gavião Arqueiro, Viúva Negra e Hulk para formar a equipe conhecida como Os Vingadores?

Se você não conseguir esperar até 2012, procure uma boa gibiteria: a resposta está lá!

Confira o trailer do filme:

*****
CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR
Título Original: 
Capitain America: The First Avenger
Diretor:
Joe Johnston
Elenco:
Chris Evans
Samuel L. Jackson
Hugo Weaving
Sebastian Stan
Hayley Atwell
Toby Jones
Tommy Lee Jones
Dominic Cooper
Neal McDonough
Produção:
Kevin Feige
Roteiro:
Joe Simon
Jack Kirby
Stephen McFeely
Christopher Markus
Fotografia:
Shelly Johnson
Duração:
Eletrizantes 124 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Aventura
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdio:
Marvel Enterprises
Marvel Entertainment
Marvel Studios
Classificação:
12 anos
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário