Essas, e muitas outras, no resumo semanal de POLÍTICA, sempre com muito humor.
Acompanhe:
TIA MARINA AGORA É "EX-MALAFAIA"
Por essa ninguém - e muito menos eu! - esperava.
Na última terça, 28, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, acusou a presidenciável Tia Marina Silva Clorofila Malafaia de "dissimular" suas ideias sobre a liberação do aborto e da maconha e anunciou apoio a Serra Nomuro.
O telepastor era o principal líder evangélico a declarar voto na candidata, que é fiel da Assembleia de Deus, de onde ele saiu recentemente.
A mudança foi muito comemorada pela tucanada, que contam com discursos a favor de Serra nos programas de TV do pastor.
O que será que aconteceu, no período da última sexta (24) até terça (28)?
Malafaia havia anunciado apoio a Marina na sexta-feira, pelo Twitter, e na terça, em carta enviada a fiéis, ele a chamou de "pessoa que se diz cristã" e a condenou por defender um plebiscito sobre os dois temas polêmicos - aborto e casamento gay.
"Pior do que o ímpio é um cristão que dissimula", escreveu.
"Ao propor plebiscito, Marina está jogando para a torcida, para ficar bem com os que são contra e com os que são a favor. Sai de cima do muro, minha irmã!".
O pastor disse ainda: "Como faltaram convicção e firmeza em suas declarações, uma vez que o cristão tem de mostrar a cara posicionando-se de forma categórica contra o pecado, Marina perdeu meu voto. Já que não tenho tantas opções, votarei em Serra para presidente."
A carta foi concluída com um ataque ao PT: "Infelizmente, Marina não nega suas raízes petistas."
A deserção surpreendeu Marina e sua equipe, já que os verdes ainda festejavam a adesão do pastor.
Em nota, a campanha se disse surpresa: "Por se tratar de um líder religioso bem informado, causou estranhamento a revisão de seu apoio três dias depois, com objeções a posicionamentos defendidos exaustivamente por Marina desde o lançamento da candidatura."
A senadora prega a realização dos plebiscitos sobre aborto e maconha desde o início do ano.
O pastor Sóstenes Cavalcante, ligado a Malafaia, alegou que ele não sabia e decidiu mudar o voto ao ouvi-la no debate da TV Record, domingo.
Um dirigente da campanha tucana afirmou que Serra Nomuro não esperava a adesão de última hora, e reforçará a defesa de posições, digamos, medievalescas, para ganhar mais força com os evangélicos.
A aproximação entre Malafaia e Marina preocupava aliados de Dona Dilma, especialmente no Rio.
O pastor, que não quis dar entrevista, comanda seis horas diárias na TV aberta - compra horários na Bandeirantes, na RedeTV! e na CNT - , onde, aos berros, prega contra os gays e as mulheres independentes..
Seu irmão Samuel é candidato a deputado estadual no Rio pelo PR, do ex-governador Anthony Garotinho.
Ahhh! Então tá explicado!
Agora, o Serra Nomuro e equipe festejarem o apoio do Malafaia, é o mesmo que festejar o apoio de um torturado ao regime militar.
De minha parte, passo a partir de agora a grafar: "Tia Marina Silva Clorofila ex-Malafaia" e "Serra Nomuro Malafaia".
MOÇO DE FINO TRATO
Netinho Espancador de Paula (PC do B), recebeu hoje declaração de apoio da quadrilha, ops!, família Tuma, numa ligação do filho de Romeu Tuma (PTB) - que também concorre ao Senado - Tuma Jr. - aquele que foi afastado do cargo por ser amigão dos contrabandistas chineses.
Tuminha disse estar "indignado com a campanha promovida contra Netinho", se referindo às inúmeras denúncias envolvendo o candidato.
O candidato disse que as matérias na imprensa e as "ofensas" que recebeu pela internet são uma espécie de bullying no cenário político.
"Acredito que esta campanha trouxe à tona um fenômeno novo, o do bullying político."
Alguém precisa explicar ao tosco e cara de pau que "verdade" é uma coisa, e "ofensa" é outra.
Netinho, que divide a liderança com Dona Marta em São Paulo na disputa pelo Senado, foi acusado de espancar a ex-companheira Sandra Mendes, em 2005.
O candidato já tinha sido condenado por agredir e ofender uma funcionária da Vasp, em julho de 2001 - o atual vereador de Sampa foi processado pelo Ministério Público sob a acusação de ter dado uma "chave de braço" em Nilda Pisetta, supervisora da extinta companhia aérea.
Sem contar a agressão ao repórter vesgo do "Pânico na TV".
Quanto ao apoio da família Tuma a ele, nada mais acertado.
Afinal, bandido que é bandido sempre apóia seus iguais, são extremamente corporativos.
SÓ UM
Também hoje, e por oito votos a dois, os ministros do Supremo Tribunal Federal aprovaram a ADI - Ação Direta de Inconstitucionalidade - do PT que pedia para que a Suprema Corte negasse a decisão da justiça eleitoral de cobrar do eleitor no dia da votação a apresentação, além do título de eleitor, de um documento de identidade com foto.
Com a decisão, o eleitor não é mais obrigado a levar dois documentos - o título de eleitor e um documento oficial com foto - para votar.
Portando apenas um documento com foto é possível votar; só com o título de eleitor, não.
Mais uma embolada no meio de campo que suas Excelências do STF dão nessa eleição.
FINALMENTE, A EMOÇÃO
O Datafolha de ontem deu uma pitada de emoção na sonolenta disputa pelo governo de SP, com a constatação que diminuiu o conforto de Geraldo TFP Alckmin para matar a eleição já no domingo.
Além da queda de seis pontos na diferença entre o tucano e Aloizio Capacho Mercadante, outro fator passou a ser levado em conta é que, como a linha que separa Alckmin do segundo turno baixou para quatro pontos, a chance de a "onda verde" impulsionar Fábio Feldman (PV) para além do 1%, numa faixa do eleitorado tradicionalmente alinhada ao ex-governador, anima o PT e faz a tucanada roer as patinhas.
OLHA A JAGUATIRICA AÍ, GENTE!
Tecnicamente empatada com Serra Nomuro Malafaia em quatro das sete capitais pesquisadas pelo Datafolha - Rio, Belo Horizonte, Salvador e Recife - e animada por avaliações internas que aplaudem seu desempenho nos últimos debates, Tia Marina Silva Clorofila ex-Malafaia está, segundo assessores, decidida a partir "como uma jaguatirica" sobre Dona Dilma e Serra Nomuro Malafaia no último debate entre os presidenciáveis, hoje, na Globo.
"NUMA NICE"
A mulekada estranhou a expressão "numa nice", usada aqui e ali por Serra Nomuro Malafaia, principalmente na fala final do debate na Record.
Mas quem é mais véinho, como eu, se lembra muito bem de Bô Francineide, atriz de pornochanchada interpretada por Jô Soares no início dos anos 80 no programa "Viva o Gordo".
"Eu transo o corpo numa nice" era o bordão da desinibida personagem, que, imensa, tinha uma mãe pequenininha, interpretada pela saudosa Henriqueta Brieba.
TIRIRICA, O ANALFA
Nessa semana, um procurador resolveu ingressar com ação no TRE-SP, por conta de denúncia de funcionários do SBT que asseguram que o palhaço Tiririca é analfabeto, e que portanto não pode ser candidato segundo a Lei Eleitoral.
Mesmo que Tiririca - filiado ao PR - fosse impedido de tomar posse sob a alegação de analfabetismo, seus votos seriam validados e migrariam para a legenda, informa a Procuradoria Eleitoral.
Ou seja, se tivesse a diplomação barrada pela Justiça, o palhaço asseguraria mais cadeiras a candidatos do PT, ao qual está coligado, e aos demais candidatos do seu partido, inclusive o bandidaço Waldemar Costa Netto.
E para que a eleição do palhaço serve mesmo? Para que, eleito deputado federal com 900 mil votos - como projeta o Datafolha - sua candidatura tenha sido um excelente investimento para o PR, que injetou R$ 516 mil na campanha do palhaço, e poderá arrecadar até R$ 7,7 milhões em quatro anos, via fundo partidário.
Tá vendo o rebuceteio que dá os políticos serem tão desprestigiados nesse país?
CONTRA A BOATARIA, UM POUCO DE VERDADE
Marcado de última hora, o encontro com líderes religiosos tomou quase três horas de Dona Dilma ontem, tempo que seria reservado à preparação para o debate da Globo.
Logo após a reunião com a candidata petista, pastores gravaram depoimentos para a internet em que apóiam a candidata - principalmente Edir Macedo, que assinou nota pessoal - e reforçam o desmentido à boataria que ganhou corpo na net, sobre as opiniões de Dona Dilma a respeito de aborto, casamento gay e etc.
As emissoras de TV controladas pelos evangélicos devem reproduzir em programas noticiosos, até domingo, a posição oficial da petista em relação a esses temas espinhosos.
Para arrematar, logo depois do encontro de ontem, Dona Dilma fez o seu mais enfático e direto pronunciamento sobre o assunto.
E eu que pensei que ela fôsse passar a campanha toda sem falar nenhuma verdade...
JUÍZES E DESEMBARGADORES FURRECAS AINDA "SE ACHAM"
Quando as pesquisas lhe davam vantagem folgada sobre Osmar Dias (PDT) no Paraná, Beto Richa (PSDB) não via nada de errado com a metodologia utilizada, a mesma que ele agora usa como argumento para embargar, na Justiça Eleitoral, a divulgação dos levantamentos do Datafolha, Ibope e Vox Populi.
Aliás, nem com o STF referendando que não existe censura prévia no Brasil suas excelências meritríssimas, quero dizer, meritíssimas, dos tribunais de porta de cadeia, entendem.
Antes dessa censura do Richa, tivemos a censura em Palmas (TO), onde um desembargador de porta de cadeia censurou os processos criminais que o candidato à reeleição para governador - apoiado pela Dona Dilma e pelo Luiz Inácio - tem em SP.
CENSURA? NUNCA MAIS!
*****
FRASES
"Teste de alfabetização não quer dizer nada para o Tiririca. A pergunta a responder é se ele acha engraçado eleger mensaleiro."
DO DEPUTADO JOSÉ ANÍBAL (PSDB-SP), comentando a possibilidade de o palhaço, candidato à Câmara na coligação liderada pelo PT, ser submetido a uma prova de leitura e escrita para atender aos requisitos da legislação.
*****
"Sou obrigado a concordar com o Skaf: juntar-se ao Mercadante e ao Russomanno contra o Alckmin só podia dar zebra."
DO DEPUTADO DUARTE NOGUEIRA (PSDB-SP), sobre o animal usado na propaganda do candidato do PSB ao governo, que tem 4% no Datafolha.
*****
"O pior é que nada disso seria inédito. Já vimos esse filme nas eleições de 2002."
DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), relacionando a acusação de que esquema de tráfico de influência na Casa Civil utilizaria, para pagamentos, duas contas bancárias no exterior, com o uso do expediente para acertar contas de "caixa dois" na primeira eleição de Lula.
*****
"Ou o Serra saiu do PSDB e ninguém ficou sabendo, ou então o Sérgio Guerra se esqueceu de avisá-lo do que estava fazendo."
DO PRESIDENTE DO PT, JOSÉ EDUARDO DUTRA, em resposta ao candidato, segundo quem os vídeos de propaganda negativa contra Dilma Rousseff, encomendados pelo presidente tucano, não têm relação com sua campanha.
*****
HISTÓRIAS PRA BOI DORMIR
Certa manhã de 2008, quando era secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman encontrou às 5h, em seu computador, um e-mail em que o então governador José Serra lhe pedia dados sobre a expansão do Centro Paula Souza, responsável pelo ensino técnico.
Diante da rapidez da resposta, Serra, que ainda não tinha ido dormir, retrucou, em inglês:
-Goldman, você ainda não foi pra cama?
A resposta entrou em instantes:
-Não, eu já acordei. Mas não sabia que você se comunicava em inglês nas madrugadas. Good morning!
*****
Com essa postagem, creio que fiz a minha parte no tema POLÍTICA BRASILEIRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário