terça-feira, 2 de agosto de 2011

WARNER LANÇA BOX COM O MELHOR DA OBRA DE KUBRICK


Stanley Kubrick é um dos grandes cineastas da história, e seus trabalhos figuram em diversas listas de filmes que não podem deixar de ser vistos, revistos e guardados em lugar de destaque na sua videoteca.

Para facilitar a tarefa, a Warner reuniu alguns de seus principais trabalhos em um box, com todos os longas remasterizados em alta definição para a tecnologia Blu-ray.

AP/Warner Bros.
O diretor Stanley Kubrick, morto em 1999
O diretor Stanley Kubrick, morto em 1999


O primeiro filme é Lolita (1962), adaptação caprichada do clássico do russo Vladimir Nabokov, que narra a história de um professor completamente obcecado por uma garota recém-entrada na adolescência.

O segundo é 2001 - uma Odisseia no Espaço (1968) que não pode faltar na coleção de nenhum cinéfilo.
Cenas clássicas sucedem-se enquanto a evolução humana é mostrada na tela, do homem pré histórico ao espaço e o computador HAL - corruptela de IBM -, que ganha vida própria durante uma missão.
Até hoje, a estética do diretor usada nesse filme é copiada descaradamente em filmes que abordam o tema viagens espaciais.

Chegamos à terceira obra do box: Kubrick dirige aqui um de seus filmes mais cultuados,Laranja Mecânica (1971), uma obra visceral que choca do início ao fim, seja mostrando a violência da gangue do neo-punk Alex, cuja diversão é perturbar as tranquilas noites de sua cidade, ou na segunda parte do filme no qual ele é submetido a um tratamento de choque ao som de Beethoven.
A estética futurista que o diretor usou aqui também foi muito copiada, e eu fiquei sem ouvir Beethoven durante um bom tempo.

O quarto filme do box, o drama de época Barry Lyndon (1975), não conseguiu fazer frente ao sucesso anterior, mas acabou sendo lembrado pelos fãs com carinho ao longo dos anos, principalmente pela belíssima fotografia toda feita à luz de velas - ganhadora do Oscar.

Na década de 1980, Kubrick resolveu filmar um dos livros mais cultuados de Stephen King.
Jack Nicholson encarou um sujeito pra lá de psicótico no clássico do terror O Iluminado e, apesar de King não gostar do resultado, a cena na qual Nicholson destrói a porta do quarto com um machado é citada constantemente como uma das  mais horripilantes das telonas.

Com este período marcado pelas consequências da Guerra do Vietnã, em 1987 Kubrick fez Nascido para Matar.
O longa acompanha o treinamento de fuzileiros para enfrentar a difícil disputa vietnamita e aqui, mais uma vez, o diretor fez o que os críticos chamam de "filme definitivo" a respeito do tema.

Para encerrar a coleção, o filme finalizado no ano de sua morte: De Olhos Bem Fechados foi sua última produção.
Protagonizada pelo então casal Tom Cruise e Nicole Kidman, que vivem uma vida erótica bizarra para realizar os desejos da mulher insatisfeita, Kubrick usou e abusou das vidas dos atores sem dó nem piedade por mais de um ano, deixando-os frágeis ao ponto de logo depois desfazerem o casamento.
O filme é hermético, denso, cansativo, mas é uma senhora obra de arte.

FICHAS TÉCNICAS/SINOPSES DOS FILMES:

LOLITA /1962 
O acadêmico Humbert Humbert (James Mason) está obcecado com uma alegre adolescente (Sue Lyon) em uma comédia negra baseado no romance de Vladimir Nabokov.

2001 - UMA ODISSEIA NO ESPAÇO /1968
"O mais incrível, belo e mentalmente estimulante filme de ficção científica de todos os tempos" (Danny Peary, Guide for the Film Fanatic)

BARRY LYNDON /1975 
O conto visualmente fascinante de um pobre irlandês do século 18 (Ryan O'Neal) que ascende socialmente.

O ILUMINADO /1980
Nesta obra-prima macabra adaptada a partir do romance de Stephen King, Jack Nicholson fica à mercê de forças que assombram um resort em montanhas geladas.

NASCIDO PARA MATAR /1987
Recrutas dos fuzileiros americanos encaram duro treinamento nas mãos de um sargento durão, para então serem jogados no inferno do Vietnã.

DE OLHOS BEM FECHADOS /1999 
Quando sua esposa admite ter desejos insatisfeitos, um médico de Manhattan mergulha em uma odisseia erótica bizarra

LARANJA MECÂNICA /1971 
No mundo do futuro, o neo-punk Alex ( Malcolm McDowell ) se torna cobaia para um tratamento do governo para sua tendência a exercer a "velha ultraviolência"

Coleção Stanley Kubrick
COLEÇÃO STANLEY KUBRICK - BLU-RAY
Estúdio:
Warner Home Video
Data de lançamento:
19/07/2011
Tipo de mídia:
Blu-Ray
Quantidade de discos:
8
País de produção:
Estados Unidos
Duração:
1014 minutos
Preto e Branco/Colorido:
Colorido e Preto e Branco
Classificação indicativa:
18 anos
Idiomas:
Inglês
Legendas:
Inglês e Português
Quanto:
R$ 229,90
Onde Comprar:
COTAÇÃO DO KLAU:



Nenhum comentário:

Postar um comentário