quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A SEMANA NA TV

Confira o que você vai ver nessa postagem:
CONFIRA PÔSTER E VÍDEO DA SEXTA TEMPORADA DE 'DEXTER'
***
HBO JÁ ENCOMENDOU A QUINTA TEMPORADA DE 'TRUE BLOOD'
***
CONFIRA CLIPE DA NOVA TEMPORADA DE 'THE WALKING DEAD'
***
GUILLERMO DEL TORO FALA SOBRE A NOVA SÉRIE DO HULK
***
JASON PATRIC, NA PRIMEIRA FOTO OFICIAL DE 'POWERS'
***
"BREAKING BAD' TERMINA COM A 5ª TEMPORADA
***
CASO STRAUSS-KAHN ISPIRA EPISÓDIO DE 'LAW & ORDER'
***
CRIADOR DO 'CHAVES' VEM AO BRASIL PARA SER HOMENAGEADO
***
PROGRAMAÇÃO INFANTIL ESPECIAL, NOS 30 ANOS DO SBT
***
TIAGO ABRAVANEL PAROU TUDO NO RATINHO
***
'SEX AND CITY' DE VOLTA, AGORA COMO PRELÚDIO
***
ASHTON KUTCHER TEM UM MAIOR QUE O DO WILL SMITH
***
ATOR DE '24 HORAS' ENTRA PARA O ELENCO DE 'CSI:MIAMI'
***
ATRIZ DE 'NO ORDINARY FAMILY' ENTRA PARA O ELENCO DE 'HAWAII FIVE-0'
***
NOVO ÂNCORA DO 'RODA VIVA', MÁRIO SÉRGIO CONTI QUER O PROGRAMA MAIS JORNALÍSTICO
***

Agora, leia:

CONFIRA PÔSTER E VÍDEO DA SEXTA TEMPORADA DE 'DEXTER'

A sexta temporada Dexter estréia nos Estados Unidos no dia 2 de outubro, e o canal Showtime divulgou novo pôster da série - agora completo.

Na imagem, Dexter Morgan - interpretado pelo acima da média Michael C.Hall - aparece com as mãos juntas segurando uma faca e, ao fundo, manchas de sangue formam o desenho de asas; no alto, a frase: “O Anjo Vingador Retorna”.

Divulgação/Showtime
O pôster da sexta temporada

A nova temporada de Dexter trará o protagonista preocupado com a possibilidade do filho Harrison também ser um assassino, disse a equipe da série durante painel na última Comic Con.

Confira um teaser da sexta temporada:

Mos Def e Colin Hanks - filho de Tom Hanks - entram na série como os personagens irmão Sam e Travis Marshall, respectivamente.

Na segunda (22), a RedeTV! começa a exibir a quarta temporada da série.

HBO JÁ ENCOMENDOU A QUINTA TEMPORADA DE 'TRUE BLOOD'

A HBO renovou a série True Blood para a quinta temporada.

O seriado sobre vampiros está atualmente em seu quarto ano, e, agora, mais doze episódios foram encomendados pela emissora.

"Eu permaneço encantado pelo entusiasmo dos nossos espectadores", disse Allan Ball, o criador da série, em um comunicado.
"Não posso imaginar me divertir mais do que isso."

Getty Images
Os protagonistas de "True Blood", Anna Paquin e Stephen Moyer, falam sobre a quarta temporada da série, em evento em Beverly Hills (28/7/11)

A quinta temporada de True Blood vai estrear no próximo verão no hemisfério norte - junho de 2012.

CONFIRA CLIPE DA NOVA TEMPORADA DE 
'THE WALKING DEAD'

Dia 16 de setembro estreia a segunda temporada de The Walking Dead nos Estados Unidos.

É uma das estreias mais aguardadas de 2011, e todo mundo está querendo ver como é que os humanos vão se safar dos zumbis que infestam a Terra.

E para ir dando aquela aquecida, vamos ver um vídeo de quatro minutos, que mostra um pouco do que você verá nos novos episódios - tudo muito tenso e desesperador.

Confira:

Esta temporada terá treze episódios em vez dos seis do primeiro ano.

Melhor pra gente, que vai começar a tremer desde já...

GUILLERMO DEL TORO FALA SOBRE A NOVA SÉRIE DO HULK

Sucesso nas telonas, a Marvel resolveu também apostar alto em novas séries para a telinha, e uma das primeiras será a do Hulk.

A produção está a cargo de Guillermo Del Toro, diretor de Hellboy, entre outros filmes muito bons.

O estúdio ainda não deu o "sim" para o início da produção mas, enquanto isso, Del Toro e sua equipe trabalham em algumas versões do roteiro e como mostrar melhor o personagem nesta nova fase na TV.
"David Eick e eu estamos trabalhando duro. Conversamos muito com a ABC - rede que deve exibir a série - e estamos felizes com o que vem acontecendo. Estamos apenas esperando o sinal verde", disse Del Toro à MTV americana.

O produtor também revelou um pouco de como será a série.
"Há muitas coisas no universo do Hulk que têm grande poder narrativo. eles sabem que estamos sendo fieis à linha original. Os filmes têm sua própria continuidade", revelou.

O que Guillermo quis dizer é que a série do personagem não terá ligação com o que aconteceu - ou acontecerá - no cinema, e terá uma linha totalmente diferente na TV.

Veja um pouco mais da entrevista de Del Toro:

JASON PATRIC, NA PRIMEIRA FOTO OFICIAL DE 'POWERS'

Há alguns meses saiu a notícia de que Jason Patric seria o protagonista de Powers, série de TV inspirada na HQ homônima da Image, criação de Brian Michael Bendis.

E agora o ator surge na primeira foto oficial, já como o detetive Christian Walker.

Divulgação
Jason Patric, em cena de "Powers"

O seriado será exibido no canal FX americano - a produção é da Sony Pictures - e a história mostra os detetives Christian Walker e Deena Pilgrim, que trabalham na divisão de homicídios da polícia e investigam casos que tenham a ver com gente superpoderosa - na HQ, super-heróis e supervilões fazem parte do dia a dia das pessoas.

O roteiro do episódio-piloto é de Charles H. Eglee com direção de Michael Dinner, e o lançamento deve ser em janeiro de 2012 - as filmagens já começaram.

"BREAKING BAD' TERMINA COM A 5ª TEMPORADA

A premiada série dramática Breaking Bad ganhará uma quinta e última temporada, o que significa que chegará ao final apesar da boa audiência obtida pela sombria trama em que um pai de família vira chefão do tráfico.

O canal a cabo AMC disse ter encomendado mais 16 episódios, com produção no começo de 2012, mas sem data de exibição definida.

Breaking Bad estreou em 2008 e rendeu três prêmios Emmy ao seu protagonista, Bryan Cranston, e ao coadjuvante Aaron Paul.

O criador Vince Gilligan disse que o anúncio do final da série foi "um grande presente", pois lhe "permitirá construir adequadamente a história até uma conclusão satisfatória".

Na série, o pacato professor de química Walter White recebe um diagnóstico de câncer e secretamente começa a produzir metanfetaminas para garantir o sustento da sua jovem família após a sua morte.

A quarta temporada começou em julho, e o AMC disse que a audiência nunca foi tão boa - o total de espectadores cresceu 28 por cento em relação a 2010.

Relembre o trailer da quarta temporada:

O anúncio feito pelo AMC no domingo ocorreu após uma dura negociação: a certa altura, os produtores ameaçaram procurar o canal rival FX para oferecer a temporada final.

O AMC está em fase de contenção de gastos, por ter investido muito em Mad Men.

Por isso, o canal queria fazer uma temporada resumida, com seis a oito episódios, para encerrar Breaking Bad - ainda bem que a idéia não vingou.

CASO STRAUSS-KAHN ISPIRA EPISÓDIO DE 'LAW & ORDER'

O caso judicial envolvendo o ex-diretor-chefe do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn - acusado de agressão sexual em Nova York - inspirou um episódio da próxima temporada de Law & Order, informou a revista TV Guide.

A lenda italiana Franco Nero interpretará um italiano acusado de cometer uma violação em Nova York, em um dos capítulos da série que estreia nova temporada em setembro na NBC, segundo a revista.

France Presse
O ex-diretor-chefe do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, acusado de crime sexual em NY

Não é a primeira vez que um caso judicial famoso motivou uma trama televisiva: a história do ex-financeiro Bernard Madoff - que cumpre uma pena de 150 anos por orquestrar uma gigantesca trama de pirâmide de dinheiro - serviu de referência da série Damages, protagonizada por Glenn Close.

Law & Order estreou na televisão em 1990 e se popularizou como uma série baseada na investigação de um delito por parte da Polícia e do posterior desenvolvimento do julgamento.

Na vida real, Strauss-Kahn permanece em liberdade condicional à espera de seu próximo comparecimento perante o juiz do caso, Michael Obus, prevista para 23 de agosto.

CRIADOR DO 'CHAVES' VEM AO BRASIL PARA SER HOMENAGEADO

Roberto Bolaños,  82 anos, criador de Chaves - personagem que, segundo o colunista Flávio Ricco merece uma estátua gigante na entrada do SBT pelos "serviços prestados" - vai vir ao Brasil em breve para receber uma homenagem na emissora do tio Silvio, que completa 30 anos amanhã (19).

A novidade foi contada por Marcelo de Nóbrega, filho de Carlos Alberto de Nóbrega e diretor geral de A Praça é Nossa, e  que dirigiu um especial sobre a série mexicana.
"O Chaves vai vir para São Paulo no Programa do Ratinho. Resolvemos fazer uma homenagem para ele com o remake de um episódio. Está confirmado, não posso dizer a data por que ainda não está certa", contou Marcelo à CARAS Online.

O remake é baseado no episódio Bilhetes Trocados, quando Chaves troca os bilhetes entre Seu Madruga e Professor Girafales e causa a maior confusão na vila.

Na nova versão, o humorista Renê Loureiro interpretou o Chaves, Zé Américo fez o Kiko, Carlos Alberto de Nóbrega é o Professor Girafales, Ratinho viveu o Senhor Barriga, Felipe Levoto interpretou o seu Madruga,Christina Rocha foi a Dona Clotilde, Marlei Cevada fez a Chiquinha e Lívia Andrade interpretou a Dona Florinda - papel que Marília Gabriela recusou.

AG NEWS
Renê Loureiro (Chaves), Zé Américo (Kiko), Lívia Andrade (Dona Florinda), Carlos Alberto de Nóbrega (Professor Girafales), Marlei Cevada (Chiquinha), Christina Rocha (Dona Clotilde) e Felipe Levoto (Seu Madruga), na gravação do episódio comemorativo dos 30 anos do SBT de "Chaves"

Confira vídeo dos bastidores, feito pelo UOL:

NA TV
Especial Chaves
Exibição de episódio comemorativo aos 30 anos do SBT
Quando: Amanhã (19), às 22h30
Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO INFANTIL ESPECIAL, NOS 30 ANOS DO SBT

Na dia do seu aniversário de 30 anos, o SBT preparou uma manhã especial para a criançada.

A partir das 7h30, Patati, Patatá, Priscila, Yudi e Maisa vão apresentar o Dia de Festa 30 anos SBT, programa com cinco horas de duração que promete muita música, prêmios e brincadeiras ao vivo.
"Vai ser um dia maravilhoso, muito especial. Vamos nos reunir para fazer a alegria da criançada", conta o palhaço Patatá.

Divulgação/SBT
Patati, Patatá, Maísa, Yudi e Priscila, apresentadores infantis do SBT

Durante a atração, Maisa vai cantar "Bombou a Festa". Patati e Patatá cantam "A Dança do Macaco", enquanto Yudi canta "Dominar Você" e Priscila apresenta a canção "Passa o Tempo" - depois, os cinco se unem para uma canção especial de aniversário. 


O programa vai contar uma plateia cheia de crianças que vão brincar e cantar com os apresentadores.

Muito legal.

DIA DE FESTA 30 ANOS SBT
Onde: SBT
Quando: Sexta-feira (19), a partir das 7h:30h.

TIAGO ABRAVANEL PAROU TUDO NO RATINHO

Os programas do Danilo Gentilli - Band - e Ratinho - SBT - vem se revelando ótimas opções de entrevistas na TV.

Os dois apresentadores fazem perguntas pertinentes, e melhor, deixam o entrevistado falar, coisa tão básica mas que, infelizmente, os entrevistadores tássia - tá se achando - ainda não perceberam.

Considero os dois apresentadores, Gentilli e Ratinho, ótimos condutores de entrevistas, que são sempre leves e bem humoradas.

Na terça, Ratinho recebeu Tiago Abravanel, ator e cantor que vem arrebentando no Rio de Janeiro em  Tim Maia - Vale Tudo - o Musical.

Confira trecho:



Muito bom!
Aguardando o Abrava e o musical aqui em SP!



'SEX AND CITY' DE VOLTA, AGORA COMO PRELÚDIO

O seriado de Carrie Bradshaw - o papel da vida de Sarah Jessica Parker - foi um grande sucesso, gerou dois filmes e já há algum tempo se fala numa continuação.

Agora, a nova série - The Carrie Diaries - mostrará a juventude de Carrie, ou seja, será um prelúdio.

A ideia, segundo o Deadline, é mostrar a garota no colegial e mostrada como alguém cheio de ambição e que sabe o que quer - mas antes de ficar famosa nós a veremos em suas aventuras na escola.

Ela e suas amigas são inseparáveis mas uma traição faz Carrie passar a questionar tudo.

Divulgação
A atriz Sarah Jessica-Parker

Assim, ela desenvolverá uma personalidade forte e se transformará numa ótima escritora.

Vamos acompanhar sua vida em família e acompanhar suas amizades, relações e o que a leva até Nova York.

A produção da nova série deve ser supervisionada por Josh Schwartz e Stephanie Savage, os mesmos de Gossip Girl, e a exibição deve ser na HBO - que detém os direitos de The Carrie Diaries.

O roteiro deve ser escrito por Amy Harris, e ainda não há uma atriz contratada para ser a nova Carrie, e nem data de estreia.

Ao contrário da notícia publicada por diversos veículos, Sarah Jessica Parker não está envolvida com esse projeto - a atriz afirmou isso ontem, a diversas fontes.

ASHTON KUTCHER TEM UM MAIOR QUE O DO WILL SMITH

Na Hollywood atual, parece que talento e técnica não são mais as coisas mais importantes para um ator.

Prova disso é a disputa entre eles para ver quem tem o maior...trailer!

Isso mesmo; aquele veículo onde o ator descansa na locação entre uma cena e outra é o - maior - objeto de desejo dos famosos.

Meses atrás, os moradores de uma rua em Nova York processaram Will Smith, para que ele tirasse seu trailer da rua onde eles moram - a coisa era tão grande que atravancava a rua!

Agora, o mais novo do clube dos que tem um bem grandão, maior do que o do Will Smith, é Ashton Kutcher.

Nas filmagens de Two and a Half Men, o marido de Demi Moore tem à sua disposição um trailer de dois andares com aluguel de US$ 8.750 por semana, segundo o site do jornal Daily Mail.

Os 110 m² do veículo oferecem sete TVs de plasma 3D de 60 polegadas, ampla sala, dois banheiros, cozinha com bancadas de granito e uma sala de reunião.

O trailer, fabricado pela Anderson Mobile Estates, é customizado de acordo com as exigências de cada estrela - de acordo com o Daily Mail, Mariah Carey, Will Smtih, Sharon Stone e Vin Diesel já utilizaram trailers do mesmo fabricante.

Reprodução/Anderson Mobile Estates
O trailer que o ator Ashton Kutcher usa no set da série "Two and a Half Men" custa 8.750 dólares por semana 

A segurança do "residente" é garantida por câmeras que oferecem uma visão de 360° do exterior. Quando um visitante toca a campainha, o volume do sistema de som e TV se abaixa automaticamente e a imagem da visita aparece nas telas espalhadas no interior.

Outra comodidade é um controle touchscreen sem fio para ajustar o aquecimento, o ar-condicionado, a iluminação e as cortinas.

Depois de tanta demonstração de grandeza, só espero que o Ashton compareça junto à patroa, né?

ATOR DE '24 HORAS' ENTRA PARA O ELENCO DE 'CSI:MIAMI'

Mais conhecido por seu papel na série 24 Horas, o ator Carlos Bernard entra para o elenco de CSI: Miami a partir de sua nova temporada, que estreia no final deste ano.

A atração foi a primeira série derivada de CSI, e gira em torno do grupo de investigação criminal de Miami, liderados pelo tenente Horatio Caine - o acima da média David Caruso.

Divulgação
O ator Carlos Bernard

De acordo com o site TV Guide, Bernard irá interpretar um vilão, ainda sem nome, que utiliza manobras políticas para manter seu filho, um perigoso serial killer, fora da prisão.

CSI: Miami é transmitida pela Record e AXN  aqui no Brasil, e é uma das séries que eu mais gosto.

Boa aquisição!

ATRIZ DE 'NO ORDINARY FAMILY' ENTRA PARA O ELENCO DE 'HAWAII FIVE-0'

A atriz Autumn Reeser - de  No Ordinary Family - assinou contrato para entrar para o elenco da série policial Hawaii Five-0 a partir de sua próxima temporada, segundo o site TV Line.

Divulgação
A atriz Autumn Reaser

Baseada no clássico seriado que foi ao ar nos anos 70 nos Estados Unidos, a atração gira em torno de um grupo de detetives da polícia do Havaí.

Reeser irá interpretar a dra. Akina, a curadora de um museu marítimo que ajuda McGarrett - Alex O’Loughlin - e Danny - Scott Caan -, quando eles precisam investigar um corpo que está sob a água.

Além disso, a doutora irá se tornar um novo interesse amoroso para o detetive Danny.

Hawaii Five-0 
é exbida pelo canal Liv.

NOVO ÂNCORA DO 'RODA VIVA', MÁRIO SÉRGIO CONTI QUER O PROGRAMA MAIS JORNALÍSTICO

Anunciado anteontem como novo âncora do Roda Viva, da TV Cultura - um dos melhores programas da TV brasileira - em substituição a Marília Gabriela, o jornalista Mario Sergio Conti, 56, disse em entrevista ao repórter Fabio Victor, da Folha de S.Paulo, que aceitou o convite ao receber da emissora a garantia de que terá total independência editorial.

A definição de que o programa voltará a ser ao vivo (vinha sendo gravado) e que a atual bancada de entrevistadores fixos vai ser extinta também influiu na decisão de Conti.

Ele afirma que não se trata de exigências, mas "expectativas".
"Eles disseram que é exatamente o que querem. Não foram exigências, foram concordâncias."

O convite, segundo o jornalista, partiu de João Sayad - presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Cultura - e Fernando Vieira de Mello - vice-presidente de Conteúdo em duas reuniões em São Paulo.

Danilo Verpa/Folhapress
Mario Sergio Conti, o novo âncora do "Roda Viva"

Diretor de Redação da revista piauí, ex-diretor da Veja e do Jornal do Brasil e ex-repórter especial da Folha, Conti planeja um Roda Viva mais jornalístico.

A volta do formato ao vivo, acredita, ajudará:
"Numa televisão - não só aqui, mas em todo lugar - cada vez mais amarrada, com cara de espetáculo preparado, é bom ser ao vivo. Dá uma eletricidade, uma temperatura mais acesa, mais jornalística".

A pauta do noticiário será, afirma, essencial na definição dos entrevistados, cuja escolha vai "depender muito da situação, do personagem da semana".
"Não pode ser um programa frio, tem que estar calçado nos acontecimentos correntes."

Conti afirma que não aceitará nomes impostos.
"Eu falei: 'Olha, se eu for pra lá, não quero ficar tendo que entrevistar sicrano, fulano, beltrano...' [Responderam:] 'Não, você escolhe os convidados, total independência'".

Questionado sobre quem gostaria de levar ao centro do Roda Viva, citou a presidente Dilma Rousseff e o músico João Gilberto.

Admite que são desafios.
"Mas estamos aí pra isso mesmo. Não é pra entrevistar o vereador de Birigui, sem nenhuma ofensa aos vereadores de Birigui, é óbvio. Mas é pra entrevistar gente que tenha dimensão nacional, que esteja fazendo coisas."

Conti deve assumir a função em outubro, com um novo cenário, de Daniela Thomas - em setembro, em comemoração aos 25 anos do Roda Viva, a Cultura exibirá uma seleção dos melhores momentos do programa.

Sobre a reestruturação da Cultura, o novo âncora disse que não vê crise.
"Vejo eles tentando mudar, fazer alguma coisa contemporânea."

Leia a íntegra da entrevista:

Folha - Quem te fez o convite? Por que aceitou?
Mario Sergio Conti - João Sayad e Fernando Vieira de Mello, os dois que estão no comando da Cultura. O argumento é que eles gostariam de ter alguém da imprensa escrita, que não tivesse em nenhuma outra televisão, que desse uma temperatura mais jornalística ao programa. [Disseram] Que eu poderia continuar sendo diretor da "piauí". Aí eu resolvi aceitar. Porque eu acho que é um programa, depois soube que é o programa mais antigo de entrevistas na televisão brasileira. É um programa jornalístico, é respeitado, é independente. Isso também discutimos, eu falei: "Olha, se eu for pra lá, não quero ficar tendo que entrevistar sicrano, fulano, beltrano por..." [Responderam:] "Não, você escolhe os convidados, total independência". Aí discutimos e acabei aceitando e também com a decisão de voltar a ser ao vivo, que eu acho que dá uma eletricidade, uma temperatura mais acesa, mais jornalística, para o programa. E também não tem entrevistador fixo, vai voltar o esquema de a cada programa ter entrevistadores de acordo com o tema, com o entrevistado.

Essas novidades - voltar a ser ao vivo e não ter entrevistador fixo - foram parte da negociação, foram exigências, ou pelo menos desejos, colocados por você?
Não, foram expectativas colocadas por mim, mas eles também pensam assim, disseram que é exatamente o que querem. Não foram exigências, foram concordâncias.

Mas quem falou primeiro?
Aí eu já nem lembro, talvez tenha até sido eu, falei: "Olha, é melhor ser ao vivo", mas o Sayad imediatamente concordou, ele estava pensando nisso também. Porque tem sempre o inesperado no ao vivo, é uma coisa que não tem edição, é o que está acontecendo lá. Numa televisão --não só aqui, mas em todo lugar-- cada vez mais amarrada, com cara de espetáculo preparado, é bom ser ao vivo. Vamos ver a reação das pessoas, dos entrevistados, dos entrevistadores. Acho mais legal.

A conversa foi por telefone ou pessoalmente?
Pessoalmente.

Onde foi?
Nós conversamos duas vezes, uma num restaurante em São Paulo e outra na casa do João Sayad.

Além dessas duas alterações, houve alguma outra colocação ou pedido seu?
O negócio da independência. Mas novamente a questão não foi uma exigência, foi uma concordância. Falaram que não [haveria restrições], de jeito nenhum, que o programa só tem credibilidade porque leva todo mundo. E [disseram] "é você quem vai decidir quem leva".

Tua participação começa quando?
No final de setembro o programa vai completar 25 anos, então planejaram dois ou três programas com o melhor do "Roda Viva", vão fazer um homenagem aos ex-apresentadores, que vão chamar esses programas, essas antologias. E aí eu estreio não sei se no final de setembro ou começo de outubro, como parte das comemorações dos 25 anos.

E já tem o entrevistado para o primeiro programa?
Não, vou discutir, vou pensar. Vai depender muito da situação, do personagem da semana, das semanas anteriores, não pode ser um programa frio, tem que estar calçado nos acontecimentos correntes.

A partir da ideia de dar uma temperatura jornalística maior: se você fosse estrear na semana que vem, quem você gostaria de levar?
Bom, é meio óbvio, até você acho que também iria querer isso: eu gostaria de entrevistar a presidente Dilma Rousseff.

A Dilma parece que transcende essa história, porque no nosso sistema o presidente está sempre no centro, mas será que nesse momento ela é a mais adequada à essa ideia de temperatura?
Então... esse negócio de faxina, ministro saindo, gente entrando. Estaria na hora de fazer um balanço da gestão dela. Agora, você tem razão: como presidente, ela está continuamente em evidência, mas agora, se eu fosse...

Você já começou a fazer uma sondagem [para convidá-la]?
Não. Divulgou hoje [na terça, 16/8], eu tenho que fechar o próximo número da revista ainda. [risos]

Mas você acha viável [levar a Dilma]?
Ah, sim, por que não? Por que não? É uma emissora respeitável, pública, com tempo para ela falar. Eu convidaria jornalistas de nível. Isso vale para todos, se for pra entrevistar o Lula, o Serra, quem for. O programa é isento, não tem parti pris. É pra todo mundo que está em evidência, tem algo a dizer, está no noticiário.

Que nomes mais você gostaria de levar?
Aí, se me permite, deixa a coisa andar. Porque senão vou dizer que levarei o papa Ratzinger... Não, né?! Vamos devagar [risos].

Mas nem pergunto como algo palpável e imediato, mas mais como um desejo, digamos, objeto de desejo jornalístico...
Eu gostaria muito de levar o João Gilberto, mas está difícil, né?... [risos]

Vamos concordar que os teus dois nomes são desafios bons.
São desafios, mas estamos aí pra isso mesmo. Não é pra entrevistar o vereador de Birigui, sem nenhuma ofensa aos vereadores de Birigui, é óbvio. Mas é pra entrevistar gente que tenha dimensão nacional, que esteja fazendo coisas.

Entre os apresentadores anteriores mais recentes - Marília Gabriela, Paulo Markun, Lillian Witte Fibe, Heródoto Barbeiro, Carlos Eduardo Lins da Silva, Matinas Suzuki Jr. etc -, qual deles tem o estilo mais próximo do que você pretende imprimir?
Ah, não sei, porque, como você começou falando, eu nunca fiz televisão, né. Acho que tem coisas boas em todos. Isso é uma característica do programa. Nunca teve um apresentador, que eu me lembre, que fosse ruim, que fosse um desastre. Tem um monte de gente afiada, cada um dentro do seu estilo.

Qual a tua análise do momento por que passa a TV Cultura? Alguns usam o termo "crise", há diminuição de investimentos públicos, corte de gastos e de pessoal, muitas cobranças de pessoas do setor...
Eu acompanho como leitor e espectador, mas não vejo crise não. Vejo eles tentando mudar, tentando fazer alguma coisa mais contemporânea, com novos programas, reformulação. Questão de verba eu naõ sei, aí precisaria ver as contas, o que estão conseguindo por fora, o que essa economia está gerando. Mas vejo que eles estão lançando programas, reformulando, fazendo coisas. Não acabou o "Manos e Minas". Pelo contrário, revitalizaram o "Manos e Minas". Não acabou o "Metrópolis", está lá o Cadão Volpato. O Jornal de Cultura melhorou, a [apresentadora Maria Cristina] Poli está lá, tem debate. Vejo não uma crise, mas mudança, tentativa de melhorar. Mas não estou enfronhado na coisa, falo de fora. Mas vejo que há um esforço no sentido de melhorar.

Acha que uma TV pública deveria exibir publicidade de automóveis, como vem acontecendo?
Não sei, não tenho posição, me parece uma tendência mundial. A não ser na França, que acabaram com a publicidade, mas há toda uma discussão de se não é uma jogada doŽ[presidente Nicolas] Sarkozy para beneficiar um amigo dele que é dono do TF1, o [Martin] Bouygues, o grupo Bouygues, que aí o bolo de publicidade que ia pra TV pública vai mais pra TF1. Lá na França, que é o país do estatismo, paradoxalmente a esquerda é contra tirar publicidade, porque acha que tira a independência e sangra, deixa com orçamento engessado, o que vai no médio prazo levar a uma esterilização da TV pública. As coisas não são muito claras nesse aspecto.

Como fará para conciliar a nova função com a direção de Redação da "piauí" e com a tradução de "Em Busca do Tempo Perdido" [Conti prepara a tradução dos sete volumes do clássico de Marcel Proust para o selo Penguin-Companhia]?
A "piauí" é uma revista mensal. Meu plano é ir uma vez ou duas [por semana] pra São Paulo. Vou ter que esta lá na segunda-feira. Meu fechamento [da "piauí"] é no final do mês e cai na sexta-feira, o que é bom pra mim. Então conversei aqui com o João Moreira Salles [publisher e editor da "piauí"] e ele me incentivou a ir, mas desde que eu fique aqui [na revista]. Então vamos ficar.
O Proust aí é que vamos ver. Porque, como ele, eu faço à noite - ele escreveu à noite, eu traduzo à noite. Mas vamos deixar rolar. É trabalho.

Tua ideia original era entregar o primeiro volume quando?
Ano que vem.

E está de pé?
Está, está indo. Vamos ver como é que evolui. E também tem o negócio da "piauí". Agora em outubro ela completa cinco anos. Temos uma equipe muito boa, a maioria está aqui desde o começo. Aprendemos a fazer matéria --sabemos fazer matéria pra jornal, pra revista semanal, mas aprendemos a fazer matéria pra revista mensal. Então já tem uma capacidade instalada que facilita. Eu ainda me dedico muito à revista, mas as pessoas que trabalham aqui já se viram, já vêm com propostas mais adequadas ao formato da revista, têm fontes.
Se fosse no começo da revista acho que seria impossível, porque ali tinha tudo a definir.

*****
ATÉ +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário