sexta-feira, 12 de agosto de 2011

'A ÁRVORE DA VIDA' É LENTO, MAS É UM DOS MELHORES FILMES DO ANO


Tendo como partida a origem do universo e o sentido da vida humana, A Árvore da Vida - vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano - é um projeto ambicioso, o mais ambicioso da carreira do diretor americano Terrence Malick, um esteta que faz poucos, mas sempre faz filmes muito acima da média.

O filme é um tipo de pensamento filosófico que guia o roteiro, assinado como sempre por Malick e centrado em Jack - interpretado por Sean Penn, e na adolescência, pelo acima da média Hunter McCracken - que nada mais é do que uma viagem às memórias de Jack, particularmente a infância passada em Waco, Texas - não por acaso, o local onde cresceu o diretor.

Ali, os protagonistas são a mãe - Jessica Chastain -, o pai - Brad Pitt, sensacional - e os irmãos menores.
Divulgação
Jessica Chastain, em cena do filme
Um deles morreu adolescente, e essa morte do irmão não só assombra Jack, como o leva a uma indagação maior sobre o sentido do mundo e a existência de Deus, num mundo impregnado de cristianismo em que ele cresceu.

Intimamente, lutam em Jack os dois caminhos que o filme aponta desde o começo como as margens do curso da vida: o caminho da graça - encarnado pela mãe - e o da natureza - simbolizado pelo pai.

Divulgação
Brad Pitt, em cena do filme
Essa família, boa representante da América dos anos 50, mas não só - pode ser vista como um modelo de família de qualquer parte do mundo ocidental - é inserida no macrocosmo do mundo natural.

A partir daí, o filme transborda da telona com imagens de tirar literalmente o fôlego e levam não só Jack como todos nós a visualizarmos uma viagem no tempo, a origem da vida no planeta, com direito à passagem dos dinossauros - melhores e mais reais do que o cinema já mostrou até agora, superando em muito os de O Parque dos Dinossauros de Steven Spielberg.

Já pelo meio, o filme passeia por espetaculares imagens de natureza, como uma erupção do Etna, as geleiras da Antártida, os oceanos e diversos animais - que alguns críticos descreveram pejorativamente como "momento National Geographic".

Ironias à parte, essas imagens fazem todo sentido dentro daquilo a que a história se propõe, reavaliar a trajetória de um homem, qualquer homem, por suas perguntas sobre si mesmo e sobre a vida.

Coisas que um Stanley Kubrick faria, e que Malick executa com maestria semelhante, embora numa pegada bem diferente.

Divulgação
Sean Penn, em cena do filme
Lógico, A Árvore da Vida vai ser entendido por muitos como um filme religioso, o que não é, mesmo - muito embora Malick se mostre bem mais espiritualista do que Lars Von Trier e seu Melancolia - que estreou por aqui na semana passada, concorreu com A Árvore... em Cannes 2011 e levou o prêmio de melhor atriz para Kisten Dunst.

Sem dúvida, a religião faz parte da formação dos personagens - a cidade de Waco foi o palco de uma tragédia de fundo religioso em 1993, culminando com a morte de 76 integrantes de uma seita fundamentalista cristã liderada por David Koresh.

Só que, se o filme de Malick tem algum fundo espiritual, ou seja, anseia explorar além da matéria, é muito mais filosofia do que religião.

Mas sempre haverá quem pense o contrário, especialmente numa sequência em que Jack adulto revê os personagens de seu passado numa praia - aí, a psicanálise parece uma referência melhor.

É um filme belissimo, de uma intensidade ímpar e rara, pela proposta, pelas camadas de sentido que suas imagens quase hipnóticas conseguem desdobrar a cada visão - ao mesmo tempo que cria personagens de uma densidade impressionante, capaz de torná-los simbólicos, transcendentes e universais.

Como ninguém fará - e exibirá - um filme melhor que esse nesse ano, os longos anos gastos pelo recluso diretor em sua elaboração estão devidamente perdoados.

Confira o trailer do filme:

*****
"A ÁRVORE DA VIDA"
Título original:
The Tree of Life
Diretor:
Terrence Malick
Elenco:
Brad Pitt, Sean Penn, Fiona Shaw, Jessica Chastain, Kari Matchett, Dalip Singh, Joanna Going, Jackson Hurst, Brenna Roth, Jennifer Sipes, Crystal Mantecon, Lisa Marie Newmyer
Produção:
Dede Gardner, Sarah Green, Grant Hill, Brad Pitt, Bill Pohlad
Roteiro:
Terrence Malick
Fotografia:
Emmanuel Lubezki
Trilha Sonora:
Alexandre Desplat
Duração:
138 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdios Produtores:
Cottonwood Pictures, Plan B Entertainment, River Road Entertainment
Classificação:
10 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário