segunda-feira, 15 de agosto de 2011

NOVA YORK VERÁ EXPOSIÇÃO SOBRE OS 30 PRIMEIROS ANOS DE PICASSO A PARTIR DE OUTUBRO

A Coleção Frick de Nova York dedicará a partir do outubro uma exposição dos desenhos do espanhol Pablo Picasso (1881-1973), que vai explorar os primeiros 30 anos de carreira do pintor por meio de seus trabalhos em papel.

"Nos desenhos é possível contemplar alguns dos passos mais importantes de sua carreira: sua formação tradicional, as influências dos trabalhos de professores antigos e a invenção do cubismo com Georges Braque", informou em comunicado a curadora da mostra, Susan Grace Galassi.

Os desenhos de Picasso, 1890-1921: Reinventando a Tradição reunirá em Nova York, a partir do dia 4 de outubro até o início de 2012, mais de 60 obras feitas a lápis, tinta, aquarela e guache que estão vinculadas às peças da seleção permanente da Coleção Frick.

EFE
Obra "Pierrot y Harlequina" (1920) do pintor Pablo Picasso está exposta no museu Frick, em Nova York (9/8/2011)

O fundador do museu, Henry Clay Frick (1849-1919), e Picasso "compartilharam seu gosto pela mesma herança artística, um como colecionador e outro como criador", assinalou o museu no mesmo comunicado.

Assim, as referências a trabalhos de El Greco (1541-1614), Francisco de Goya (1746-1828) e Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), todos eles representados na Coleção Frick, são constantes nos desenhos de Picasso que poderão ver vistos em Manhattan.

"Na última década, os estudiosos focaram na relação de Picasso com antigos professores e com seus antecessores do século 19, mas isto não foi observado especificamente em seus desenhos, onde muitas destas referências apareceram pela primeira vez", disse Susan.

"Tentamos não fazer comparações diretas entre os desenhos de Picasso e os de outros artistas, e mostrar também a extensão e os registros de referências, no aspecto técnico e estilístico, de seus desenhos", acrescentou a curadora.

Seu objetivo, por outro lado, é oferecer um contexto histórico "às inovações e invenções na arte de Picasso, e mostrar, além disso, que era evidente que ele se situava no final de uma grande rede de artistas", afirmou.

"O desenho é uma linguagem comum que os artistas aprimoraram e foram passando de geração em geração, por isso que esta área do trabalho de Picasso parece perfeita para ser pesquisada", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário