sexta-feira, 12 de agosto de 2011

'SUPER 8' É AVENTURA CAPRICHADA, QUE OS PRÉ-ADOLESCENTES VÃO GOSTAR


Super 8 é um longa-metragem de aventura inspirado no cinema dos anos 70 e 80.

Por isso mesmo, a trama é ambientada no final da década de 70 e conta a história de um grupo de seis crianças moradoras de um pequeno povoado de Ohio (EUA) que testemunham um acidente de trem enquanto rodam na estação - com uma câmera super-8, lógico - um filme de zumbis.

Pouco depois do fato, começam a ocorrer no povoado uma série de desaparecimentos misteriosos e episódios estranhos que atormentam a população e com os quais as seis crianças terão de lidar.

"É difícil não comparar este filme com 'Os Goonies' e outros sobre um grupo de crianças do início dos anos 80", assinalou o diretor J.J.Abrams, quem explicou que, além das influências cinematográficas,  o roteiro do filme tem elementos autobiográficos.
"Queria contar uma história sobre esse momento da minha vida em que também fazia filmes em Super 8. Pensei que seria divertido, decidi chamar Spielberg, que fazia o mesmo quando criança, e rapidamente disse que sim".

O formato em 8 milímetros popularizou-se no final dos anos 60 entre os criadores de filmes de baixo custo, apesar de inicialmente esse tipo de equipamento ser destinado a uso doméstico.

Na nova obra de Abrams, a rodagem feita pelo grupo de crianças e os episódios fantásticos se alternam, envolvendo os dois protagonistas, Joe - interpretado pelo ator  mirim Joel Courtney - e Alice - a cima da média Elle Fanning - , jovem atriz que estreou com apenas dois anos de idade, em 2001, no filme Meu nome é Sam, e participou desde então de inúmeros filmes, entre eles Babel, do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu.
"O filme aborda as relações familiares e de amizade. Meu personagem tem um pai que não é precisamente maravilhoso, e não tem mãe, portanto, quando os meninos pedem que participe do filme de zumbis, ela vê a situação como uma válvula de escape", disse Fanning à Efe.

Divulgação
J.J.Abrams, dirigindo seu talentoso elenco

O personagem de Joe acaba de perder a mãe em um acidente, e a convivência com seu pai - Kyle Chandler, careteiro como sempre - está longe de ser perfeita, por isso que também busca refúgio no filme em Super 8 que é dirigido pelo seu amigo Charles - Riley Griffiths - um menino gordinho e muito bom ator.

A história de zumbis rodada pelas crianças se transforma em um relato autônomo dentro do filme de Abrams, que confessou sentir-se mais identificado com Joe do que com Charles, o diretor do filme obsessivo com a produção de seu filme.
"Charles é um diretor muito seguro de si mesmo, e eu não era assim quando criança. Sentia-me um pouco mais como Joe, era mais calado", contou Abrams.

"Participar de Super 8 é a experiência mais divertida que fiz em minha vida", afirmou Joel Courtney, do alto de seus 15 anos.

E como foi conviver com Abrams e Spielberg?
Os atores mirins deram todos a mesma resposta: "foi incrível".

Super 8 estreia hoje no Brasil, depois de ter sido um grande sucesso no seu lançamento nos EUA, em junho - arrecadou no fim de semana de estreia US$ 37 milhões, e custou US$ 50 milhões para ser produzido.

*****
Se eu tivesse de dizer uma única palavra para definir Super 8, a nova aventura saída da imaginação do diretor e roteirista J.J. Abrams, eu diria: nostalgia.

Ambientada em 1979, época ainda sem internet ou celulares, a história, desde o título, também remete ao passado do próprio Cinema, emprestando o nome das câmeras que antigamente eram quase tão populares quanto as digitais que são vendidas hoje em dezoito prestações nas Casas Bahia.

Filme de época, ficção científica, suspense com ecos de drama familiar e romance adolescente, com algumas pitadas de filme de terror...
Parece muita coisa para definir a mistura de gêneros que Abrams propõe aqui.

Isto sem contar o amplo espectro de referências cinematográficas do diretor - que vão de 
O Dia em que a Terra Parou (1951) aos filmes de Steven Spielberg, aqui atuando como produtor - como Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) e E.T. - O Extraterrestre (1982) - ,  acrescidos  também de Conta Comigo (1986).

Mistura muito bem feita, que mostra Charles - Riley Griffiths - um pré-adolescente gordinho e cheio de energia que sonha em ser cineasta - a semelhança física com Orson Welles não é mera coincidência - e que está empenhado em fazer um filme, com esquema de produção bem caseiro, sobre zumbis, para colocar num festival.

Ele conta com amigos de todas as horas Cary - Ryan Lee -, Preston - Zach Mills - e Joe -
Joel Courtney - para serem seus atores, atrizes e técnicos.

Só falta convencer a menina mais bonita da escola, Alice - a excepcional Elle Fanning, de Um Lugar Qualquer - , para ser a estrela.

Divulgação
Ellen Fanning e Joel Courtney, em cena do filme

A partir do sim de Alice, a turma começa a filmar uma sequência noturna às escondidas, na estação de trem.

Tudo vai bem, até que eles presenciam um estranho acidente: uma caminhonete vem em alta velocidade sobre os trilhos, procurando chocar-se contra o trem - sabe-se depois que é um trem da Força Aérea Americana - que está chegando.

Se a intenção era aproveitar a parada do trem como pano de fundo para uma cena romântica, o espetacular acidente põe todos eles para correr.

Só que a câmera fica caída no chão, filmando cenas que logo se tornarão objeto de uma intensa disputa.

Quem lançou a caminhonete contra o trem é um professor dos garotos, o dr. Woodward - 
Glynn Turman -, que conta para eles uma estranha história sobre um extraterrestre para, pouco depois, a cidadezinha assistir à chegada de várias tropas militares, que tomam conta do trem acidentado e de toda a situação.

Divulgação
A turma, produzindo mais uma cena do seu filme em super-8

A partir daí, a trama se divide: a primeira, gira em torno do suspense sobre o segredo do que o trem transportava e o significado de um estranho cubo, pego na estação por Joe; a segunda, é o conflito entre o pai de Joe, o xerife-assistente Jackson - Kyle Chandler -, e o pai de Alice, Louis - Ron Eldard -, uma situação que embaça o romance entre os dois jovens, porquê a história tem a ver com a morte da mãe de Joe num acidente na fábrica em que também trabalhava o pai de Alice.

A primeira parte, quando os garotos encenam o filme e presenciam o desastre, é fantástica, por ser repleta de humor e homenagens ao Cinema.

Quanto mais se define o mistério sobre um extraterrestre com estranhos hábitos alimentares, digamos, coreanos, a trama perde vitalidade e se aproxima perigosamente do trash.

Os pré-adolescentes que vão invadir as salas de cinema brasileiros vão se reconhecer na carismática turma de amigos, que em todos os momentos decide tomar a responsabilidade com as próprias mãos, e Elle Fanning, 13 anos, está se tornando não só belíssima, mas também uma ótima atriz, mais um orgulho da família que já deu à telona Dakota Fanning - que atuou sob a direção de  Spielberg em Guerra dos Mundos.


E como a moda agora - inventada pela Marvel -  é continuar contando a história a partir dos letreiros finais, enquanto eles rolam aqui, uma deliciosa surpresa: o filme em super-8 feito pela turma,  passa inteirinho!


Sen-sa-cio-nal!

Confira o trailer do filme:

*****
SUPER-8
Diretor:
J.J. Abrams
Elenco:
Elle Fanning
Amanda Michalka
Kyle Chandler
Ron Eldard
Noah Emmerich
Joe Courtney
Ryan Lee
Gabriel Basso
Zach Mills
Produção:
J.J. Abrams
Bryan Burk
Steven Spielberg
Roteiro:
J.J. Abrams
Fotografia:
Larry Fong
Trilha Sonora:
Michael Giacchino
Duração:
112 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Ficção Científica
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdios Produtores:
Amblin Entertainment
Bad Robot
Paramount Pictures
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário