sexta-feira, 5 de agosto de 2011

TARCISIO MEIRA MERECIA UM FILME MELHOR, NA SUA VOLTA ÀS TELONAS DEPOIS DE 20 ANOS


Na obra cinematográfica de Hugo Carvana, a figura do malandro tem um papel central.

Desde sua estreia em 1973 - com Vai Trabalhar Vagabundo, até o mais recente Casa da Mãe Joana, o diretor nos deu um painel de tipos da sociedade brasileira - especialmente a carioca, incluindo também artistas e boêmios - como em Bar Esperança (1982).

Em seu mais recente longa, Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo, os protagonistas são uma dupla de atores, pai e filho, que ganham a vida excursionando pelo Brasil e ganham um extra com pequenos golpes, dados pelo patriarca.

Tarcisio Meira e Gregório Duvivier interpretam a dupla que, no começo do filme, mambemba pelo Nordeste brasileiro, apresentando-se, muitas vezes, em teatros improvisados.

Divulgação
Tarcísio Meira e Gregório Duviviver, em cena do filme

Ramon, o pai, é o irresponsável que coloca o filho, Lalau sempre numa fria;  já Lalau  parece ser um comediante de talento, cuja vida está presa aos golpes do pai.

Se no começo do filme, o roteiro de Paulo Halm promete - ao concentrar-se na trama cômica e na dependência mútua entre pai e filho - a história desanda ao se transformar numa trama policialesca, envolvendo corrupção e um crime misterioso, numa narrativa que enfraquece o que, até então, não era muito forte, mas se sustentava mal e porcamente graças à boa química entre Tarcísio e Duvivier.

Ainda no Nordeste, Lalau conhece Flora - Flávia Alessandra, linda de viver -, jornalista e relações públicas que armou um workshop com um famoso guru indiano, no Rio.

Quando o guru é preso, ela contrata o jovem comediante para passar-se por ele, promovendo um workshop para enganar ricos, ávidos por receber lições de como enriquecer ainda mais - é quando entram em cena Carol - Ângela Vieira -, empresária com aspirações políticas, e seu marido, Rodolfo - Herson Capri.

Divulgação
Tarcísio Meira contracena dom Lu Grimaldi - em participação especial - no filme de Hugo Carvana

A volta de Tarcísio Meira  ao cinema brasileiro, duas décadas depois de Boca de Ouro - e de uma refilmagem deste nos EUA, em meados dos anos de 1990 - merecia um projeto melhor.

Tarcísio, um dos atores brasileiros mais carismáticos e completos de todos os tempos e que já protagonizou filmes emblemáticos, de diretores como Arnaldo Jabor e Glauber Rocha, infelizmente não bastou para salvar essa obra de Carvana de sua trama mal-resolvida.

Divulgação
tarcísio Meira, em cena do filme

A dupla que ele faz com Duvivier é ótima e, por isso mesmo, mereciam uma trama mais à altura de seus talentos, mesmo com tudo embalado pela ótima fotografia de Lauro Escorel.

Quem sabe numa continuação, e com um roteiro melhor?

Confira o trailer do filme:

*****
NÃO SE PREOCUPE, NADA VAI DAR CERTO
Diretor:
Hugo Carvana
Elenco:
Tarcísio Meira
Gregório Duvivier
Flávia Alessandra
Ângela Vieira
Mariana Rios
Herson Capri
Lu Grimaldi
Produção:
Martha Alencar Carvana
Roteiro:
Paulo Halm
Fotografia:
Lauro Escorel
Trilha Sonora:
Edu Lobo
Paulo Cesar Pinheiro
Duração:
99 min.
Ano:
2011
País:
Brasil
Gênero:
Comédia
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdio:
Globo Filmes
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário