sexta-feira, 20 de maio de 2011

SEM BAIXARIAS, " SANTA PACIÊNCIA" FAZ PIADA COM JUDEUS E MUÇULMANOS E MOSTRA UMA LONDRES QUE NÃO CONHECEMOS

Estreando hoje, a comédia "Santa Paciência" funciona muito bem graças ao protagonista - interpretado por Omid Djalili, britânico de origem iraniana - Mahmud - um sensacional paquistanês em crise de identidade religiosa e cultural, ao tratar de forma leve e bem-humorada de temas que diariamente estão nas manchetes dos jornais e acabam sempre abordados pelo seus lados negativos.

Aqui, na trama dirigida pelo britânico Josh Appignanesi, vemos Mahmud na comunidade muçulmana de Londres, quando, às vésperas do casamento de seu filho, ele descobre numa caixa de papéis velhos um documento comprovando que foi adotado.

Bate a curiosidade em saber quem são seus pais biológicos e, para isso, ele procura o serviço público responsável pelo processo.

É lá que descobre que nasceu em uma família judaica, e como foi criado numa família muçulmana moderada, perde o chão e o rumo.

DivulgaçãoCena de "Santa Paciência"


Com receio de contar para sua mulher, ele acaba revelando o segredo ao vizinho taxista, um judeu americano com quem vive brigando, principalmente porquê o taxista insiste em estacionar o carro na sua porta.

Está formada a trama central da compedia pois, se Mahmud é um muçulmano que não segue fielmente sua religião, o taxista Lenny - o magnífico Richard Schiff - também não é um judeu tipo rato de sinagoga.

É nessa questão que o filme acerta ao mostrar ser possível a convivência entre as pessoas, ironizando as supostas diferenças que acabam tornando vizinhos em inimigos irreconciliáveis.

A direção segura e o roteiro inteligente brincam com os preconceitos e estereótipos de ambos os lados e não faltam provocações e piadas, que nunca partem para a baixaria desrespeitosa, tão comum nesse humor rasteiro e absolutamente sem graça que vemos em todo lugar atualmente, principalmente nos stand-ups - o ator Omid Djalili é um dos expoentes do novo stand-up britânico e é muito engraçado, o que prova que nem tudo está perdido, nesse mundo poluído de Gentillis, Rafinhas e outros sem graça.

Evidentemente, a busca de Mahmud por suas raízes lhe trará muitos problemas, e o meterá em diversas confusões, tanto na família quanto m seu círculo de amigos - e isso no instante em que seu filho lhe pede o máximo de empenho para assumir o papel de muçulmano disciplinado, porquê o padrasto de sua noiva é um líder religioso radical e tudo o que o rapaz não quer é que Mahmud vire o mundo de todos de cabeça para baixo e arruíne seu casamento.

O que o pobre Mahmud fará, e como essa história termina eu não vou contar aqui,
mas asseguro que você dará muitas risadas com esse filme bem feito, com atores maravilhosos e tendo como pano de fundo uma Londres que nós não conhecemos.


Confira o trailer do filme:



*****

"SANTA PACIÊNCIA"
Título original:
The Infidel
Diretor:
Josh Appignanesi
Elenco:
Yigal Naor
Stewart Scudamore
Omid Djalili
James Floyd
Archie Panjabi
Leah Fatania
Stuart Antony
Scott Walters
Mina Anwar
Amit Shah
Produção:
David Baddiel
Arvind Ethan David
Roteiro:
David Baddiel
Fotografia:
Natasha Braier
Trilha Sonora:
Erran Baron Cohen
Duração:
Nada cansativos 105 min.
Ano:
2010
País:
Reino Unido
Gênero:
Comédia
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imagem Filmes
Classificação:
12 anos
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário