quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SUNDANCE CELEBRA VITALIDADE DOS INDEPENDENTES

A 27ª edição do Festival de Cinema de Sundance começou nesta quinta-feira em Park City, estado de Utah, oeste dos EUA, com quase 120 filmes na programação, entre eles o megassucesso brasileiro "Tropa de Elite 2".

DivulgaçãoO logo deste ano do festival

O filme de José Padilha será apresentado fora da competição em um Festival no qual os organizadores se propõem a mostrar que, apesar da crise econômica, a vitalidade do cinema independente permanece perante a força de Hollywood.

Na mostra competitiva, destacam-se o filme colombiano "Todos tus muertos", o mexicano "Asalto al cine" e o cubano "Boleto al Paraíso".

O Festival - que, com o passar dos anos, virou a na "Meca" do cinema independente nos Estados Unidos - foi fundado pelo ator Robert Redford para contrabalançar o poder comercial dos estúdios de Hollywood.

A ironia da história é que agora é o maior e mais prestigiado festival de cinema dos Estados Unidos.

Sundance tornou-se em um lugar privilegiado, onde os estúdios aproveitam para fazer negócios para suas divisões de "filmes de arte" e buscar novos talentos em todas as áreas da indústria, desde atores até diretores e roteiristas.

Getty ImagesO ator Robert Redford, fundador do Festival de Sundance, em foto de novembro de 2010

"O número de filmes que apresentam sua candidatura no festival continua sendo muito alto: ultrapassamos os 10 mil pela primeira vez neste ano",
declarou à AFP John Cooper, diretor-geral do festival.
"É uma notícia muito boa para a vitalidade do cinema independente", acrescentou.

O Festival apresenta neste ano 118 longa-metragens, entre eles 40 estreias de filmes - 26 em concorrência - e 95 "première" mundiais, provenientes de 29 países.

"Durante a programação desta edição, fomos mais longe, reforçamos fortemente nossas relações internacionais e melhoramos a qualidade dos filmes estrangeiros selecionados", afirma Cooper.

A imensa maioria dos filmes apresentados em Sundance - cuja feira de venda de filmes é uma das mais importantes do mundo - chega sem distribuidor, e Cooper garante que "os compradores estão muito impacientes por descobrir alguns filmes e espera-se um mercado muito ativo".

Um dos filmes hispânicos que estarão na competição são "Todos Tus Muertos", obra colombiana dirigida e co-escrita por Carlos Moreno, que fala da história de Salvador, um camponês humilde cuja tranquilidade é perturbada quando descobre que há vários cadáveres em suas plantações de milho.

O mexicano "Asalto Al Cine", obra-prima de Iría Gómez Concheiro, compete na Seção Ficção Internacional, com sua trama centrada em um grupo de jovens das colônias Guerrero e Iztapalapa que pensam que um roubo resolverá seus problemas.

O último filme do cubano Gerardo Chijona, "Boleto al Paraiso", baseado no livro "Confesiones a un médico", também compete com sua história sobre os fatos lamentáveis de 1993, quando jovens entre 17 e 20 anos injetaram sangue contaminado com Aids em si mesmos.

Neste ano, Sundance deverá honrar mais uma vez sua reputação de vitrine dos melhores documentários do mundo, especialmente com o novo filme do britânico James Marsh, "Project Nim", centrado no chimpanzé Nim.

Marsh recebeu um Oscar em 2009 por "Le Funambule", seu documentário sobre o francês Philippe Petit, que causou sensação em 1974 ao se equilibrar entre as torres do World Trade Center, em Nova York.

O terror, os filmes de orçamentos muito baixos e a guerra, tema recorrente em Sundance, voltarão a estar presentes na programação.

O filme "Hell and back again" de Danfung Dennis, segue a missão de um militar no Afeganistão, mas o cinema também enfoca a questão econômica com "The Flaw", de David Sington, que gira em torno da crise da economia mundial em 2008.
Vamos acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário