sábado, 15 de janeiro de 2011

A SEMANA NO CINEMA

As bilheterias, daqui e dos EUA; Colin farrell fala sobre remake de "O Exterminador do Futuro"; Baz Luhmann diz que remake de "O Grande Gatsby" pode ser filmado em 3D; a MGM é salva da falência, e a EON anuncia 23o. filme de James Bond...
Essas, e muitas outras, no resumo semanal das notícias das telonas.
Confira:
TOP 10 BILHETERIAS - EUA

01. BRAVURA INDÔMITA (2010)
02. ENTRANDO NUMA FRIA MAIOR AINDA COM A FAMÍLIA
03. CAÇA ÀS BRUXAS
04. TRON - O LEGADO
05. CISNE NEGRO
06. COUNTRY STRONG
07. O VENCEDOR (2010)
08. O DISCURSO DO REI
09. ZÉ COLMEIA - O FILME
10. ENROLADOS

TOP 10 BILHETERIAS - BRASIL

01. ENROLADOS
02. DE PERNAS PRO AR (2010)
03. ENTRANDO NUMA FRIA MAIOR AINDA COM A FAMÍLIA
04. INCONTROLÁVEL
05. ALÉM DA VIDA
06. AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA
07. TRON - O LEGADO
08. 72 HORAS
09. MEGAMENTE
10. HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE I

CRITIC'S CHOICE AWARDS: CONFIRA OS GANHADORES

O Critic's Choice Awards - prêmio da crítica americana - foi entregue na noite de sexta-feira em Los Angeles, e consagrou "A Rede Social" como o melhor filme do ano.

A produção levou ainda os prêmios de melhor diretor - para David Fincher - e de melhor roteiro adaptado - para Aaron Sorkin.

Divulgação

Cena de "A Rede Social"

Os prêmios aumentam as chances do filme como um dos favoritos ao Oscar, após já ter sido considerado o melhor filme da temporada por diversos outros prêmios de críticos, incluindo os de Nova York, Los Angeles e Boston.

Na categoria melhor filme em língua estrangeira, a vencedora foi a produção sueca "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", que bateu o hispano-mexicano "Biutiful", de Alejandro González Iñárritu, e o italiano "Eu Sou o Amor" - o filme sueco não concorrerá ao Globo de Ouro.

O prêmio de melhor ator foi para Colin Firth, por "O Discurso do Rei", filme pelo qual David Seidler venceu a categoria de melhor roteiro original.

A produção "O Lutador" foi agraciado nas categorias de melhores intérpretes coadjuvantes, para Melissa Leo e Christian Bale.

Natalie Portman confirmou as expectativas e ficou com o prêmio de melhor atriz pelo seu papel em "Cisne Negro".

"Toy Story 3" foi escolhida a melhor animação, e "Esperando o Super-Homem" sagrou-se o melhor documentário.

SINDICATO DOS DIRETORES ANUNCIA SEUS INDICADOS

O Sindicato dos Diretores dos EUA - Directors Guild of America, DGA - anunciou nessa semana a lista de indicados ao prêmio, concedido pela entidade todos os anos ao melhor realizador da indústria cinematográfica americana.

O logo do DGA

Como em outras categorias, a honraria é um termômetro para o Oscar - em apenas seis ocasiões, desde que começou, em 1948, o ganhador do prêmio da DGA não coincidiu com o vencedor do prêmio da Academia de Hollywood.

A cerimônia de entrega será em 29 de janeiro, no Grand Ballroom, em Los Angeles.


Confira os diretores indicados:

Darren Aronofsky, por "Cisne Negro"

David Fincher, por "A Rede Social"

Tom Hooper, por "O Discurso do Rei"

Christopher Nolan, por "A Origem"

David O. Russell, por "O Vencedor"

"PROMETEUS": O NOVO PROJETO DE RIDLEY SCOTT

Usando como base a célebre saga "Alien", o diretor Ridley Scott produzirá "Prometheus", uma nova produção de ficção científica que será protagonizada pela atriz Noomi Rapace.

O estúdio Twentieth Century Fox informou nesta sexta-feira em comunicado que o roteiro do filme é obra de Jon Spaihts,e foi posteriormente revisado por Damon Lindelof - da série "Lost" - e pelo próprio Scott.

Arquivos do Klau

O cineasta inglês Ridney Scott

"'Alien' foi o ponto de partida deste projeto, mas esse processo criativo evoluiu em uma mitologia e em um universo novos, nos quais esta história original acontece",
afirmou o cineasta britânico.

"O fã reconhecerá o rastro do DNA de 'Alien', mas as ideias que se produzem no filme são únicas, enormes e provocativas", apontou.

A estreia do filme nas salas de cinema americanas está prevista para 12 de março de 2012.


NATALIE PORTMAN, LINDA DE VIVER, PARA DIOR

A atriz Natalie Portman posou para um anúncio da nova campanha do perfume Miss Dior Cherie, onde aparece virada de lado, de costas, usando apenas um laço no cabelo.

Em outros anúncios da campanha - dirigida pela cineasta Sofia Coppola - Portman aparece acompanhada de modelos mais novos - a atriz brincou, se definindo como uma "papa-anjo".

Confira:

Divulgação/Dior

A Atriz Natalie Portman


BANDA QUEEN PREPARA ADAPTAÇÃO PARA AS TELONAS DO MUSICAL "WE WILL ROCK YOU"

Brian May e Roger Taylor, membros da banda britânica Queen, anunciaram em sua página oficial na internet a adaptação cinematográfica do musical "We Will Rock You".

Este projeto, que ainda está em fase de desenvolvimento, contará com o roteiro do britânico Peter Morgan - de "Frost/Nixon" e "A Outra".

Arquivos do Klau

Cohen, à esquerda, e Mercury, à direita

Morgan também é o roteirista de um filme dedicado à vida do músico - e voz da banda - Freddie Mercury, longa-metragem que gera grande expectativa entre os seguidores do Queen, estreará no primeiro semestre de 2012, e será protagonizada pelo polêmico Sacha Baron Cohen - de "Borat" e "Brüno" - que, segundo May, "está entrando no papel de uma maneira que encantaria Freddie".

JOHNNY DEPP, O FAVORITO DOS AMERICANOS

Johnny Depp foi eleito o ator favorito nos Estados Unidos em 2010 - segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Harris Interactive entre o público americano, que situou o artista à frente de Clint Eastwood, vencedor do ano anterior.

Arquivos do Klau

O ator Johnny Depp

A partir de uma pesquisa feita com 2.331 participantes realizada em dezembro de 2010 e divulgada nesta quarta-feira, o instituto deduz que, entre os dez atores favoritos dos americanos, figuram também, nesta ordem, Denzel Washington, que subiu uma posição em relação ao ano anterior, e John Wayne, que em 2009 ocupava o sétimo lugar.

Wayne é o único que desde 1994 figura todos os anos nesta peculiar lista, embora já tenha morrido há mais de três décadas.

Harrison Ford ocupa a quarta posição, voltando a fazer parte do ranking após um ano de ausência.

Em quinto lugar está Angelina Jolie, enquanto o sexto é compartilhado por Tom Hanks, George Clooney e Julia Roberts, já que os três receberam o mesmo número de votos.

Completam a lista Clint Eastwood, que cai do primeiro ao nono lugar, e Sandra Bullock, que em 2009 ocupava a quarta posição.

A entrada de Angelina Jolie e de Harrison Ford na lista fez com que saíssem Meryl Streep - que em 2009 ocupava o oitavo lugar - e Morgan Freeman - o nono naquele ano.

Depp merece.

MICHAEL DOUGLAS ESTÁ DE VOLTA

Michael Douglas está de volta ao trabalho, após declarar estar curado do câncer na garganta.

O ator está escalado para o filme "Liberace", dirigido por Steven Soderbergh.

No longa, ele intrepretará o "entertainer" norte-americano Liberace (1919-1987), famoso nas décadas de 1950 a 1970.

Liberace foi um dos maiores artistas americanos de todos os tempos: viadérrimo e espalhafatoso, já usava nos anos 50 as roupas e adereços que Elton John só teve coragem de usar nos 70, e foi um dos primeiros artistas a cumnprir longos contratos nos cassinos de Las Vegas - hoje, Celine Dion e Cher fazem o mesmo, ganhando rios de dinheiro vivo - lá, os artistas são pagos com a grana coletada nas mesas e nas máquinas de jogo, é tudo "cash".

Na época em começou em LV, Liberace cunhou uma frase que ficou famosa: cada vez que estreava um novo show - e a crítica caía em cima impiedosamente - ele sempre dizia:
"Se vocês soubessem como eu fico triste pelo que esses críticos escrevem!Tanto que eu, quando vou ao banco toda manhã depositar esses dez sacos cheios de dólares, já entro na agência chorando, e entre soluços, imploro ao gerente que faça um depósito".

Arquivos do Klau

Michael Douglas e Liberace: bichice em dose máxima

"Tenho assistido a muitos vídeos dele",
disse Douglas à revista "People" - ele planeja ter aulas de piano, mas ainda não decidiu se irá cantar no filme.

Douglas, 66, está indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho em "Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme", e sempre fez papéis másculos.

Vamos ver como se sairá interpretando a bicha das bichas.

HARRISON FORD: "FAMA DE HERÓI NÃO ME INTERESSA"

Entre a modéstia e a indiferença, Harrison Ford reconhece que, apesar da carreira que o aponta como herói de aventuras, ele nunca quis ser herói.
"O drama sempre consiste em superar obstáculos. As pessoas que constroem a fama de herói", disse nesta quinta-feira em Madri.

Getty Images

Harrison Ford participa de evento na Califórnia em janeiro de 2010

"Eu me limitei a ser um arqueólogo, um policial... mas, pessoalmente, não me interessa a fama de herói",
declarou durante uma entrevista para promover seu novo filme, "Uma Manhã Gloriosa" - que deve estrear em 28 de março no Brasil.

Conhecido por personagens como Hans Solo, de "Guerra nas Estrelas", e o arqueólogo famoso, em "Indiana Jones", o ator volta às salas de cinema na pele de um jornalista nada convencional.

Assim, em seu retorno à comédia depois de sucessos como "Uma Secretária de Futuro" e "Seis Dias, Sete Noites", o ator é dirigido pelo diretor de "Um Lugar Chamado Notting Hill" - Roger Michell - e contracena com Diane Keaton, embora a verdadeira protagonista seja Rachel McAdams.

Curiosamente, esta será a primeira vez que trabalha com Diane.
"Ela tem algo que valorizo muito: nunca fala sobre a atuação", disse Ford, visivelmente cansado da agenda corrida para promover o filme, onde interpreta Mike Pomeroy, um veterano âncora de TV, encarregado de liderar um noticiário matinal ao lado de Diane Keaton.

Além de "Uma Manhã Gloriosa", Ford aguarda o lançamento de "Cowboys and Aliens" - que fez com Daniel Craig - em 2011 e não descarta o quinto filme da série Indiana Jones.


COLIN FARRELL FALA SOBRE O REMAKE DE "O VINGADOR DO FUTURO"

"O Vingador do Futuro" parece ser o próximo da lista de remakes de clássicos dos anos 90.

A Columbia Pictures será a responsável pela produção, que terá Colin Farrell como protagonista.

Em entrevista esta semana, o ator declarou que está muito animado com o roteiro e os efeitos especiais do longa:
"Tem muita ação. E ao mesmo tempo é bem inteligente. É bem escrito. Meio que fica em cima do muro, no bom sentido. Pode agradar os dois lados"

Getty Images

O ator Colin Farrell

"Eu já pude ver algumas coisas da pré-visualização, as artes conceituais para o mundo que eles estão criando, e é insano. Foi a primeira vez em muitos anos em que pensei 'nossa, eu posso fazer parte disso?'. Eles estão buscando de volta o original. Só não sei ainda se eu vou fazer, ainda não dei os telefonemas que eu deveria. Não sei ainda, vamos ver",
completou.

A direção será de Len Wiseman - de "Anjos da Noite - A Rebelião" - e o roteiro é de Kurt Wimmer - de "Salt".

As filmagens devem começar em março na cidade de Toronto, Canadá, e o filme ainda não tem previsão de lançamento.


"TROPA DE ELITE 2" VAI SER EXIBIDO EM BERLIM

O filme "Tropa de Elite 2", de José Padilha, vai ser exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim.

A mostra reunirá 50 trabalhos, mas até o momento, apenas 24 filmes de países da Ásia, Américas e Europa foram divulgados.

Por enquanto, "Tropa de Elite 2" é o único brasileiro a participar do festival em 2011.

Divulgação

Wagner Moura, em cena de "Tropa de Elite 2"

Segundo a organização do festival, a mostra tem a missão de "descobrir produções para a próxima temporada de filmes de arte e inspirar o mercado".

O primeiro "Tropa de Elite" foi o vencedor do Urso de Ouro em 2009.

Como não participa da competição principal, "Tropa de Elite 2" pode sair apenas com o prêmio Queer Teddy, que pode ser dado a filmes de qualquer seção da Berlinale.


REMAKE DE "O GRANDE GATSBY" PODERÁ SER RODADO EM 3D

O diretor Baz Luhrmann - de "Moulin Rouge - O Amor Vermelho" (2001) - pensa em dirigir seu novo drama, o remake de "O Grande Gatsby", em 3D.

Luhrmann estava em uma mesa de discussões na Consumer Electronics Show - é a maior feira de eletrônicos do mundo - ao lado de Oliver Stone e Michael Mann, para debater a tecnologia Blu-ray e também o futuro dos filmes, e levantou a possibilidade de "O Grande Gatsby" ser filmado em 3D.

Arquivos do Klau

O diretor australiano Baz Luhrmann

Segundo a Forbes, o diretor fez uma demonstração de como o filme ficaria neste formato para os produtores, mas nenhuma decisão foi tomada ainda.

Para defender a tese que um drama filmado em três dimensões não é uma ideia tão absurda assim, Luhrmann citou "Disque M para Matar" (1954), de Alfred Hitchcock: o longa foi produzido com câmeras 3D, mas lançado em formato padrão por decisão da Universal Studios.

O diretor ainda afirmou que o uso desta tecnologia se iniciou com “gags”, depois tornou-se “espetáculo e drama”, como em "Avatar", e que ainda pode ser usado para um tipo de “cinema poético”.

Outros cineastas, como Martin Scorsese e Wim Wenders também estão se aventurando pelo formato - Scorsese já se mostrou extremamente empolgado com as possibilidades que o 3D está proporcionando para seu novo filme, "The Invention of Hugo Cabret".

"O Grande Gatsby" é uma refilmagem de um longa de 1974, protagonizado por Robert Redford e Mia farrow - baseado no livro homônimo de enorme sucesso de F. Scott Fitzgerald.

Carey Mulligan será o protagonista, e Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire estão cotados para o projeto, que deve chegar às telonas em 2012.


BRAD PITT VAI PRODUZIR E ATUAR EM COMÉDIA

Brad Pitt assinou para protagonizar a comédia "Cogan's Trade", com direção e roteiro de Andrew Dominik - DE "Jesse james" - segundo o site da revista "Variety".

Evan Agostini/AP

Brad Pitt

A produção do longa é da Plan B, empresa de Pitt, e da Chockstone Pictures.

Pitt e Dominik já haviam trabalhado juntos em "O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford", e as filmagens devem começar na Louisiana em março.

O ator vai aparecer nas telonas neste ano nos filmes "Tree of Life" e "Moneyball."

JAMES BOND VOLTA ÀS TELONAS EM 2012

James Bond
vai voltar aos cinemas no dia 9 de novembro de 2012, com a produção do 23º filme da série programada para começar a ser filmada no fim deste ano.

O anúncio foi feito nesta terça (11) pelos produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, da EON Production - responsáveis por todos os filmes oficiais do agente 007 - e pelos recém-empossados chefões da MGM, Gary Barber e Roger Birnbaum.

Daniel Craig volta a interpretar James Bond, com Sam Mendes dirigindo um roteiro escrito por Neal Purvis, Robert Wade e John Logan.

EON/MGM

Daniel Craig, em foto promocional de "Cassino Royale"(2006)

O 23º filme da série 007 havia sido cancelado pela MGM, em julho de 2010, e desde abril de 2009,o longa estava com o status de “atrasado indefinidamente”.

Por problemas financeiros, a MGM decidiu abortar o projeto, que prometia concluir as tramas de "Cassino Royale" (2006) e "Quantum of Solace" (2008), ambos também protagonizados por Craig, e a franquia estava, assim, ameaçada de terminar.

Agora, com o estúdio do leão com as finanças estabilizadas, a EON pode anunciar a continuidade da série.

Dias antes do último natal, a MGM anunciou oficialmente que saiu da situação de insolvência.

O pedido de concordata do estúdio foi feito no começo de novembro, após anos de problemas financeiros.

A proposta para a reestruturação da MGM - que tem dívidas avaliadas em US$ 4 bilhões - se baseia em acordo com a produtora Spyglass Entertainment, cujos executivos passarão a dirigir o estúdio assim que ele sair da situação de quebra.

Em declaração no site oficial, os representantes dizem:
" A MGM está saindo de um dos períodos mais difíceis em sua história. Nós estamos honrados e inspirados pela oportunidade de dirigir um dos estúdios mais icônicos de Hollywood em mais uma geração de filmes inesquecíveis."

A MGM é a dona dos direitos das franquias de James Bond e do "Senhor dos Anéis", e possui um catálogo de cerca de quatro mil filmes - entre eles clássicos como "...e o Vento Levou" (1939), "O Mágico de Oz" (1939), "Ben-Hur" (1959), e todos os musicais de Fred Astaire e Gene Kelly, entre muitas outras obras primas das telonas.

*****

ATÉ +!



Nenhum comentário:

Postar um comentário