sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"ALÉM DA VIDA": CLINT EASTWOOD E MATT DAMON EM ÓTIMA FORMA, EM FILME SOBRE TEMA ESPINHOSO, A VIDA DEPOIS DA VIDA

A lenda Clint Eastwood, 80 anos, vive dias maravilhosos como diretor nesse século, embora outros de seus trabalhos impecáveis e premiados, como "Os Imperdoáveis" (1992), tenham sido feitos no século passado.

Sua excelente forma profissional pode ser vista novamente no drama "Além da Vida" - onde Clint aposta num tema espinhoso, a vida após a morte.

Com um roteiro do acima da média Peter Morgan - roteirista de "A Rainha" (2006) e "Frost/Nixon"(2008) - Clint costura três histórias, em três diferentes locais do mundo.

A inteligência e sensibilidade do espectador são despertadas lentamente para interessar-se por essas pessoas e outras que as cercam, e flui naturalmente a curiosidade de saber como e quando se encontrarão - porque se sabe que isso,no decorrer da história, acontecerá.

Marie LeLay - a Cécile de France, de "Um Lugar na Plateia"(2006)- é uma bem-sucedida jornalista francesa, âncora de um respeitado programa de televisão.
De férias na Indonésia com o namorado - papel de Thierry Neuvic - ela é surpreendida pelo tsunami - e quase morre.

As sequências do tsunami são ma-ra-vi-lho-sas, e provam que efeitos especiais caprichados servem para ajudar a contar uma boa história, nunca o contrário.

Voltando a Paris, Marie retoma o trabalho, mas se sente diferente, já que suas motivações parecem ter perdido o sentido - ela sente-se particularmente perturbada pelas visões que experimentou no seu estado de quase morte - quando viu vultos vindo em sua direção, numa atmosfera brilhante.

Ela procura conversar sobre o assunto, tudo o que encontra é descrédito, e sua vida tão impecável e organizada começa a se esvair.

Em Londres, os gêmeos Marcus - George McLaren - e Jason - ambos interpretados por Frankie McLaren - são o porto seguro um do outro - unidos diante da séria instabilidade da mãe, uma dependente de heroína com dificuldades de abandonar o vício.
Jason é o líder da casa, mas o equilíbrio acaba quando ele é atropelado e Marcus deve encarar uma família adotiva temporária, enquanto a mãe vai se tratar.

Em San Francisco, George Lonegan - Matt Damon, espetacular, trabalhando pela segunda vez com o diretor, depois de "Invictus" (2009) - tem uma relação íntima e incômoda com a morte, já que parece dotado do dom de intermediar o diálogo entre mortos e vivos, simplesmente segurando as mãos dos vivos.
O sucesso é tanto que ele pensou em viver disso, o que seduz especialmente seu irmão, Billy -papel de Jay Mohr.
Mas George acaba desistindo de tudo, encontrando emprego como operário e procurando desesperadamente uma vida normal.

Foto: Divulgação/WarnerMatt Damon, em cena do filme

Nesse terreno escorregadio, cheio de armadilhas religiosas, o diretor encontra os meios para impor seu estilo, e mostra-se menos interessado em arrancar certezas sobre a outra vida do que em extrair o máximo da verdade humana de cada um de seus personagens.

Assim, pouco importa se George tem mesmo um dom - embora se deixe muito clara a malandragem explícita de uma série de falsos místicos procurados pelo menino Marcus.
Também não é relevante acreditar ou não nas visões de Marie - o importante é que suas relações com esse possível além da vida mudou substancialmente sua forma de pensar e motiva novos e inquietantes sentimentos.

Não há como duvidar da dor de George, solitário ao extremo, da aflição de Marcus para um contato com o irmão morto, nem da angústia de Marie por explorar suas novas percepções - sua honestidade, assim como a do filme, são inquestionáveis.

Eastwood - seja lá qual for a sua fé, se tiver uma - não pretende aqui converter ninguém, nem fazer um filme doutrinário - como aconteceu com alguns dos cansativos e didáticos além da contan supersucessos espíritas brasileiros de 2010.

"Além da Vida" é mais uma de obras da "Lenda" - e ele o faz como um mestre, com elegância e sutileza - sobre a extraordinária complexidade da vida e da infinidade de escolhas difíceis que seres humanos têm de fazer para explorar seus caminhos.

Não perca.

Confira o trailer do filme:

*****

"ALÉM DA VIDA"
Título original:
Hereafter
Diretor: A "Lenda" Clint Eastwood
Produção e Distribuição: Warner bros.
Elenco:
Matt Damon
Cécile de France
Bryce Dallas Howard
George McLaren
Gênero: Drama
Duração: Imperdíveis 129 minutos
Ano: 2010
Data da Estreia: 07/01/2011
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
País: EUA
COTAÇÃO DO KlAU:


Nenhum comentário:

Postar um comentário