sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

"O TURISTA": DESPERDÍCIO DE TEMPO, TALENTO E "SEX-APPEAL" DE JOLIE E DEPP

O projeto de "O Turista" prometia: os astros Angelina Jolie e Johnny Depp juntos pela primeira vez na tela; três vencedores do Oscar atrás dos bastidores - o diretor alemão Florian Henckel Von Donnersmarck, melhor filme estrangeiro em 2007, com "A Vida dos Outros", e os roteiristas Christopher McQuarrie - de "Os Suspeitos" e Julian Fellowes - de "Assassinato em Gosford Park".

Os cenários? Duas das cidades mais lindas do mundo - Paris e Veneza.

Com tudo isso, afinal, o que deu errado?

Elegância não falta ao figurino de Elise Clifton-Ward - Miss Jolie - uma bela mulher que está sendo atentamente vigiada pela Scotland Yard em Paris, porquê seu ex-amante, Alexander Pearce, deu um golpe num banqueiro gângster, Reginald Shaw - Steven Berkoff - e escafedeu-se com bilhões.

Todo mundo quer pegar Pearce e sabe que a bela mulher é a melhor pista.

Num determinado momento o fugitivo faz contato - e instrui, por carta, Elise a pegar um trem para Veneza, dando um migué a seus perseguidores de que algum homem a bordo é ele, já que seu rosto é desconhecido da maioria deles.

Ela segue as instruções e encontra um desconhecido solitário de ar inocente: Frank Tupelo - Johnny Depp - um professor de matemática do Wisconsin, em viagem de férias para curar um coração despedaçado.

Qualquer homem do mundo teria que ser cego para ser indiferente ao charme da estonteante mulher fatal, que se senta diante dele e dá todas as dicas de querer companhia para o jantar. Você resistiria?

DivulgaçãoAngelina Jolie e Johnny Depp, em cena do filme

Deliciosamente engraçado nos vários capítulos de "Piratas do Caribe", Depp está nítidamente com o breque de mão puxado neste filme.

O próprio diretor, aliás, parece pouco à vontade para lidar com uma trama recheada de espionagem, reviravoltas, perseguições nos telhados e canais de Veneza, e o humor também não parece ser o seu forte.

Se fosse competente, seriam mais bem exploradas as ambiguidades da relação entre a chiquérrima Elise e o tímido Frank.

Os cenários luxuosos - como o seletíssimo hotel Danieli de Veneza -, bem como o próprio figurino e as jóias de Jolie, assim como a beleza estonteante da Diva, jogam a favor para encher os olhos do público,distraindo-o da falta de ritmo de aventura e da ausência de rigor geográfico de certas sequências, como a que mostra o banqueiro desembarcando diretamente do aeroporto veneziano Marco Polo no canal Grande, que fica a cerca de uma hora de barco dali - James Bond, o rei da ausência de rigor geográfico, não faria melhor.

E por falar em Bond, nem a presença de um ex-007, o acima da média ator galês
Timothy Dalton - interpretando um contido inspetor-chefe da Scotland Yard - ou o carisma habitual do britânico Paul Bettany - como outro inspetor perdendo a compostura por ciúme da bela Elise - seguram a trama.

A grande surpresa final se revelará não ser tão grande assim, apenas inevitável.

Eu, de minha parte, botava a maior fé no encontro Jolie-Depp, mas sou aqui forçado a
reconhecer que os dois juntos, ao menos aqui, não tiveram química nenhuma, uma decepção.

Ao menos, durante as filmagens em Veneza, tivemos uma boa notícia: Angelina Jolie finalmente fez as pazes com seu pai, o ator John Voigh, e as fotos dos dois, juntos aos filhos da Diva, me emocionaram muito.

Quanto ao Cinema, todos nós ficamos à espera de um melhor projeto para Jolie e Depp.

Desta vez, não valeu.

Confira o trailer do filme:


*****

"O TURISTA"
Título original:
The Tourist
Diretor: Florian Henckel von Donnersmarck
Produção: SpyGlass Entertaiment
Distribuição: SONY/COLUMBIA
Elenco:
Johnny Depp
Angelina Jolie
Paul Bettany
Gênero: Comédia, Ação
Duração: 103 minutos sem humor
Ano: 2010
Data da Estreia: 21/01/2011
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
País: EUA, França
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário