segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DELÚBIO: A VOLTA DE QUEM NÃO FOI

Pessoal:

A nova tentativa de Delúbio Soares de reintegrar-se aos quadros do Partido dos Trabalhadores está em perfeita sintonia com a intenção declarada do ex-presidente Luiz Inácio de desmontar o que ele costuma chamar de "a farsa do mensalão".

Único expulso do PT em 2005, por "gestão temerária" das finanças da agremiação, Delúbio permeneceu calado nos momentos mais difíceis, em obediência que seria exemplar em qualquer organização stalinista.

Quando falou, foi para jurar fidelidade à sigla: "O PT não é um partido, é o meu projeto de vida", disse ele, ainda em 2005.

À medida que o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal se aproxima, os petistas movimentam-se para receber de volta o homem que levou sozinho boa parte da culpa, para reduzir danos no governo e proteger autoridades mais graúdas.

A campanha eleitoral de 2010, que impediu a mais recente tentativa do ex-tesoureiro de voltar ao PT, terminou com a vitória da Doutora Dilma, e, agora, só uma intervenção dela, na avaliação dos petistas, impediria a reintegração de Delúbio.

O GloboO ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares

Passados cinco anos e meio das revelações sobre o mensalão, o discurso de Luiz Inácio de que tudo não passou de uma "tentativa de golpe" para tira-lo do poder, foi comprado pelo petismo e muitos setores da esquerda.

Mas a versão do ex-presidente vai para o ralo, ao se ler a denúncia do procurador-geral da República: "formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, e outros crimes, que tiveram o intuito de garantir a continuidade do projeto de poder do Partido dos Trabalhadores, mediante a compra de suporte político de outros partidos e do financiamento futuro e pretérito de suas próprias campanhas eleitorais" - é o que está escrito na denúncia.

O possível retorno de Delúbio tem como objetivo dar amparo partidário ao ex-dirigente,já que, abandonado na estrada, ele poderia pôr em risco o plano lulista de reescrever a história.

O líder do PT na câmara, deputado Cândido Vaccarezza, um dos entusiastas da reabilitação do ex-tesoureiro, já disse que "nenhuma pena é eterna", e a frase é sinônimo de verdade para apaniguados do petismo, sempre agraciados pela mão na cabeça que Luiz Inácio insiste em passar.

Até segunda.

*****
E você pode acompanhar essa coluna em vídeo HD, já postado no YouTube e no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário