terça-feira, 25 de janeiro de 2011

OS INTRÉPIDOS BÁRBARA PAZ E FAFAEL PRIMOT APRESENTAM CURTAS PREMIADOS NA TV, DE UMA MANEIRA MUITO ESPECIAL

Os atores Rafael Primot e Bárbara Paz se conheceram numa oficina do diretor Antunes Filho, já faz 15 anos.

Primeiramente nos palcos, a parceria já foi parar no cinema, e agora chega à TV - mas de uma maneira muito especial.

Primot e Paz estão à frente de programa que abre espaço para a exibição de filmes de curta metragem no Canal Brasil - o "Curta na estrada" - que trará, além dos 25 curtas metragens selecionados, 13 filmetes, estrelados pela dupla.

"Esse programa foi a desculpa que eu e Bárbara achamos para trabalharmos juntos de novo. Cada edição traz de dois a três curtas. Mas a gente não queria apresentar esses títulos de uma forma convencional. Por isso fizemos os filminhos para termos algo diferenciado" - explicou Primot para a coluna de Zean Bravo, da "Revista da TV" do jornal "O Globo - a dupla dirigiu todos os episódios.

Divulgação Rafael Primot e Bárbara Paz, em cena de um dos filmetes

O programa é um "spin-off" do "Curta São Paulo" - segue o mesmo formato do projeto criado e apresentado por Bárbara, também no Canal Brasil, em 2009.

"Este ano, o "Curta São Paulo" foi para estrada e virou essa nova atração. Selecionamos 25 dos melhores curtas nacionais e a novidade é que agora divido a parceria com o Rafael" - conta Bárbara - a atriz poderá ser vista em breve na telinha da Globo, na próxima novela das sete, "Morde e Assopra", de Walcyr Carrasco.

Diretor do premiado curta "Manual para atropelar cachorro", Rafael Primot assinou o roteiro de todos os filmetes, e atua em nove deles - o ator está em cartaz no teatro com "Inverno da Luz Vermelha", e a peça chegará aos palcos cariocas em março.

O programa terá 13 episódios divididos em temas: o de estreia, "I love sapatos", traz dois curtas sobre calçados.

No primeiro, "Os sapatos de Aristeu", de René Guerra, um travesti é enterrado como homem pela família, que proíbe as amigas do falecido de participarem do velório - o travesti morto é "interpretado" pela Diva das noites paulistanas, Gretta Sttar.

Arquivos do KlauA Diva Gretta Sttar "interpreta" um morto, no curta que será exibido hoje


"Ímpar par", o segundo filme da noite, é uma fábula dirigida por Esmir Filho, do elogiado longa "Os famosos e os Duendes da Morte".

Os filmetes feitos por Bárbara e Primot serão exibidos sempre no começo de cada edição para apresentar o tema dos episódios, e além dos minicurtas produzidos pela dupla, o programa traz uma espécie de documentário, também feito por eles, na parte final.

"Entrevistamos o sapateiro mais antigo de São Paulo para exibir no encerramento do programa de estreia", entrega Primot.
"Não tivemos muita verba para a produção dos nossos curtas. Nossa vontade era chamar um diretor diferente a cada episódio, mas não deu" - admite o ator.

Entre os filmes selecionados para a atração, estão ainda títulos como "Morte", de José Roberto Torero; "Quando o tempo cair", de Selton Mello; "Dona Cristina perdeu a memória", de Ana Luiza Azevedo; e "A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti", de Anna Muylaert.

"Temos muitos bons títulos sendo produzidos, mas esse formato de curta duração ainda é pouco explorado pela televisão. Esses filmes têm conseguido espaço em outros meios e começaram a ser mais vistos na internet, por exemplo, através do YouTube" - finaliza Rafael.

Divulgação Cena de outro filmete produzido pela dupla

Exibir curtas na TV é uma tentativa mais do que válida para popularizar o formato no Brasil, onde pequenas obras primas são exibidas somente para poucos expectadores e iniciados.

Toda sorte do mundo à Bárbara e ao Rafa - e a minha torcida é que esse programa seja comprado por uma grande rede de TV aberta, para que o público agraciado com essa preciosa seleção seja cada vez maior.

"CURTA NA ESTRADA"
O QUE É:
Seleção de curtas metragens, separadas por temas, com apresentação diferenciada
APRESENTADORES: Bárbara Paz e Rafael Primot
ONDE: Canal Brasil
DIA: Terças
HORÁRIO: Meia Noite
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário