segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

OS CLÁUDIOS, LULINHAS, E SUAS COISINHAS MIÚDAS

Pessoal:

É impressionante a enxurrada de sandices que nosso querido ex-presidente Luiz Inácio fez, no apagar das luzes do seu governo.

Na última semana, ficamos sabendo de um fato que eu considero gravíssimo: a concessão de passaportes diplomáticos para o par de Cláudios - Marcos Cláudio e Luiz Cláudio - filhos do ex-presidente, um dia antes do papai largar o osso.

Os Cláudios são uns craques: entraram pobres em 2003 e saem com seis empresas em 2011, um deles vivendo num apartamento nos Jardins - bairro nobre de SP - onde o aluguel é de R$ 12 mil mensais, pagos por empresário com contratos - SURPRESA! - com o governo do papai!

Não se pode discordar do Ministro da Defesa Nelson Jobim quando ele diz que é "ridícula" a crítica a Luiz Inácio, por usar quartel do exército no Guarujá para tirar suas férias depois de passar a faixa pra Doutora Dilma - estadia aliás paga por nós, lógico.

Também não é totalmente absurda a fala de Marco Aurélio Garcia, assessor internacional de Luiz Inácio, de que um passaportezinho diplomático, a mais ou a menos, não faz mal a ninguém, referindo-se ao passaporte exclusivo de autoridades que os Cláudios e um neto de 14anos do ex-presidente ganharam no último dia do seu governo.

Com esses passaportes, os Cláudios não pegarão filas dos simples mortais, não terão bagagem revistada, e uma série de benesses.

Marcos Cláudio ao menos prometeu devolver o seu.

E o que será que ele e os irmãos fizeram com os passaportes italianos, que conseguiram depois de encher o saco da mãe, Dona Marisa primeira, a Muda, essa sim neta de italianos e apta a ter um passaporte que permite a ela e aos seus descendentes viajar por quase todo o mundo - Europa e Estados Unidos inclusive - sem precisar de visto?

São, sim, coisas menores.

O problema que vejo aqui é a cultura, a soma do veraneio, dos passaportes, da Gamecorp, dos padrinhos, dos atos assinados à sombra, das empresas, do aluguel pago pelo amigo - expediente que o pai dos Cláudios usou muito também.

O resultado dessa desfaçatez é que Luiz Inácio se sente dono do Brasil, acha que os filhos têm de aproveitar a "oportunidade" e desconsidera o exemplo que ele dá à nação como mito, como ídolo que é.

Se o presidente pode, a ministra da Casa Civil pode, o amigão coroné Sarney pode, todo mundo pode!

Ainda bem que a Doutora Dilma tem só uma filha, e, por enquanto, só um neto.

Até segunda.

*****

E você pode ver - e ouvir essa coluna, já postada no YouTube e no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário