terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CONTRA O FIM DO BELAS ARTES, MANIFESTANTES FAZEM BARULHO NA PAULISTA

Às 19h18 de ontem, cerca de 80 pessoas partiram em passeata da porta do cine Belas Artes, na rua da Consolação, em direção ao vão livre do Masp.

O protesto foi a favor da manutenção do cinema instalado há 68 anos no local - o dono do imóvel pediu a devolução para instalar no espaço uma loja.

Foto: Tom Costa/Futura PressOs manifestantes, defronte ao MASP

Na esquina da av. Paulista com a rua Bela Cintra, um momento emocionante: o grupo cruzou com outras cem pessoas vindas do Masp - elas se infiltravam entre os carros sempre que os faróis fechavam e empunhavam cartazes: "Buzine pelo Belas Artes".

Unidos, os dois grupos seguiram de volta ao Masp às 19h50, onde assinaturas contra o fim do cinema eram colhidas desde as 14h de ontem.

Uma das organizadoras da passeata de ontem, Talita Casemiro, 24, diz que outras duas manifestações devem ocorrer: uma, "oficial", no dia 15, às 17h, terá o apoio dos funcionários do Belas Artes; outra acontece na segunda, às 19h, e tem como destino a casa de Flávio Maluf, proprietário do imóvel, que pediu a devolução do prédio.
"Vamos ver se ele não fala com um monte de gente que vai para a porta dele."

A Associação Paulista de Cineastas também entrou na luta, e manifestou a intenção de salvar o cinema, pedindo o tombamento do prédio.

Em meio à comoção pelo fechamento de um dos espaços culturais mais dinâmicos de SP, o site "Catraca Livre" - projeto do jornalista Gilberto Dimenstein, que lista todos os dias eventos culturais de graça na cidade - produziu um vídeo, estrelado por Fernando Cezar Pereira, 28 anos, relações públicas do Belas Artes.

Alternando imagens de um depoimento de Fernando com cenas de filmes que foram exibidos no Belas Artes - e que marcaram a vida do relações públicas - o "Catraca Livre" fez uma homenagem emocionante ao espaço, e se junta, assim, a todos os que - como eu - lutam pela sua manutenção.

Confira:



E esse vídeo não será o único: o "Catraca Livre" preparou uma série sobre os funcionários e espectadores do Belas Artes - durante toda essa semana serão colocadas entrevistas e imagens deste que por 68 anos foi a casa de muitos cinéfilos.

Confira todos os vídeos no site do "Catraca Livre": http://catracalivre.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário