terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"O BEM AMADO" VIROU MICROSSÉRIE. SE O FILME JÁ NÃO ERA GRANDE COISA...


"O Bem Amado" (2010), filme do diretor Guel Arraes, virou minissérie, e será exibido em quatro capítulos, de hoje a sexta.

A novidade é que a microssérie terá 26 minutos a mais dos 107 originais, já que vai mostrar cenas extras que foram cortadas na edição.

A ideia de transformar o filme em série surgiu antes mesmo do início das filmagens.
"Poder pensar nos dois formatos ao mesmo tempo quando se está em fase de planejamento e depois ainda no set de filmagem é muito rico", diz Arraes.

Marco Nanini interpreta Odorico Paraguaçu, prefeito da pequena cidade de Sucupira, cuja meta principal é inaugurar o cemitério municipal.
Quando finalmente Odorico consegue finalizar a obra, ninguém morre na cidade.
Em sua incansável trajetória de produzir um defunto, surge Ernesto - Bruno Garcia -, o moribundo primo das irmãs Cajazeiras, interpretadas por Drica Moraes - Jucinéia - , Andréa Beltrão - Dulcinéia -, e Zezé Polessa - Dorotéia.

O elenco tem ainda como destaques José Wilker - como o jagunço Zeca Diabo -, e Matheus Nachtergaele - como Dirceu Borboleta.

O filme - e com certeza a microssérie - não chegou nem perto dos originais: "O Bem Amado" já foi uma novela - a primeira produzida em cores na televisão brasileira - escrita por Dias Gomes e exibida pela Globo em 1973,
inspirada em uma peça de autoria do próprio Dias Gomes.

Intitulada "Odorico, o Bem Amado" foi levada nos palcos brasileiros com relativo sucesso, primeiro com a lenda Procópio Ferreira fazendo o protagonista Odorico, depois com Paulo Gracindo, que repetiu o papel na TV.

A novela foi um enorme sucesso, principalmente graças ao carisma dos protagonistas: Paulo Gracindo fez um Odorico histórico, Lima Duarte deu vida a Zeca Diabo, Emiliano Queiróz fez uma composição primorosa do secretário e pau pra toda obra de Odorico, Dirceu Borboleta, e as irmãs Cajazeiras - interpretadas por Ida Gomes, Dorinha Durval e Dirce Migliaccio - faziam o mix de humor e sexo com maestria.

O Globo
Paulo Gracindo como Odorico, rodeado pelas atrizes: Dorinha Durval, Ida Gomes e Dirce Migliaccio (da esqueda para a direita) -
em imagem promocional da novela

Em 1980, "O Bem Amado" virou série, mantendo o mesmo elenco principal; foi outro estrondoso sucesso.

O mal dos remakes é exatamente esse que "O Bem Amado" também sofreu: como os originais - novela e série - foram muito bons, o público esperava mais do filme de Guel Arraes, pelo texto, pelo diretor e pelo elenco escalado.

Infelizmente, não foi o que aconteceu: o filme foi só mais um a ocupar espaço nos cinemas no ano passado, e a minissérie deve servir para isso mesmo, só ocupar quatro dias de espaço na grade de programação da Globo.

Divulgação / Globo Filmes
Marco Nanini como Odorico, beija a mão de Drica Moraes como Jucinéia, sob os olhares de Zezé Polessa - Dorotéia - e Andréa Beltrão - Dulcinéia

E ainda vai ter 26 minutos a mais!

"O BEM AMADO"
O que é: minissérie em 4 capítulos, editada a partir de filme homônimo
Direção: Guel Arraes
Elenco:
Marco Nanini
José Wilker
Matheus Nachtergaele
Drica Moraes
Andréa Beltrão
Zezé Polessa
Bruno Garcia
Quando: de hoje (18) a sexta (21)
Onde: Globo, 23:30h
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário