sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"INCONTROLÁVEL": DENZEL WASHINGTON E CHRIS PINE EM FILME DE AÇÃO ACIMA DA MÉDIA

Para eu gostar de um filme de ação, o mínimo que espero é que ele seja bem produzido.

É é justamente isso que o diretor britânico Tony Scott faz: usa o melhor de sua experiência para dirigir "Incontrolável", uma aventura de ação de tirar o fôlego sobre um trem fora de controle, que atravessa o estado da Pensilvânia e coloca a vida de milhares de pessoas em risco pelo caminho.

O roteiro de Mark Bomback - de "Duro de Matar 4.0" (2007) - abusa dos contrastes: encontramos os dois protagonistas, um - veterano, negro e prudente, Frank, papel de Denzel Washington - e outro - jovem, branco, inexperiente e impulsivo, o Will interpretado por Chris Pine - e tudo gira em torno desses opostos, o novo e o velho, o ultramoderno e o antigo, o mundo globalizado e a camaradagem, a família estável e a família em crise.
Novidade? Claro que não. Mas o diferencial é a segurança de Scott na eficiente direção.

Frank e Will não estão no trem que disparou sem condutor - quando a dupla responsável por ele cometeu uma incrível imprudência e o trem está por sua conta, em velocidade máxima - estão em outra composição, que cada vez mais se torna importante para deter o trem acelerado, que carrega elementos químicos perigosos e se dirige a uma região altamente povoada - a história baseia-se em eventos reais, ocorridos em Ohio, em 2001.

Divulgação/Fox Film

Chris Pine e Denzel Washington, em cena do filme

No escritório da companhia ferroviária, quem está à beira de um ataque de nervos é a gerente Connie - Rosario Dawson - que estuda os mapas da linha e traça estratégias para impedir a ameaça um desastre de imprevisíveis proporções, com risco de mortes e indenizações milionárias.
Seu chefe, o executivo Galvin - Kevin Dunn -parece mais preocupado em evitar o prejuízo com a perda do trem, e atrapalha bastante com suas ordens sem noção, outro conflito que alimenta a adrenalina do filme.

A parceria entre Frank e Will também começa esquisita: Frank é um veterano engenheiro ferroviário com 28 anos de casa que já recebeu aviso de demissão; Will é o condutor novato no primeiro dia de trabalho, com a cabeça cheia, porque está impedido de ver o filho pequeno depois de uma briga com a mulher.

Toda essa carga emocional, que rende muitas discussões, se encaminha para ficar em segundo plano, quando se torna claro que deter o trem perdido depende desses dois - e de suas idéias, muitas vezes, descartadas pelo executivo.

Scott cria tensão sufocante ao criar suspense sobre a sobrevivência dos dois candidatos a herois, que se torna duvidosa em vários momentos da trama, levando a expectativa até o fim, tudo ressaltado pela ótima montagem nervosa de Robert Duffy e Chris Lebenzon - que tira partido de tudo o que a fotografia contrastada de Ben Seresin soube fazer.

Denzel Washington e Tony Scott repetem a parceria iniciada em outra aventura cheia de adrenalina, envolvendo um metrô sequestrado por um maluco - John Travolta - no remake "O Sequestro do Metrô 123"(2009) - e mais uma vez, se dão muito bem.

Confira o trailer do filme:


*****

"INCONTROLÁVEL"
Título original:
Unstoppable
Diretor: Tony Scott
Produção e Distribuição: Fox Film
Elenco:
Denzel Washington
Chris Pine
Rosario Dawson
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 98 minutos
Ano: 2010
Data da Estreia: 07/01/2011
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos
País: EUA
COTAÇÃO DO KLAU:


Nenhum comentário:

Postar um comentário