segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SAG AWARDS: NOVAMENTE "O DISCURSO DO REI" E "CISNE NEGRO" PREMIADOS

O favorito ao Oscar "O Discurso do Rei" venceu ontem (30) o principal prêmio no Screen Actors Guild Awards - SAG -, a cerimônia de entrega do sindicato de atores norte-americanos, dando ao drama britânico mais um impulso nas quatro semanas que antecedem a maior noite de Hollywood - o filme levou o prêmio de melhor elenco, o equivalente do SAG para o Oscar de melhor filme.

Enquanto o prêmio do sindicato tem um histórico de ser uma boa prévia para o Oscar - seu índice de precisão é de aproximadamente 50 por cento - "O Discurso do Rei" esteve em alta na última semana, vencendo os principais prêmios dos diretores e produtores de Hollywood.

Já os vencedores dos prêmios individuais do SAG refletiram os resultados das recentes premiações do Globo de Ouro e dos Critics' Choice Movie Awards - prêmio dos críticos norte-americanos - reduzindo ainda mais a probabilidade de grandes surpresas nos Oscar, que serão entregues em Hollywood no dia 27 de fevereiro.

Getty ImagesDa direita para a esquerda: Colin Firth, Helena Bonham Carter,Geoffrey Rush e Anthony Andrews, vencedores do prêmio de melhor elenco por "O Discurso do Rei"

O ator britânico Colin Firth, que interpreta o rei gago George 6o em "O Discurso do Rei", recebeu o prêmio de melhor ator, e Natalie Portman foi escolhida a melhor atriz por seu papel como a bailarina perturbada em "Cisne Negro" - que estreia aqui no Brasil na próxima sexta feira.
Os prêmios para papéis coadjuvantes foram para dois atores de "O Vencedor", um drama baseado em uma história real: Christian Bale é um ex-herói do boxe drogado e Melissa Leo interpreta sua agressiva mãe.

"O Discurso do Rei" superou "Cisne Negro", "O Vencedor", "A Rede Social" e a comédia familiar "Minhas Mães e Meu Pai", e recebeu 12 indicações ao Oscar na última terça-feira, incluindo melhor filme, diretor e ator.

Colin Firth agradeceu ao "elenco dos sonhos", e o ator australiano Geoffrey Rush - indicado ao Oscar por sua interpretação do fonoaudiólogo do rei - disse que o filme era um verdadeiro exemplo de atuação em grupo.

Natalie Portman, de 29 anos, treinou durante meses para seu papel em "Cisne Negro", um melodrama que se passa no mundo de balé de Nova York - a atriz contou isso e muito mais, numa ótima entrevista à revista "Serafina", da Folha de S.Paulo de ontem, e que eu postarei aqui no blog amanhã.

O grande vencedor do Globo de Ouro, "A Rede Social", sobre a criação do Facebook, não recebeu nenhum prêmio do SAG, assim como outro favorito da crítica, "Minhas Mães e Meu Pai".

Outro prêmio que aumenta o favoritismo de "O Discurso do Rei" para o Oscar foi o concedido pelo Sindicato dos Diretores (DGA) ao cineasta Tom Hooper no sábado.

O britânico superou assim David Fincher, diretor de "A Rede Social", na premiação da DGA, que é considerada um ótimo termômetro para o Oscar, já que desde 1948 apenas seis cineastas premiados pelo sindicato não foram agraciados depois com o Oscar.

Os outros indicados da DGA eram Christopher Nolan, por "A Origem", Darren Aronofsky, por "Cisne Negro" e David O. Russell, por "O Vencedor".

Nas categorias para séries de televisão do SAG, "Modern Family" superou "Glee" e levou o prêmio de elenco de comédia.

A veterana Betty White, de 89 anos, surpreendeu e levou o prêmio de atriz de série de comédia por "Hot in Cleveland", enquanto Alec Baldwin venceu pelo quinto ano consecutivo por "30 Rock".

Nas séries dramáticas, o elenco de "Boardwalk Empire" ficou com o prêmio.
O programa também rendeu a Steve Buscemi o prêmio de ator, enquanto Juliana Margulies foi escolhida a melhor atriz por "The good wife".

Al Pacino e Claire Dennis repetiram os prêmios do Globo de Ouro por sua atuações nos filmes para TV "You don't know Jack" e "Temple Grandin", respectivamente.

O ator Ernest Borgnine, de 94 anos, vencedor de um Oscar por "Marty" (1955) foi homenageado pela carreira de seis décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário